4.07.2011

Parcerias fortalece a produção nacional de novos medicamentos

Farmanguinhos assina parcerias estratégicas com o Ministério da Saúde

 Farmanguinhos fechou, na última terça-feira (5/4), três novas parcerias estratégicas para o Ministério da Saúde e para a Fiocruz.  Os acordos têm por objetivo a produção dos medicamentos Atazanavir - com a empresa Bristol Myers Squibb, para o tratamento do HIV/ADS; Pramipexol - com a Behringer Ingelhein, para o mal de Alzheimer; e Micofenolato de Mofetila - com a empresa Roche, para o tratamento de doentes renais transplantados. Esta iniciativa permitirá uma economia de no mínimo 100 milhões de reais para os cofres públicos.


As parcerias foram assinadas em reunião com representantes do governo federal e da indústria farmacêutica, realizada no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAs), em Brasília. Além dos acordos com Farmanguinhos, outros dois também foram assinados pelo Ministério da Saúde. Por meio deles, serão produzidos no país medicamentos para a doença de Parkinson, Aids, artrite reumatóide e doença de Crohn.
    
Na visão do diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, estas novas parcerias propiciarão ao Instituto a renovação de seu portifólio e novos investimentos tanto para a estrutura fabril quanto de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, as iniciativas fortalecem a indústria nacional e contribuem para tornar o país independente do mercado internacional de medicamentos e insumos. “Com a economia que vamos obter, ampliaremos e melhoraremos o acesso da população a medicamentos e outros produtos para a saúde”, disse.
    
O Ministério da Saúde estima que estes novos acordos para o Desenvolvimento Produtivo (PDP´s) fortalecerão o complexo industrial brasileiro e resultarão em uma economia de R$ 700 milhões no decorrer de cinco anos – período em que o país deverá se tornar autossuficiente na produção destes medicamentos. “Essas parcerias representam perspectiva de ampliar o acesso da população a medicamentos e, ao mesmo tempo, o nosso compromisso de enfrentar cada passo para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As medidas também prevêem redução do déficit anual de mais de US$ 10 bilhões na balança comercial do setor de saúde.
Qui, 07 de Abril de 2011 13:50 Alexandre Matos
 Fonte:Farmanguinhos 
 

Nenhum comentário: