4.04.2011

Beleza em todas as idades

A preocupação com a beleza não tem idade, especialmente entre as mulheres. Mas, para cada época da vida, há uma série de medidas a serem tomadas. Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o mais importante é a prevenção, que garante um rejuvenescimento natural e prolongado. ?Não é preciso ficar o dia inteiro na frente do espelho passando cremes. Como a pele é uma grande barreira natural, eles não penetram o suficiente para serem usados como único tratamento?

Independentemente da faixa etária, Paula aconselha uma limpeza diária, de manhã e de noite, com produtos adequados ao tipo de pele de cada um. Depois de limpar bem o rosto, é importante passar hidratante e filtro solar, durante o dia, e um produto específico para renovação celular, antes de dormir. ?A automedicação deve ser evitada. O certo, antes de correr para a farmácia ou uma loja de cosméticos importados, é procurar a orientação de um profissional, que irá analisar as condições da pele da pessoa e indicar o tratamento mais adequado?, recomenda a dermatologista.


20 a 25 anos
 É nessa época que a mulher precisa começar a se consultar com um dermatologista. O foco é a prevenção, já que a pele ainda tem grande quantidade de colágeno e elastina, fibras que garantem sustentação e uniformidade. É preciso, no mínimo, lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete adequado, passar filtro solar e aplicar, durante a noite, uma substância própria para cada tipo de pele. ?Para uso diário, um filtro solar fator 15 é suficiente. Ele pode ser aplicado na forma de gel, hidratante ou pó compacto. Na praia ou na piscina, é preciso usar filtro fator 30 ou 60, caso a pessoa seja muito clara, além de chapéu e óculos escuros?.

Adolescência, fase adulta e maturidade exigem cuidados específicos

Se, a cada idade, você tem necessidades diferentes, nada mais natural que sua pele também tenha. Da adolescência à idade madura, a única coincidência é: dar atenção especial à pele do rosto e do corpo, mantendo a longevidade. O xis da questão está em identificar o que este especial significa ao longo do tempo. Na adolescência, precisamos nos preocupar com os reflexos das mudanças hormonais. Na fase adulta, a palavra-chave é prevenção (de manchas, sinais, rugas) e, na terceira idade, a maior procura é por técnicas de rejuvenescimento , explica a esteticista Elizabeth S. Acioly, do Angel Coiffeur no Rio de Janeiro.
Seguindo as pistas dela, fomos atrás de detalhes a respeito dessa operação beleza permanente . Com a ajuda de um time poderoso, habituado a transformar qualquer mulher em beldade, descobrimos tudo o que você precisa fazer para nunca entrar em crise com o espelho ou pior, fugir dele!

Confira a seguir as dicas da própria Elizabeth, da massoterapeuta Deise Freitas, da Clínica Più Bella, da fisioterapeuta Solange Medina, do Salão Di Due, da dermatologista Rebeca Maffra e da médica especializada em estética, Morgana Waked, ambas da Clínica MedVita.

Adolescência
Por ser uma fase de grandes mudanças, não é aconselhável que se faça nada muito invasivo. Por isso o acompanhamento de uma dermatologista é fundamental , propõe Elizabeth. Ela sugere uma limpeza de pele a cada dois meses e alerta para a importância de manter o rosto sempre limpo e tonificado, usando boas loções.

Para a massoterapeuta da clinica Più Bella, o maior problema dessa fase é o sedentarismo e uma alimentação irregular, o que gera problemas estéticos como estrias, gordura localizada e acne. Para isto são necessárias sessões de limpeza de pele e massagens. Para evitar a acne, recomendo usar cremes apropriados para pele oleosa e ter uma alimentação saudável. As adolescentes também gostam muito de fazer banho de lua para deixar os pêlos dourados .

Os cuidados com a radiação ultravioleta e a oleosidade merecem destaque, na opinião da dermatologista Rebecca Maffra. A limpeza de pele é fundamental para manter a pele saudável e, a não ser em casos de ressecamento, é preciso procurar filtros solares livres de óleo, indica. Segundo a nutróloga e especialista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Morgana Waked, a prevenção bem feita nesta fase evita muitos inconvenientes no futuro.

Mas, reconhecendo que a flacidez e a celulite são monstros que assustam muitas jovens, ela indica sessões de corrente russa para amenizar o problema. Descargas elétricas suaves contraem e relaxam os músculos visando tonificá-los. Aparelhos como Sculpteur, Fisiotron e Slimming fazem esse trabalho , explica. Mas ela alerta que, sem beber muita água e manter uma dieta balanceada, não há tratamento que faça efeito.

A drenagem linfática ortomolecular é uma das novidades oferecidas pelo salão Die Due e que, na opinião da fisioterapeuta Solange Medina, pode fazer a diferença no combate à gordura localizada. O procedimento é similar ao tradicional, apenas acrescenta cosméticos ortomoleculares, que penetram no organismo e agem direto nas células de gordura , afirma. São indicadas no mínimo cinco sessões e os resultados já começam a aparecer na segunda massagem.


Idade Adulta
Os sinais da idade preocupam a maioria das mulheres, mesmo aquelas acostumadas à usar protetor solar desde cedo. Para combatê-los, a dica da esteticista da clínica Più Bella é a estimulação russa facial. O tratamento utiliza eletrodos que promovem uma ginástica facial, tonificando os músculos do rosto , explica Elizabeth.


Por volta dos 30 anos, mesmo quem não apresenta aquelas gordurinhas indesejáveis e as pequenas ondulações só tem a ganhar com os tratamentos que levam ao aumento da produção de colágeno e fibras elásticas , diz a massoterapeuta Deise Freitas. O ideal é fazer uma avaliação e pedir à esteticista que combine sessões de aparelhos como phydias, endermologia e massagem, como drenagem linfática e foulari -  técnica que usa lenços coloridos para estimular os chakras, centros de energia do nosso corpo .

A dermatologista Rebeca Maffra salienta que o rosto continua sendo a área mais sensível à passagem do tempo e propõe um pacotão caseiro de cuidados essenciais. Anote e deixe pregado no espelho, para não ter desculpas de esquecimento:

1. Limpeza, tonificação e hidratação diárias;
2. Hidratação diária do colo e do pescoço;
3. Esfoliação de uma duas vezes por semana;
4. Protetor solar com FPS 15 passado pela manhã e repetido na hora do almoço;


Para as mais precavidas, ela ainda recomenda a limpeza de pele com a esteticista uma vez por mês, além de botox, peelings e preenchimentos para conter os sinais do envelhecimento. (peeling de cristal limpa sem descamar)

Algumas mulheres sofrem com o surgimento de bolsas abaixo dos olhos. Para corrigi-las, a nutróloga da MedVita indica a blefaroplastia, que diminui o excesso de pele na região. Já a carboxiterapia e a mesoterapia são ótimas para tratar a flacidez e a gordura localizada em pescoço , indica a médica. Ela ainda cita um trio imbatível para segurar o aumento da celulite:

Mesoterapia: aplicação de injeções nos locais onde há celulite, com microdoses de substâncias que favorecem a circulação, combatem o armazenamento de gordura e estimulam a formação de fibras de sustentação da pele.

Ultra-som: semelhante ao exame de ultra-som feito em gestante, o aparelho emite ondas eletromagnéticas que "quebram" as células de gordura e ativam a circulação sanguínea e linfática. É muito usado para potencializar o efeito da mesoterapia.

Endermologia: massagem profunda feita em todo o corpo, com aparelhos como o Cellu M-6, Silhouette, Dermosoni ou Indermo, compostos por roldanas que sugam e pressionam a pele. Essa pressão ajuda a drenar as toxinas e diminuir a gordura localizada. Geralmente, este tratamento só é dolorido nas primeiras sessões ou quando a celulite está em estágio avançado. O aparelho pode ser manipulado pela esteticista, mas sob supervisão de um médico, pois o excesso de pressão pode machucar a pele.


Terceira Idade
Com a orientação regular de uma dermatologista, não há motivos para se queixar. Os tratamentos contra rugas, manchas e flacidez estão cada vez mais eficientes e prometem fazer você fazer aos 50 com cara de 30 sem muito sacrifício. Peeling de cristal e tratamentos com ácido retinóico surtem ótimos efeitos na manutenção de um rosto viçoso , afirma a esteticista do Angel Coiffeur, Elizabeth Acioly. Além deles, ela costuma sugerir algumas sessões de estimulação russa.


Aqui, não tem jeito: o rejuvenescimento é o que interessa às pacientes. Costumo aplicar uma combinação de acido hialurônico e vitamina C , revela Deise Freitas. O resultado é uma ação terapêutica e antioxidante, que combate os radicais livres e protege contra os efeitos da poluição.

Os antioxidantes também estão na lista de recomendações da dermatologista Rebeca Maffra. Ela completa o tratamento indicando preenchimentos, laserterapia e lifting na briga contra as rugas. "Mas os hidratantes e o filtro solar continuam indispensáveis" , frisa.

Segundo Morgana Waked, os métodos não-cirúrgicos podem ser iniciados a partir dos 30 anos.

Mas eles ganham destaque mesmo com o surgimento das primeiras ruguinhas. Dar um basta nelas é tarefa para a toxina botulínica (muito eficiente na testa e ao redor dos olhos) e para os preenchimentos, usados para suavizar rugas na área próxima aos lábios, principalmente. Quem não tiver medo e quiser enfrentar os cortes, pode considerar as seguintes opções:

Ritidoplastia facial (lifting facial): corrige queda de bochecha e atenua a flacidez na região baixa do nariz, próximo aos lábios.

Frontoplastia: para atenuar rugas da testa e entre as sobrancelhas, a operação também dá uma levantada na cauda da sobrancelha.

Ritidoplastia cervical: para corrigir flacidez de pescoço e da região abaixo do queixo

Mas é importante ressaltar que, nesta fase, o metabolismo está mais lento e a menopausa já se instalou. Com isso, a resposta aos tratamentos é mais lenta e a necessidade de uma alimentação balanceada é maior , afirma Morgana. A perda de peso demora mais e, não raro, é preciso realizar mais sessões para alcançar o mesmo efeito obtido anos antes.

Nenhum comentário: