4.04.2011

Roche e Fiocruz

Parceria internacional


Medicamento é indicado principalmente para tratar pacientes que fizeram transplante de rins
Uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório Roche assinada na quarta-feira (30 de março) dará início à produção no Brasil do medicamento Cellcept® (micofenolato de mofetila), usado contra a rejeição de órgãos transplantados e doenças autoimunes.
A expectativa é que, em cinco anos, o laboratório brasileiro com sede no Rio de Janeiro (RJ) domine toda a produção do fármaco, permitindo assim a ampliação e barateamento da oferta do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, foram gastos no país R$ 15 milhões na compra do micofenato de mofetila.
A substância, que também é produzida por outros laboratórios, é indicada contra a rejeição de órgãos transplantados, principalmente rins, e para o tratamento de doenças autoimunes. Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, futuramente o medicamento também pode vir a ter outras aplicações, como já ocorreu com outros imunossupressores.
A parceria entre a Fiocruz e o laboratório Roche também prevê intercâmbio para o desenvolvimento de novos tratamentos e produção de drogas contra o câncer.
 Fonte: Farmanguinhos

Nenhum comentário: