4.06.2011

O que é a Finasterida?

Uso da Finasterida para Tratamento da Calvice


Para entender como a finasterida funciona, você precisa primeiramente entender como a calvície funciona, então vamos lá.

Todos os fios de cabelos caem, pois possuem um ciclo de vida.

Porém quando eles não possuem o código genético para a calvicie, 'a medida que caem, outro exatamente igual está sendo reposto no mesmo lugar. Por isso você vê escovas de cabelo de mulheres ou de homens bem "cabeludos" , cheias de cabelo.
Diferentemente, os fios que possuem o código genético para a calvície, quando caem não são repostos.Porem sua queda é diferente dos demais, pois eles não caem grossos como fios de cabelos normais.

Os fios que possuem o codigo genetico para a calvicie, possuem em suas raizes, receptores para um hormonio que se chama dehidrotestosterona. Esse hormonio, se liga a esses receptores fazendo com o que o fio enfraqueça gradativamente e vá encolhendo até se transformar numa penugem invisivel a olho nú, que quando cai nao é reposta.
A finasterida age bloqueando o receptor para a dehidrotestosterona, fazendo o processo parar. Então, devemos primeiramente detectar se a calvície é androgenética ou não, isso é, se ela tem componente hereditário. Isso só pode ser detectado realizando-se uma microscopia do couro cabeludo, que mostra o percentual de fios que estão em fase telógena ou em fase de miniaturização.

Se a calvície androgenética já tiver iniciado, independente da idade do paciente, já está indicada a terapia clinica que tem o intuito de RETARDAR A EVOLUÇÃO E PROGRESSÃO DA CALVÍCIE, já que os fios predispostos geneticamente para calvície irão cair um dia independente do tratamento.

Em linguagem leiga: se um fio esta predisposto geneticamente para a calvície, ele sofrerá um processo de encolhimento e miniaturização ate cair definitivamente, independente do tratamento que se faça.

A finasterida “segura” e mantém esse fio, retardando sua queda, porem um dia, mesmo usando a finasterida ele irá cair.

É importante saber que a finasterida “funciona” para 87 % dos pacientes e portanto 13% dos pacientes não respondem ao tratamento.

Como sua ação só é notada com 3 a 4 meses de uso, a única forma de saber se você esta entre os 87% que respondem ou não é utilizá-la por cerca de 4 meses e retornar ao mesmo médico para nova analise fotográfica e microscópica. De posse das novas imagens, ele poderá lhe mostrar se a finasterida está ou não funcionando para você.

Se estiver funcionando, você deverá utiliza-la ate o momento em que ela não fizer mais efeito. Isso mesmo, o efeito da finasterida dura em media de 4 a 5 anos. Após esse período ela para de funcionar e os fios cairão.

Ela é um importante coadjuvante do transplante capilar.

Imagine o seguinte: você realiza uma cirurgia em que 5.000 fios são transplantados. Os fios transplantados nunca mais caem, porem os seus, que possuem o código genético para a calvície continuam caindo.

Se em 1 ano, você perder 5.000 fios de cabelo, quando você retornar para as fotos pos-operatorias terá a impressão de que a cirurgia “ não funcionou” e não teve efeito, portanto ela deve ser tomada independente do tratamento cirúrgico.

A cirurgia dará volume e a finasterida evitara a progressão da calvície, retardando portanto a necessidade de novas sessões. E quanto aos efeitos colaterais? É verdade que causa impotência?Leia abaixo para saber tudo a respeito!

REAÇÕES ADVERSAS – MITOS E VERDADES

Muito se fala sobre as reações adversas da finasterida e entre elas, sem dúvida nenhuma a mais temida é a impotência sexual. Pois bem, a finasterida não causa impotência sexual.

Em uma percentagem muito pequena dos pacientes (cerca de 2%) ela causa uma diminuição da libido, ou seja, do desejo sexual. Esse percentual é potencializado muito de forma psicossomática quando o paciente lê a bula ou ouve amigos e “acha que isso pode ocorrer com ele”. Porém, mesmo que isso ocorra é totalmente reversível em 100% dos casos. Basta o paciente parar de tomar a droga que em 48 à 72h esse efeito terá cessado. Para esses pacientes, ainda resta ainda uma última alternativa: o uso da finasterida tópica, que como não é absorvida pelo organismo, não causa reação adversa alguma. O problema é seu custo e principalmente sua falta de praticidade já que muitos pacientes não se adaptam em aplicar um produto todos os dias no couro cabeludo. Em contrapartida, a finasterida de uso oral, hoje tem um preço acessível, uso fácil e prático (apenas um comprimido ao dia) e raramente interage com outros medicamentos, além de ter eficácia 4 vezes superior ao tratamento tópico*.


* Nunca utilize medicamento sem indicação de um especialista. O remédio que funcionou para o vizinho, parente ou amigo, pode não somente não funcionar para você, por não estar indicado no seu caso, como excepcionalmente gerar reações adversas indesejáveis.

Fonte:
Dr. Antonio Ruston
Clínica Ruston




Finasterida
Finasterida
Semelhante ao minoxidil não foi originalmente concebido para ser usado contra a perda de cabelo, mas foi usada como um tratamento de hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. É um anti-andrógeno sintético que age inibindo a enzima que converte a testosterona em DHT (dihidrotestosterona).
E como DHT é largamente responsável pela calvície, sua função de impedir a conversão da testosterona em DHT também evita a perda de cabelo e esse efeito colateral foi devidamente notado em pacientes que tomavam finasterida.
Em 1997, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou a finasterida para tratar a perda de cabelo masculino padrão.
Eficácia da Fenasterida
Em um estudo de 5 anos dos homens com ligeira a moderada queda de cabelo, 48% daqueles tratados com  finasterida 1 mg apresentaram algum crescimento da área do cabelo sob início de calvíce, e 42% não teve novas perdas. Média da contagem do cabelo no grupo de tratamento manteve-se acima da linha de base, e mostrou uma diferença crescente de contagem do cabelo no grupo placebo, para todos os cinco anos do estudo.
A finasterida é eficaz apenas enquanto for tomada, o cabelo ganho ou mantido é perdido em 6-12 meses de interrupção da terapia. Em estudos clínicos, foi mostrado que a ação da finasterida é eficiente no domínio da coroa e da linha fina, mas é mais bem-sucedida na área da coroa.
E os efeitos colaterais da Finasterida?
Alguns demartologistas recomendam o uso do minoxidil no lugar da finasterida e a razão disso é o efeito ou efeitos colaterais que a finasterida pode provocar em algumas pessoas. No entanto, os efeitos podem variar drasticamente de pessoa para pessoa. Existem relatos que alguns homens que tomaram finasterida tiveram uma forte dor nos testículos, grave o suficiente para tornar difícil o caminhar, porém muitos homens tem usado há mais de cinco anos e não tiveram nenhum efeito colateral. Existem também suspeitas que o tratamento com finasterida por um longo período pode prejudicar o fígado, mas nada comprovado.
Também deve ser lembrado que a finasterida é um medicamento e somente deve ser tomado se for indicado pelo seu médico após ele avaliar o seu caso.
Para quê finasterida 1 mg é utilizada?
A finasterida 1 mg é utilizada para o tratamento da calvície de padrão masculino no topo da cabeça e na área anterior do couro cabeludo.
A finasterida 1 mg é utilizada SOMENTE POR HOMENS e não deve ser utilizada por mulheres ou crianças.

O que é calvície de padrão masculino?
Calvície de padrão masculino é uma condição comum em homens, na qual ocorre afinamento dos cabelos do couro cabeludo, resultando, geralmente, na regressão da linha dos cabelos e/ou calvície no topo da cabeça. Estas alterações começam típica e gradualmente em homens nos seus 20 anos de idade.
Os médicos acreditam que a calvície de padrão masculino é devido a fatores hereditários e é dependente de efeitos hormonais. Os médicos referem-se a este tipo de calvície de alopecia androgenética.
Resultados de estudos clínicos
Durante 12 meses, médicos estudaram mais de 1.800 homens entre 18 e 41 anos de idade corri perda de cabelos em quantidade leve a moderada. Destes homens, aproximadamente 1.200 com perda de cabelos no topo da cabeça participaram de estudos adicionais de extensão, resultando em um tempo total de estudo de até 5 anos. Em geral, homens que tomaram finasterida 1 mg mantiveram ou aumentaram o número de cabelos visíveis no couro cabeludo e notaram melhora em seus cabelos no primeiro ano. A melhora, comparada ao inicio do estudo, foi mantida através dos anos restantes de tratamento. O número de cabelos nos homens que não tomaram finasterida 1 mg continuou a diminuir.
Em outro estudo, os pacientes foram questionados sobre o crescimento de cabelos corporais. A finasterida 1 mg não pareceu afetar os cabelos em lugares diferentes do couro cabeludo.
A finasterida 1 mg funcionará para mim?
Para a maioria dos homens, a finasterida 1 mg aumenta o número de cabelos no primeiro ano de tratamento, ajudando a preencher áreas escassas ou calvas do couro cabeludo. Além disso, homens que tomam finasterida 1 mg podem notar diminuição da perda de cabelos.
Embora os resultados possam variar, normalmente não é possível recuperar todos os cabelos perdidos.
Não há evidências suficientes de que a finasterida 1 mg atue no tratamento da regressão da linha dos cabelos na área temporal em ambos os lados da cabeça.
A calvície de padrão masculina ocorre gradualmente com o tempo.
Em média, cabelos sadios crescem somente cerca de um centímetro ao mês.
Assim, levará algum tempo para que qualquer efeito possa ser observado.
Você pode precisar tomar finasterida 1 mg diariamente por 3 meses ou mais, antes de ver um beneficio da administração do produto.
A finasterida 1 mg atua somente a longo prazo.
Se para você o medicamento não atuou em doze meses, é improvável que um tratamento adicional lhe traga benefício.
Se você parar de tomar finasterida 1 mg, você provavelmente perderá os cabelos que ganhou dentro de 12 meses após a interrupção do tratamento.
Você deve conversar a respeito disso com seu médico.
A finasterida 1 mg não é efetiva no tratamento da perda de cabelos decorrente de alopecia androgenética em mulheres na pós-menopausa.
A finasterida 1 mg não deve ser tomada por mulheres.
Como devo tomar finasterida 1 mg?
Siga as instruções do seu médico.
  • Tome um comprimido por via oral a cada dia.
  • Você pode tomar finasterida 1 mg com ou sem alimentos.
  • Se você esquecer de tomar finasterida 1 mg, não tome um comprimido extra. Tome somente o próximo comprimido como de costume.
A finasterida 1 mg não atuará mais rapidamente ou melhor se você tomá-la mais de uma vez.
Quem não deve tomar finasterida 1 mg?
  • A finasterida 1 mg é para ser utilizada no tratamento da calvície de padrão masculina em HOMENS SOMENTE e não deve ser tomada por mulheres.
  • A finasterida 1 mg não deve ser tomada por crianças.
  • Toda pessoa alérgica a quaisquer dos componentes da fórmula.
INDICAÇÕES
O produto é indicado para o tratamento de homens com calvície de padrão masculino (alopecia androgenética), para aumentar o crescimento capilar no couro cabeludo e prevenir a queda adicional de cabelo. A finasterida não é indicada para mulheres ou crianças.
CONTRA-INDICAÇÕES
O produto é contra-indicado nos seguintes casos:
- mulheres grávidas ou que possam engravidar
- hipersensibilidade a qualquer componente do produto.
O produto não é indicado para mulheres ou crianças.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
  • Ação esperada do medicamento: medicamento utilizado no tratamento da calvície de padrão masculino (alopecia androgenética).
  • Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
  • Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem do produto. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impressona embalagem do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, pode prejudicar sua saúde.
  • Gravidez e lactação: a finasterida é contra-indicada para mulheres em geral, independente da condição de gravidez. Mulheres grávidas ou que possam engravidar não devem manusear comprimidos esfarelados ou quebrados de finasterida, devido à possibilidade de absorção da finasterida e do risco potencial subseqüente para o feto do sexo masculino.
  • Cuidados de administração: siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
  • Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
  • Reações adversas: a finasterida é bem tolerada. Os efeitos adversos são leves e não resultam na descontinuação da terapia. Informe seu médico o aparecimento de reações adversas.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”
  • Ingestão concomitante com outras substâncias: a ingestão juntamente com alimentos não prejudica a absorção do medicamento.
  • Contra-indicações e precauções: a finasterida é contra-indicada em mulheres, crianças e nos casos de hipersensibilidade a qualquer componente do produto. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. ”NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”

Nenhum comentário: