4.08.2011

Mamadeiras sob suspeita

Anvisa terá de regulamentar publicidade da substância Bisfenol A

Fabricantes em todo território nacional poderão ter que informar a presença da substância na embalagem de seus produtos

O bisfenol A é usado na fabricação de plásticos como o PVC, que compõem as embalagens das mamadeiras
O bisfenol A é usado na fabricação de plásticos como o PVC, que compõem as embalagens das mamadeiras (Pixland/Thinkstock)
O juiz federal substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13.ª Vara Federal Cível em São Paulo, determinou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamente, no prazo de 40 dias, a publicidade da substância Bisfenol A (BPA) nas embalagens de seus produtos. Com a medida, os fabricantes em todo território nacional serão obrigados a informar a presença da substância química utilizada na fabricação de plásticos como o PVC, que compõem as embalagens de diversos produtos, como as mamadeiras.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, dados científicos comprovam o potencial nocivo do Bisfenol à saúde das pessoas. Estudos associam a presença dessa substância no organismo ao desenvolvimento de doenças nos sistemas reprodutivo e nervoso.
Em sua decisão, o juiz afirmou que a população deve ser amplamente informada sobre os possíveis efeitos nocivos do BPA à saúde. O magistrado estipulou multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão no prazo determinado.
Veja

Nenhum comentário: