4.07.2011

MENOS SAL NOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Empresas vão reduzir teor sódio nos alimentos
O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.

Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo está ligado ao aumento da incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e problemas cardíacos. Os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012 e, depois, intensificada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012.

Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10% do total de sódio: o limite será 531 miligramas, em 2012, e 430 miligramas, em 2014.

Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para definir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o final do ano, será definido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

“A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] vai acompanhar a execução desse acordo”, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, as empresas ainda estudam as alternativas que serão usadas para tirar o sódio dos produtos, mantendo o sabor e a cor. “Devem ter alterações [gosto], mas poderão ser imperceptíveis”, explicou.

Em novembro de 2010, a Anvisa constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados. O macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Também aparecem na lista a batata palha e os refrigerantes light e diet à base de cola e guaraná. (Agência Brasil)

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Para você saber o quanto de sal consome, é preciso saber de onde ele vem. E o gosto em si pode não dizer se aquele determinado alimento é ou não rico em sal. Uma baguete de pão, por exemplo, tem quase 500 mg do condimento.

117807 sxc Menos sal, mais saúde: saiba identificar os alimentos ricos em salEntão como saber onde – e em qual quantidade – o sal está presente? Primeira dica: leia os rótulos dos alimentos que você compra. E não se deixe enganar: glutamato monossódico, fosfato dissódico, nitrato de sódio… Tudo isso é sal também. E se um novo produto aparece indicando uma redução de 25% do sódio, fique atento: metade de 1.000 mg ainda é bastante sal. Então faça um “exercício de campo” e procure os produtos que tenham em média 200 mg de sal por porção. Depois de se acostumar a esses valores, procure produtos com menos sal por porção ainda, ou diminua as porções consumidas diariamente.

Abaixo, uma geral das fontes de sal que todo mundo acaba consumindo:

• Comidas industrializadas

A grande maioria do sal consumido vem das comidas prontas no supermercado. Esses alimentos são, normalmente, ricos em sal (cloreto de sódio) ou em clorido de sódio, outro aditivo que contém sal. Ambos são necessários para conservar os alimentos nas suas embalagens, mas aumentam vertiginosamente seu consumo diário de sal.

• Alimentos diversos

Alguns alimentos contêm, de forma natural, o cloreto de sódio. Diversos vegetais, leite e seus derivados, frutos do mar: tudo isso, mesmo sem temperá-los, contém sal. Pode não ser um exagero, mas somando-se a outras fontes alimentares, esses produtos contribuem para um consumo excessivo do sal. Um copo de leite, por exemplo, tem aproximadamente 100 mg de cloreto de sódio.

• Saleiro

Óbvio, não? Boa parte do seu consumo de sal vem da sua mesa ou daquele recipiente ao lado do fogão. Isso sem contar os condimentos: uma colher de molho de soja (shoyu) tem quase 1.000 mg de cloreto de sódio.

Na próxima segunda daremos dicas para você diminuir ainda mais seu consumo diário de sal.