4.03.2011

Nove dicas que fazem sua dieta deslanchar e funcionar

Chegou a hora de dar um basta no sedentarismo! Prepare-se e promova uma revolução em sua saúde e alimentação


Reprodução
Sim! É difícil manter uma vida equilibrada com exercícios e alimentação correta. Para isso acontecer, disciplina e ordem são essenciais
O conhecido ciclo "ioiô" pode ser mais prejudicial do que não perder peso nenhum, pois quando você perde peso rapidamente, perde também músculo juntamente com a gordura corporal. Esse processo reduz sua taxa metabólica basal, fazendo com que ganhe peso mais rapidamente. A gordura retorna, mas a massa muscular não, criando mais massa corporal com menos músculo, mais gordura corporal e um metabolismo mais baixo.

Se você está planejando perder uma grande quantidade de peso, mantenha seu plano permanentemente. Como garantir o sucesso? Pessoas que perderam peso e o mantiveram oferecem algumas dicas.

  Fique esperto: não se engane com uma pílula mágica, ou com aquela dieta seguida por um artista de novela. Descubra tudo que puder sobre uma alimentação saudável e exercícios próprios para seu peso, níveis de aptidão e capacidade. Utilize a ajuda de uma nutricionista ou de um personal trainer, para começar.

Seja sensato: use seu bom senso e avalie seus problemas alimentares. Você mantém uma gaveta com doces e chocolates? Jogue fora! Você se acomoda no sofá à noite com um pote de sorvete diet, pensando estar a salvo das calorias extras? Você come pelo menos três frutas e três vegetais todo dia? Você toma bebidas açucaradas? Com que frequência come frituras? Você conseguiria reduzir seu consumo de álcool? Você conseguiria reduzir a gordura e o açúcar de sua dieta gradualmente, para não se sentir privado de comê-las?

A realidade é que você precisa reduzir 500 calorias de seu consumo alimentício diário a fim de perder 370 gramas por semana, ou reduzir 1000 calorias por dia para perder 740 gramas por semana. Aumentando seu gasto energético, você poderá aumentar ainda mais a taxa de perda de peso. Pessoas que estão muito acima do peso, comumente perdem as primeiras 7400 gramas (7,4 kg) rapidamente, mas a expectativa é que essa taxa reduza no meio do processo de perda de peso.

Mexa-se! Tome atitudes sensatas. Andar ainda é um dos meios mais fáceis e seguros de se começar. Consiga um bom tênis e comece andando por 15 minutos. A cada semana, adicione 5 minutos a sua caminhada. Tente estabelecer objetivos que se adequem as suas necessidades - se você não pode gastar uma hora e meia na academia todo dia, tudo bem. Se você pode andar por 30 minutos 4 vezes por semana, já é mais do que estava fazendo.

Fortaleça-se: quando você corta calorias, você se arrisca a perder músculos também. É por isso que a musculação é tão importante. Os músculos queimam 8 vezes mais calorias que a gordura corporal por minuto. Aprenda a levantar pesos ou use vídeos ou livros para se orientar.

  Esclareça-se: por que o peso é um problema para você? Estar acima do peso pode fornecer benefícios dos quais você talvez não queira abrir mão. Como será sua vida quando você perder peso? Você será capaz de continuar com um novo estilo de vida? O que você irá fazer quando não tiver mais que aplicar tanto tempo e esforço em perder peso? É importante que você se prepare para essas eventuais mudanças, para que possa adaptar-se a uma nova vida, como uma pessoa mais magra. Você possui problemas de autoestima que te impedem de atingir o real sucesso? Você pode procurar um terapeuta se achar que você mesmo está sabotando seus esforços.

Procure ajuda: todos aqueles perto de você precisam saber quais são seus objetivos. Aprenda a tornar suas necessidades conhecidas: - "Eu adoraria sair para jantar. Podemos escolher um restaurante que tenha a comida que eu preciso?". Seja criativo, passe mais tempo com as pessoas que não são tão centradas em comida. Recomende a seu amigo que o visite, e caminhe com ele, ao invés de ficar em casa.

Organize-se: prepare-se para o sucesso organizando boas refeições em um papel, procure melhores receitas e vá ao mercado regularmente, para que não falte o alimento adequado. Reserve o tempo necessário em seu dia para exercitar-se. É importante anotar tudo, manter um diário de alimentos, um de receitas e outro pessoal. Escrever tudo que você come, pode reduzir seu consumo calórico de 10 a 20%.

Comprometa-se : perder bastante peso pode levar um ano ou mais, portanto comprometa-se com essa jornada. Pese-se semanalmente, avalie seu progresso todo mês. Continue a pensar positivamente sobre suas habilidades de perder peso. "Eu não tenho que ser perfeito para perder peso, mas não irei parar de tentar." Se tiver problemas em sentir-se motivado, entre para um grupo de ajuda, tipo Vigilantes do peso ou apóie-se em um amigo.

Não pare! Visualize-se mais magro. Nenhum pedaço de bolo de chocolate pode ser melhor que sentir-se bem consigo mesmo. A hora de começar é agora - com a próxima refeição ou lanche. Faça uma escolha melhor - você irá se sentir muito melhor com você mesmo. Perder peso não é privar-se, mas sim cuidar de si mesmo. Esse é o único corpo que você tem, então aproveite, orgulhe-se dele. Você vale isso tudo! (Fonte: Associação Paulista de Medicina)

Nenhum comentário: