4.08.2011

Mães que fumaram na gravidez tendem a ter filhos tabagistas e Fumantes têm até o triplo de chance de sofrer de asma

Pesquisa feita com ratos mostra que nicotina na dieta ativa receptores causadores do vício.

A exposição à nicotina do bebê ainda na barriga da mãe aumenta a chance do adolescente vir a se tornar um fumante. Essa é a conclusão de um estudo feito com ratos pelo Programa de Pesquisa sobre Abuso de Drogas e da Toxicodependência, localizado na Finlândia.
Os resultados apoiam a hipótese de que adolescentes com exposição pré-natal à nicotina são mais propensos a começar a fumar mais cedo do que bebês não expostos e que eles também são mais suscetíveis aos efeitos de dependência da nicotina, principalmente como resultado do situações de estresse e pressão.
O estudo realizado com ratos é parte de um projeto de pesquisa dos mecanismos comportamentais e moleculares da dependência da nicotina.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois adicionar nicotina na água de beber das fêmeas grávidas. Eles passaram a beber mais da água depois da inserção da nicotina, do que o grupo de animais que não receberam a água "turbinada".
Pesquisa mostra que muitos dependentes começam a fumar antes do diagnóstico.


A dependência do cigarro pode estar mais ligada à asma do que muita gente imagina, segundo pesquisas da Universidade de Cincinnati, em conjunto com a Universidade Estadual da Flórida e a Universidade de Vermont, todas nos Estados Unidos.
O estudo descobriu que pessoas que foram diagnosticadas com asma tinham 1,26 vezes mais chances de ter fumado, e duas vezes mais probabilidade de ter sido dependente de nicotina em algum momento de suas vidas - em comparação com indivíduos que não sofrem de asma.
Os pesquisadores Alison McLeish, professor de psicologia da Universidade de Cincinatti, juntamente com Jesse Cougle, professor de psicologia na Universidade Estadual da Flórida, e Zvolensky Michael, professor de psicologia na Universidade de Vermont também descobriram que a associação do tabagismo à asma foi maior quando a dependência da nicotina foi medida no último ano. No estudo, citam:
- Pessoas com asma eram quase três vezes mais propensas que aqueles sem asma a ser dependente da nicotina no último ano.

O estudo também descobriu que cerca de metade dos fumantes com asma na pesquisa indicaram que começaram a fumar antes da idade que foram diagnosticados com a asma. Esse grupo relatou ter sido diagnosticado com asma em uma idade muito superior àqueles que começaram a fumar após terem sido diagnosticados com asma.
O artigo afirma ainda que o histórico de dependência de nicotina não foi significativamente diferente entre aqueles que começaram a fumar antes (29,3%) ou depois (25,7%) do diagnóstico de asma.

Com base nas conclusões, os pesquisadores sugerem uma maior atenção clínica para tratar o uso do tabaco e da dependência em relação à asma.
 

Nenhum comentário: