7.17.2010

Permita que seu espirito se expresse

Algumas pessoas, mesmo vivendo com a família, estando rodeadas de amigos, queixam-se de solidão. Sentem um buraco dentro do peito, uma sensação de vazio que procuram preencher de várias formas sem conseguir.Tentando esquecer a tristeza, há quem mergulhe no excesso de trabalho, em uma vida desregrada e até nos vícios. Vale tudo para fugir a essa dor. Há ainda os que fantasiam um relacionamento afetivo que venha a preencher todas as suas carência e seja a solução.Nada disso vai funcionar. A causa do sentimento de abandono e a sensação de solidão que você sente está localizada dentro de você e não nas coisas de fora. Os outros, mesmo que desejem, não têm como resolver esse problema, que é causado pela sua maneira de se ver e perceber a vida.Você deve estar vivendo valorizando mais os condicionamentos do mundo de fora e ignorando os anseios do seu espírito. Ele é a força viva que alimenta seu corpo físico e emocional, sabe como preencher todas as suas necessidades, para lhe proporcionar uma vida boa e produtiva. Não permitindo que seu espírito se expresse, exerça seu poder e realize suas funções, você está cada dia mais enfraquecida, sem vitalidade, sem alegria, criando um campo energético que pode atrair doenças. Note que quando o espírito vai embora, o corpo se desfaz. A força da vida é do seu espírito.Você sente solidão porque se abandonou e para reverter a situação precisa mudar sua atitude para descobrir quais são as prioridades do seu espírito.O primeiro passo será aprender a controlar a sua mente. Ela reflete os condicionamentos aprendidos na sociedade que em grande parte não são verdadeiros. Vou repetir o que já tenho mencionado: as falsas crenças aprendidas distorcem a realidade e nos fazem agir de maneira equivocada, provocando resultados ruins.Esses condicionamentos são fortes e mesmo que você queira libertar-se deles, vão aparecer de novo. Sempre que isso ocorrer, não lhes dê importância. Mude o foco para algo melhor e com o tempo acabarão desaparecendo.A viagem do autoconhecimento liberta e abre os caminhos do progresso. Para começar, vá para um lugar sossegado, feche os olhos e imagine que está entrando dentro do seu coração. Sinta as emoções que estão lá. Não tenha medo de assumir o que sente. Quando você se coloca assumindo seus verdadeiros sentimentos, permite que seu espírito se expresse. Então todo seu carisma vai se manifestar. Seu espírito é luz, vida, inteligência, beleza. Fique consciente dessa realidade e aproveite a oportunidade que você tem de estar aqui, fazer a sua luz brilhar!
Zibia Garparetto
O Dia

Quem tem medo de anestesia geral:

Pesquisa revela: 85% dos pacientes têm medo de anestesia geral
Estudo britânico mostra que medo e ansiedade são comuns a quase todos os pacientes
Ansiedade pela espera da anestesia, medo de acordar durante a operação e até mesmo de morrer após o procedimento: esses são sintomas revelados por pacientes britânicos submetidos à anestesia geral para a realização de cirurgias. De acordo com a pesquisa, publicada recentemente no Journal of Advanced Nursing, um em cada cinco pacientes têm muito medo de acordar durante o procedimento e cerca de 85% disseram que tinham ficado ansiosos antes de uma anestesia geral.
O problema, no entanto, pode ser evitado com uma simples medida: a informação. De acordo com Paulo Renato Barreiros da Fonseca, coordenador do setor de anestesiologia do Hospital Balbino (RJ), muitos pacientes demonstram essa apreensão, e não necessariamente medo, pois desconhecem a anestesiologia como especialidade médica e, por essa razão, não estabelecem um relacionamento prévio com o profissional para esclarecer dúvidas.
"Esse contato é realizado em dois momentos: em uma consulta pré-anestésica, em data anterior à operação, para que o médico possa mostrar todos os detalhes do procedimento a ser realizado; e em uma visita pré-anestésica, feita no dia da cirurgia para avaliar o estado do paciente. Neste caso, se ele ainda se mostrar muito ansioso, pode ser aplicada uma medicação pré-anestésica para controlar esse nervosismo", explica o profissional.
Embora haja riscos inerentes ao procedimento cirúrgico, o médico anestesiologista opta entre as inúmeras combinações de medicamentos para obter o resultado desejado com a maior segurança possível.
"Sempre que se fala em riscos devemos lembrar que eles não são exclusivamente da anestesia geral e sim de todas as técnicas anestésicas, inclusive da local. Por isso, cada paciente deve ser avaliado individualmente levando-se em consideração todas as variáveis como seu estado físico, o tipo de cirurgia e dos equipamentos disponíveis na unidade hospitalar e a experiência da equipe médica", completa o médico.Algumas medidas devem ser adotadas antes de toda e qualquer anestesia. São elas:. Aplicar anamnese (questionário sobre o estado de saúde), exame físico e registrar na ficha anestésica;. Orientações sobre o jejum;. Orientar o paciente sobre a anestesia, os cuidados pré-operatórios e os tratamentos para reduzir a ansiedade e facilitar sua recuperação.
O Dia
Leitor de movimentos pode ajudar na reabilitação de deficientes
Outros países também desenvolveram essa tecnologia. A vantagem da brasileira, criada na PUC-Rio, é que ela é mais rápida, menor e mais barata.No laboratório da universidade, o estudante Alexandre Orniga veste uma touca de malha cheia de fios e sensores. Em cada um deles, injeta um gel condutor.
O computador passa a captar as ondas cerebrais do estudante de robótica.
Ele vai comandar o computador apenas com o pensamento.O braço mecânico vai para cima, para os lados, para baixo. Alexandre nem se mexe.
Como se fosse um paciente imobilizado, Alexandre usa a touca para enviar uma mensagem ao computador.
Pode ligar a TV, chamar um médico, uma enfermeira. Pensou, o computador leva três segundos para obedecer.
“Nosso cérebro tem uma região que processa o planejamento do movimento. Ou seja , planejando o movimento e sem fazer o movimento, o cérebro já altera os sinais. Conseguimos captar isso”, explica o estudante Alexandre Orniga.
Toda essa tecnologia cabe em oito sensores, alguns fios, um notebook e uma caixinha preta.Levou três anos para ser desenvolvida no Centro Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e foi a sensação este ano da Conferência Internacional de Robótica no Alasca, nos Estados Unidos.Outros países também desenvolveram essa tecnologia. A vantagem da brasileira é que ela é mais rápida, menor e mais barata. O equipamento, se produzido para o mercado, custa menos de R$ 1 mil.
No futuro vai ser menor ainda. O computador pode ser substituído por uma plaquinha de computador.
O leitor de pensamento dos japoneses, por exemplo, usa um capacete e uma caixa bem maiores. Já há empresas interessadas em produzir esse sistema e até o fim do ano deve entrar em testes um comando desses ligado a uma cadeira de rodas.
“Não vai precisar mover um único músculo, porque às vezes pode ser fatigante precisar mover um músculo como algumas interfaces atuais utilizam para mover cadeiras de rodas. Só com o pensamento ele vai conseguir executar a tarefa”, .
Fonte: Jornal Nacional

Mitos que dificultam prevenção do câncer de mama

Hospital do Câncer fez estudo sobre as crenças em torno da doença.Médicos dizem que melhor prevenção é realizar exames periodicamente.
O Instituto do Câncer de São Paulo fez um levantamento dos mitos que prejudicam o diagnóstico do câncer de mama. Muitas mulheres acreditam, por exemplo, que o desodorante provoca a doença. Outras acham que parar de tomar leite cura e que as próteses de silicone aumentam o risco de desenvolver tumores.
O diagnóstico precoce é o maior amigo da mulher quando se fala em câncer de mama. O problema é que esses vários mitos sobre fatores de risco acabam atrapalhando o diagnóstico e prejudicando o tratamento.
Os mitos são alimentados pela falta de informação. "Pelo pouco que eu sei é quando bate, né?", responde a estudante Camila de Almeida quando questionada sobre o que provoca o câncer. "Acho que é mais hereditário mesmo", afirma a também estudante Tatiane de Andrade.
"Nenhum deles foi comprovado e não tem muito fundamento para a gente acreditar neles", disse Jose Roberto Filassi, mastologista do Instituto do Cancer.
Se alguém na família já teve câncer de mama, a mulher deve ficar mais atenta aos exames preventivos. O histórico familiar é fator de risco. As chances são maiores quando a primeira menstruação vem antes dos 11 anos ou a menopausa depois dos 50. O consumo de álcool e o tabagismo também estão associados ao câncer de mama.
"Toma precaução, faça exame que tem que ser feito, aconselho todas mulheres a fazer, mas eu sigo a vida normal", .

DIETA E BOM HUMOR

COMO MANTER A DIETA E O BOM HUMOR
Confira um cardápio que vai te deixar feliz e, o melhor, magrinha!
Só de pensar em fazer dieta, o tempo parece fechar. Deixar de comer tudo aquilo que mais gostamos, ter que controlar a quantidade de calorias ingeridas e, ainda, mudar certos programas que eram apenas desculpas para comer todas as guloseimas proibidas. Isso já é razão suficiente para mudar o seu humor. Mas, não deveria! “Algumas substâncias presentes nos alimentos podem ativar nossos neurotransmissores que são capazes de mandar mensagens de alegria, bem estar e felicidade para o cérebro.
São vitaminas, aminoácidos, minerais e até gorduras presente em uma dieta balanceada e saudável”,
As pessoas que abusam do açúcar, refrigerantes e frituras estimulam exatamente a depressão, já que esses alimentos possuem nutrientes que impedem o contato entre certos neurônios.
Outra dica para manter o humor lá em cima é associar a educação alimentar à prática de atividade física, já que, ao se exercitar, o corpo produz serotonina, hormônio capaz de aumentar a sensação de felicidade e bem estar.
Abuse destes nutrientes para garantir seu bom humor:
- Proteína – contém triptofano, responsável por aumentar a produção de serotonina.- W3
– ação antiinflamatória que pode até reduzir a irritação e o estresse
- Complexo B e Magnésio
– também aumentam a quantidade de serotonina no organismo.
- Camomila e suco de maracujá
– ótimos relaxantes.
Confira um cardápio que vai melhorar o seu humor e te deixar magrinha!
Café da manhã
– Queijo branco, Banana com aveia (triptofano, cálcio e carboidratos)
Lanche
– Castanhas do Pará e damascos (tirosina, selênio e carboidratos)
Almoço – Filé de salmão grelhado, couve refogada e arroz integral (W3, carboidratos e folato)Lanche – Suco de maracujá + soja em grão (petisco) (cálcio, magnésio e relaxante)
Jantar – Sopa de lentilha com cenoura, brócolis e alho (vitaminas do complexo B) e Shimeji com semente de abóbora, shoyu e gergelim (Magnésio)Ceia – chá de camomila (relaxante)

Sua Dieta

BEIJO DESCUBRA OS SEUS BENEFICIOS


O BEIJO: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DESTA IRRESISTÍVEL TENTAÇÃO!

Beijar é bom e todo mundo gosta! O que muita gente ainda não sabe, é que o beijo traz benefícios ao nosso organismo!
Tudo começa com um bom beijo... Seja um amor verdadeiro, uma inesperada e arrebatadora paixão ou um lance casual. Mas, ele também pode revelar o fim de um romance. Um beijo morno, sem vontade, significa que as coisas não vão lá muito bem entre os parceiros. O fato é que beijar faz bem à alma, à saúde e, de quebra, traz diversos benefícios para o nosso corpo, pois beijar emagrece!
De acordo com dados de uma pesquisa realizada no Brasil, uma pessoa comum passa 20.160 minutos, ou seja,14 dias da sua vida beijando. Mas, se você quiser dar a desculpa de que está apenas se exercitando, fique à vontade! Um beijo de língua movimenta 29 músculos, sendo 17 deles da própria língua. O melhor é que estes movimentos ajudam no combate ao envelhecimento precoce.
E para quem está de dieta, a melhor dica é mesmo apimentar a relação beijando MUITO! Alguns estudiosos estimam que um beijo prolongado gaste entre 12 e 14 calorias. Quer maneira mais prazerosa de queimar estas vilãs?
Além disso, esta é uma arma poderosa no combate ao estresse. Uma pessoa apaixonada tem seu corpo invadido por várias substâncias como a fenietilamina, que está ligada a sensações de amor, dopamina, ligada à emoção amorosa, e as endorfinas, ligadas ao prazer. É por isso que, durante um beijo, os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150 batimentos por minuto.
Para que seu beijo seja perfeito:
- Espante qualquer sinal de bafo! Para que tudo seja puro prazer é essencial que a sua boca esteja com um bom hálito e muito bem limpa.
- Quando estiver com alguma 'bolhinha', vermelhidão ou ferida na boca, evite beijar. Normalmente estes distúrbios são transmissíveis.
Sua dieta

Sociedades médicas apoiam alerta em alimentos não-saudáveis

Três entidades divulgaram manifesto de apoio à resolução da Anvisa sobre propagandas de alimentos
As sociedades brasileiras de Hipertensão, Cardiologia e Nefrologia (que trata das doenças do rim) divulgaram ontem um manifesto de apoio à resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que institui alertas sobre riscos à saúde nas propagandas de alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras, visando a prevenir males cardíacos, renais e obesidade.
As três entidades, que estimam representar 20 mil médicos, afirmam no texto que “a saúde é um bem indisponível e, como tal, deve ser defendido por todos os segmentos que acreditam que uma mudança benéfica possa ser introduzida neste País e em seus habitantes, que devem poder escolher livre e conscientemente o que desejam ingerir”.
“Isso é parte de um programa educativo. As pessoas têm o direito de saber o quanto a mais estão comendo de substância que faz mal. É uma maneira de dar mais acesso à informação”, disse Fernando Nobre, da sociedade de hipertensão. “Não permitir o cigarro na TV não é ser contra o direito de expressão.”
Desde a publicação da resolução, no fim de junho, a indústria de alimentos e o setor de propaganda apontam que a mudança é ilegal, pois demandaria uma lei federal. Também destacam que a medida atenta contra a liberdade de expressão e não é educativa. A Advocacia-Geral da União também apontou a necessidade de uma lei federal. 
Estadao

ELAS DÃO AS CARTAS


Elas dão as cartas
Ainda há poucas jogadoras de pôquer no Brasil. Mas, aos poucos, elas ganham mais espaço e mostram seu potencial
Alê Braga. Participa de torneios dentro e fora do Brasil. Foto: Sergio Braga/Divulgação
É preciso mostrar inúmeras variações de raciocínio e de ações. E a vitória pode render muito dinheiro, já que são movimentados milhões de dólares no mundo todo, ao vivo ou virtualmente. Assim é o pôquer, um fenômeno mundial que vem conquistando adeptos a cada dia e foi reconhecido como um esporte que envolve inteligência, percepção, estratégia, disciplina, habilidade e matemática.
A mulher no mundo do pôquer ainda é tida como figura frágil, porém decidida. Lá fora, elas estão em evidência e já conquistam patrocinadores. No Brasil, ainda há poucas jogadoras, mas com enorme potencial. Torneios e circuitos estão sendo realizados em todo o território nacional. As transmissões pela TV aumentaram a popularidade. Jogadores que não querem se expor ainda têm a possibilidade de jogar pela internet - estima-se que 2 milhões de pessoas pratiquem o pôquer pela rede, segundo o Brazilian Series of Poker (BSOP).
"Espero que possamos alcançar o espaço que as mulheres lá fora já têm. Para isso, precisamos de mais união", alerta a jogadora Alê Braga, uma das grandes referências nos torneios. Alê tem 32 anos, é formada em Administração de Empresas, trabalhou em bancos e empresas de tecnologia e começou a jogar há três anos, quando viajou com o marido, também jogador, para Las Vegas.
Antes de voltarem para o Brasil, compraram vários livros sobre o tema e começaram a estudar. Um ano depois, o hobby rendeu frutos. "Aí percebi que o jogo era realmente de habilidade e pedi para meu marido me treinar. Peguei gosto e passei a me dedicar. Os resultados vieram na sequência", conta.
Destemida. Seu estilo de jogo é o tigh-agressive: ou seja, aposta para valer. Também se adapta à mesa, observando a forma de jogar dos adversários e tentando encaixar a melhor estratégia para cada um. "É o segredo."
Alê já participou de mais de cinco mesas finais (formadas pelos 10 melhores) nos torneios do Venetian, em Las Vegas, todos com algo entre 400 e 700 participantes. Constam no seu currículo também mais de três mesas finais no campeonato brasileiro, um segundo lugar em um dos maiores torneios do Brasil, além de várias conquistas em torneios com menor número de participantes.
Ficou encantada quando teve a chance de jogar com muitas pessoas que admira. Mas seu sonho é estar ao lado de Doyle Brunson, que, segundo ela, é a pessoa mais querida e experiente no mundo do pôquer. Ele tem 77 anos, joga profissionalmente desde os 18, e até hoje não perde um torneio importante. "É um exemplo maravilhoso de profissional bem sucedido", diz.
Alê diz que seu marido controla e administra os retornos obtidos pelo casal com o pôquer. "Conseguimos comprar um bom apartamento, temos carros novos e viajamos muito. Nosso padrão é superior ao de antes."
Seu último campeonato foi o Venetian Deep Stack, este ano. Jogou 10 torneios e fez dois grandes resultados. No primeiro, pegou o 13º lugar, entre 532 jogadores, e no segundo ficou em 6º, entre 649. "No ranking geral, tenho boa colocação e estou em primeiro entre todas as mulheres."
Sua meta é jogar no evento principal da WSOP (torneio com US$ 10 mil para entrar e premiação média total de US$ 70 milhões, com 7 mil participantes), e outros deste porte. "Enquanto tiver saúde e energia, quero continuar jogando. Como é um esporte da mente, sei que o pôquer vai me ajudar a ser sempre ativa, pelo menos enquanto estiver praticando."
Hemily. Colocou uma foto provocante na web para intimidar os homens. Foto: Alex Silva/AE
Sedução. A arquiteta Hemily França Guimarães tem 25 anos e começou a jogar pela internet, diariamente, há dois e meio. Conheceu o pôquer por meio de um programa de TV, que, coincidentemente, falava das vantagens que as mulheres levam nesse esporte, já que intimidam os homens, por se tratar de um jogo em que se usa muito o olhar para identificar o oponente.
"Coloquei (na web) uma foto provocante, porque eles perdem a atenção." Conta que tem até jogador homem que usa foto de mulher como estratégia para tirar a concentração do adversário. Hemily aprendeu os truques direitinho. Pois já notou, também, que os homens querem mostrar que são gentis e abrem mão de ganhar o jogo para flertar. "Aproveito bastante", brinca.
Quando começou a jogar, a mãe e o namorado foram contra, com medo de que ela ficasse viciada. Já o padrasto apareceu com quatro livros, lhe deu dinheiro e já formatou uma divisão dos lucros. "Só quando perceberam que se tratava de um jogo de inteligência é que me apoiaram." Por meio do pôquer, Hemily juntou US$ 700 em dois meses. Tem a meta de chegar a US$ 2 mil, até o fim do ano.
Seu último namoro não durou muito, porque o pôquer gerava ciúme, já que dedica muito tempo a isso. "Ensinei meu novo namorado a jogar para não ter problemas." Para não ficar viciada, Hemily tem uma regra: se perde três partidas, para. "Aprendi com outros jogadores que precisamos nos controlar quando estamos perdendo", ensina. E mais: lembra que a concentração feminina é prejudicada quando há algum problema pessoal, mesmo que seja uma briguinha boba com o namorado. Nesses dias, é bom passar longe do pôquer.
Estadão

Síndrome da tensão pré-menstrual

Síndrome da tensão pré-menstrual
Você sente fortes cólicas dias antes de menstruar, enjoa, tem dor de cabeça, fica irritada e acha que só pode ser TPM? Fique atenta ao que está sentido.
Você pode sofrer da síndrome da tensão pré-menstrual (STEM), que apesar do nome muito semelhante, se diferencia da TPM por causa da intensidade e frequência dos sintomas, que são bem mais acentuados.
“Cerca de 75% das mulheres em idade reprodutiva apresentam algum sintoma no período pré-menstrual, mas 3 a 8% têm sintomas fortes o suficiente para alterar significativamente a qualidade de vida, interferindo no seu trabalho e relacionamento pessoal, o que caracteriza a síndrome”, explica o ginecologista da Unifesp Mauro Abi Haydar.
Apesar da gravidade da síndrome, falta um consenso sobre os tratamentos (até mesmo se existe um realmente eficaz) e sobre as causas da doença. Muito disso em razão do próprio diagnóstico, que nem sempre é simples de ser cravado.
A presença de pelo menos quatro dos 150 sintomas relatados como característicos da síndrome, durante os cinco dias que antecedem a menstruação por três ciclos menstruais seguidos, indicam uma grande possibilidade da doença.
“Para um diagnóstico mais preciso, os sintomas devem ser avaliados na ausência de qualquer intervenção farmacológica, incluindo anticoncepcional oral. Além disso, substâncias como o álcool, podem dificultar a avaliação da progressão dos sintomas ao longo do ciclo menstrual, por isso é preciso cautela na hora do diagnóstico, afinal, uma dor de cabeça intensa num mês pode ser apenas resultado de cansaço ou estresse momentâneo”, explica a ginecologista da Unifesp Carolina Ambrogini.
Quem tem a síndrome da tensão pré-menstrual sofre com as dores físicas e com as consequências das alterações de humor de que são vítimas. Um estudo realizado pela Faculdade de Enfermagem da USP avaliou 43 mulheres em idade fértil (aquelas com ciclo menstrual regular) e, após um ano de análise, os médicos constataram que mulheres que sofrem de STEM apresentam, em sua maioria, mamas inchadas e doloridas, cólicas e impaciência.
O convívio social também é afetado. As consequências da síndrome no cotidiano feminino abrangem inquietude e respostas hostis às pessoas, interferindo nas relações interpessoais no trabalho, na escola ou em casa, além de brigas sem motivo aparente com os filhos e irritabilidade.
Principais sintomas da STEM
Existem cerca de 150 sintomas relatados como característicos da síndrome, porém, os mais comuns são:
-Afetivos: tristeza, ansiedade, raiva, irritação, labilidade do humor.
-Cognitivos: dificuldade de concentração, indecisão, ideias suicidas, cefaleia, dor no seio, dor articular, dor muscular.
-Neurovegetativos : insônia, sonolência, anorexia, desejo por determinados alimentos, fadiga, alteração da libido.
-Físicos: náuseas, diarreia, palpitação, sudorese, tonturas e vertigens.
-Hormonais: aumento de peso, edemas.
Pílula, antidepressivos ou vitamina B12?
Encontrar um tratamento eficaz para a síndrome da tensão pré-menstrual é um drama para a maioria das mulheres que busca ajuda.
Em muitos casos, a pílula anticoncepcional costuma ser a saída encontrada pelos especialistas. Mas nem mesmo ela é unanimidade quanto aos métodos indicados. O motivo? A causa do problema, que nada tem a ver com desequilíbrio hormonal.
Para o especialista Mauro Abi Haydar, a pílula não deveria ser recomendada como tratamento da STEM, pois, segundo ele, a causa do problema não está relacionada à disfunções hormonais, mas a fatores emocionais como estresse, pressões e frustrações.
“Não adianta tomar a pílula, se a causa é o estresse ou a perda de um ente querido, por exemplo. É preciso tratar a causa do problema”, continua.
O ginecologista acredita que a pílula não tem efeito eficaz no caso da síndrome porque sua função é apenas regular os níveis de hormônio no organismo da mulher, contribuindo pouco com o alívio dos sintomas. “Como a maioria das mulheres que sofrem com o problema tem um ciclo menstrual regular, não é necessário agir sobre os hormônios, e sim nas causas emocionais”, afirma.
Já a ginecologista Carolina Ambrogini acredita que a síndrome pode ter origem fisiológica, além da emocional. Ela explica que existem três níveis da síndrome: leve, quando os sintomas são intensos, mas não chegam a prejudicar a rotina; médios, quando os sintomas são mais fortes e interferem mais no humor do que na saúde física, e grave, como nos casos de pacientes que chegam a desmaiar com tamanho desconforto físico e emocional.
“Para cada caso há um tratamento mais adequado”, afirma Carolina. “Para o nível mais leve, a pílula pode funcionar. Ela ajuda a regular os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, amenizando a sensação de solidão e a tristeza. Para quem se enquadra nos níveis médios, a reposição com vitamina B12 é a mais recomendada, pois este nutriente ajuda no transporte e estoque de ácido fólico, combatendo os sintomas da depressão e a anemia. Já nos casos mais graves, a melhor opção é o uso de antidepressivos e a terapia, que ajudam a acalmar agindo diretamente nas causas emocionais do problema”, explica.
E quem já acostumou com a pílula?
Em geral, bastam alguns meses para que as substâncias deixadas pela pílula saiam do organismo deixando de alterar os hormônios.
E quem se trata com a pílula e interrompe o tratamento pode sofrer com os sintomas ainda mais agressivos, o chamado efeito rebote?
“O que pode acontecer é um desequilíbrio hormonal pela ausência da pílula, causando maior irritabilidade e dor, que podem ser confundidos com efeito rebote, mas é uma variação normal, como a de qualquer outro medicamento, e que nada interfere no grau de intensidade da síndrome. Estes sintomas passam dias depois da interrupção do uso”, explica Mauro Haydar.
Adote medidas preventivas Se os tratamentos ainda são pouco eficientes, uma boa medida para amenizar os sintomas é a prevenção. A seguir, três mudanças de hábitos que fazem a diferença:
Alimentação com pouca quantidade de gordura, sal, açúcar e cafeínaSegundo a ginecologista Carolina Ambrogini, a cafeína (do café, chás e bebidas do tipo cola) aumenta a tensão e a sensibilidade, portanto é contra-indicada para as mulheres que sofrem com a irritabilidade.
Passe longe do sal, que provoca retenção de líquido, caracterizada por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso. Já os alimentos gordurosos levam ao aumento de peso em mulheres que ficam com mais apetite durante este período.
Dieta com boas fontes de cálcio e magnésio De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista Archives of Internal Medicine, uma dieta rica em cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre e ervilha) pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
O levantamento, realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, comparou a dieta alimentar de mil mulheres com TPM e duas mil sem o problema. Aquelas sem TPM tendiam a ingerir mais alimentos ricos em cálcio e magnésio.
Segundo os pesquisadores, tanto o cálcio quanto o magnésio ajudam a diminuir is níveis de estrogênio, hormônio que intensifica os sintomas da TPM. A deficiência de magnésio também resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia.
Uma outra pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra provou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão.
A mudança nos hábitos alimentares foi a salvação para a professora Cintia Ferreira, 29 anos, que sofria desde adolescente com dores tão intensas que as fazia desmaiar: “era horrível, meus colegas de escola tinham que me carregar para casa no colo de tanta dor”, conta.
“Tomei pílula durante 10 anos e fiquei com o rosto manchado. Um dia me irritei com isso, parei de tomá-la e cortei, por indicação médica, chocolate, cafeína e frituras da minha dieta. De lá para cá, nunca mais sofri com as dores”.
Fazer exercícios regulares
A atividade física melhora o estado psíquico, o humor e o nível de tolerância à dor, em parte, devido à liberação da endorfina, substância que traz uma sensação de bem-estar ao organismo.
O esforço ajuda de duas formas: ativa a produção da serotonina, substância relaxante que ativa o sono e alivia a dor, além de promover uma espécie de massagem localizada, facilitando o retorno do sangue nos músculos contraídos e diminuindo o inchaço nesse período. As atividades mais recomendadas durante o período da TPM são as de baixa intensidade.
“Nessa fase, a mulher sofre grande variações do humor, podendo ainda ter enxaquecas e dores lombares fortes. Por isso, o ideal é evitar atividades muito intensas. Exercícios mais relaxantes, como ioga e alongamento, são os ideais”, explica o professor Cassiano Merussi Neiva, pesquisador Chefe do laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço, da Unesp.
Por: Natalia do Vale

Fonte:http://www.portaldafisioterapia.com/?pg=noticia&id=1221

Musicoterapia para terceira idade

Musicoterapia em geriatria
O trabalho musicoterápico em geriatria deve ser, de certa forma, diferente do que deve-se desempenhar com outros pacientes, tendo por objetivo geral a alteração de seu comportamento e a ampliação de suas capacidades. O tratamento musicoterápico oferecerá ao idoso a oportunidade, num primeiro momento, de estimulação às suas atividades mnêmicas (processo de ajuda ou de treinar a memória), atingindo, a partir delas, as demais funções cognitivas. O ato de tocar, cantar, improvisar, criar e partilhar experiências, entre outras atividades, propicia a elaboração de conteúdos mentais mais complexos a partir de sua produção sonoro-musical. O idoso é estimulado a retomar movimentos corporais, ao mesmo tempo em que vê resgatada a sua memória como um todo (Souza, 1997).Além da cognição, a música pode proporcionar estímulos fisiológicos, influenciando o ritmo cardíaco e pressão sanguínea, facilitando a movimentação das extremidades superiores e inferiores do corpo, as fortalecendo (Blasco,1999). Também exerce grande influência sobre a auto-estima do paciente, trabalhando seus aspectos emocionais.

A Musicoterapia tem como função principal, no tratamento com a terceira idade,restabelecer a auto-estima do idoso frente às suas potencialidades, ao meio queo cerca e a que pertence. Ao restituir esta capacidade de crença em si mesmo, desua potência como sujeito, o idoso restabelece o crédito diante do social,alterando para melhor o conceito que a sociedade tem dele e ele de si mesmo.(Cerqueira de Souza, 2006).

No trabalho musicoterápico, é fundamental que o musicoterapeuta tenha um conhecimento aprofundado das músicas que fizeram e fazem parte do universo musical do paciente, a fim de criar um ambiente propício para o fluir da linguagem musical e de seus aspectos terapêuticos.
Principais Objetivos da Musicoterapia com Pacientes Geriátricos
- Reforçar ou reestabelecer o ritmo de marcha: Por diversas causas, o idoso pode apresentar dificuldade de locomoção e de equilíbrio, dificultando até mesmo a sua própria marcha. A utilização de músicas com o ritmo e a pulsação bem marcados auxiliará o paciente a reestabelecer-se quanto a esta necessidade.

- Estimulação da fala: Muitas vezes, em decorrência à doença, o paciente geriátrico tem seu processo de comunicação verbal afetado. Porém, estas dificuldades podem ou não se apresentar, ou se apresentar com menor intensidade, na utilização do canto. Estimulando o canto, podemos estimular a musculatura facial e as áreas cerebrais envolvidas, auxiliando o processo de reabilitação.
- Estimulação da memória: A memória geralmente apresenta debilitações na maioria dos idosos, seja pelo processo normal de envelhecimento ou pelo surgimento de uma demência. A música, porém, traz reminiscências do passado, e ajuda no resgate de lembranças.

- Estimulação da Cognição: O processo cognitivo se altera com o avanço da idade, se tornando mais lento. Aprender novas músicas, ou relembra-las, tocar instrumentos musicais e reforçar associações pode se tornar um meio excelente de estimular a cognição e estimular o raciocínio, ajudando até mesmo a prevenir ou retardar doenças associadas à demências.
- Força Muscular: Os idosos perdem massa e força muscular com o passar dos anos. Estimula-los com instrumentos musicais de percussão que exijam um maior trabalho muscular, ou trabalhar o corpo através da música (dança, alongamentos), pode ser de grande ajuda para a manutenção e desenvolvimento desses músculos.
- Motricidade: A motricidade fina é uma grande dificuldade encontrada pelos pacientes geriátricos. Através de instrumentos que utilizem baquetas, do teclado ou do piano, podemos obter meios excelentes de estimulação neste requisito.
- Depressão: A música é, na maioria das vezes, prazerosa, auxiliando o idosonão só nos aspectos físicos como também em seus aspectos emocionais. A música propicia momentos prazerosos, onde o idoso tem a possibilidade de expressar as suas emoções e também lidar com seus sentimentos de perda, seus medos e tristezas.
- Solidão: Os idosos institucionalizados têm maior tendência a sentirem solidão e abandono. A música possibilita, através de seu potencial integrador, que os moradores dessas instituições se conheçam e compartilhem suas vivências e experiências, aprendendo a lidar e a apreciar a companhia de outros idosos, o que auxilia na formação de círculos de amizade e convivência, além de ampliar os momentos de satisfação proporcionados pela vivência grupal.

Síndrome de Sjogren: choro sem lágrimas

Síndrome de Sjögren: o doente sem lágrimas
Síndrome de Sjögren faz parte do grupo de doenças chamadas auto-imunes, nas quais células responsáveis pela defesa do organismo atacam as glândulas exócrinas (principalmente lacrimais e salivares), levando a uma diminuição da saliva e lágrima, denominada de síndrome seca.
A doença se manifesta, normalmente, em pessoas entre 40 e 60 anos de idade.
Os sintomas em crianças são muito raros.
No Brasil, não se sabe a prevalência da Síndrome de Sjögren. Nos Estados Unidos estima-se que cerca de três milhões de americanos tenham esta doença.
Os trabalhos mostram que a incidência nas mulheres entre 52 e 72 anos é de aproximadamente 3% na Suécia.
Principais sintomas
A síndrome de Sjögren, geralmente, está associada a outras doenças (50% a 70% das vezes).
Por isso, pode-se dividir as manifestações que são causadas pela síndrome e as que são provocadas pelas doenças associadas, como o lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóide. Os principais sintomas estão ligados a problemas nas glândulas lacrimais, salivares, sistema nervoso, sistema digestivo, e outros.
Glândulas lacrimais » a destruição progressiva destas glândulas leva ao ressecamento da conjuntiva e córnea, causando irritação nos olhos, diminuição na quantidade de lágrimas no choro e secreção espessa nos olhos.
A comprovação destas alterações é feita no consultório oftalmológico através da realização de testes que identificam a presença de lesão da córnea causada pelo ressecamento (coloração com fluoresceína ou rosa bengala), ou medida da quantidade de lágrima (teste de Schrimer).
Glândulas salivares » os sintomas resultantes da destruição destas glândulas provocam dificuldade de falar e deglutir, diminuição do paladar e maior incidência de cáries.
A confirmação da diminuição da produção de saliva é feita por meio de cintigrafia ou medição do peso de uma gaze antes e após o contato com a saliva (este último é pouco útil na prática), ou retirada de glândulas para detecção de infiltração por células inflamatórias.
Respiratórios » as vias aéreas possuem glândulas, que quando acometidas por esta síndrome, ocasionam tosse seca e persistente; otite média de repetição; rouquidão e sangramento das vias aéreas. Deve-se saber que esta doença também pode se manifestar por inflamação pulmonar (pneumonite).
Sistema nervoso » o sistema nervoso é atingido tanto no nível central como no periférico. Na parte central pode-se ter a presença de depressão como manifestação da síndrome. Já as manifestações periféricas aparecem sob a forma de dormência nos pés, quando existe neuropatia periférica.
Outros » os sistemas que possuem glândulas que liberam as suas secreções para o “exterior” também são acometidos por esta síndrome, causando ressecamento vaginal com conseqüente dor durante o ato sexual. Vale salientar a associação desta síndrome a tumores hematológicos.
Quais são as causasProvavelmente a causa da Síndrome de Sjögren é múltipla. Há influência de fatores genéticos (relação de hereditariedade); influência sexual (nove vezes mais freqüente em mulheres do que em homens); e até agentes infecciosos (já foram encontrados vírus em biópsia de glândulas salivares).
Formas de tratamentoO tratamento pode ser dividido em dois objetivos principais. Primeiramente pode-se utilizar medicamentos para diminuir a inflamação dos tecidos glandulares através do uso de drogas à base de cortisona da cloroquina. Só que é preciso administrá-las logo no início do quadro de inflamação, pois após a destruição das glândulas elas não têm mais benefício. Uma vez instalada a “insuficiência” na função glandular, os objetivos são a reposição, com substitutos de saliva, lágrimas artificiais e cremes para lubrificação vaginal.
fonte:http://www.portaldafisioterapia.com

NADA DE FICAR CHATA.....

Acupuntura ameniza os chatos efeitos da TPM
O nervosismo aumenta, o mau humor é evidente e as crises de choro são para lá de comuns. A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, teima em aparecer todos os meses. Além da instabilidade emocional que incomoda (e muito!) quem está por perto, traz cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça. A boa notícia às mulheres e, claro, aos maridos, namorados e filhos, é que a acupuntura promete amenizar esses problemas.
A técnica acredita na existência de uma circulação de energia vital pelo corpo e seu excesso ou falta ocasiona os incômodos.
"Quando há excesso, a mulher pode sentir cólicas superficiais e ficar mais explosiva, por exemplo.
No caso de falta, as dores são mais profundas e a pessoa fica mais introspectiva", disse o terapeuta em acupuntura Almir de Carvalho, proprietário da Reabilita Terapias Naturais, de Santo André, em São Paulo.
Para equilibrar a situação, de maneira geral, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha.
Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios.
Carvalho sugere um tratamento de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, seria interessante a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação. "É interessante que haja mudanças em alguns hábitos alimentares.
Vale evitar enlatados e bebidas geladas.
Devem preferir alimentos mais próximos do natural possível."

CIRURGIA PLÁSTICA É COISA SÉRIA

Com a super valorização dos padrões estéticos para se ter um corpo perfeito, muitos se esquecem que a plástica é, antes de tudo, um procedimento médico-cirúrgico e, por isso, requer total responsabilidade. Além disso, tem sido muito comum os drásticos episódios envolvendo cirurgias plásticas realizadas por profissionais não habilitados, tanto que reaqueceu a discussão em torno das responsabilidades que envolvem esses procedimentos.
"É inquestionável o papel da autoestima no bem-estar integral do ser humano. Porém, a busca pela harmonia facial e corporal precisa estar sempre atrelada à segurança e à saúde", alerta Wandler de Pádua Filho, médico-cirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Imagem: iStockphotoAo eleger a plástica como prioridade, é necessário procurar, em primeiro lugar, um médico especialista filiado à SBCP, segunda maior entidade do segmento no mundo. No site da Sociedade: http://www.cirurgiaplastica.org.br - é possível fazer a consulta por nome e por estado. O banco de dados é atualizado e a pesquisa é simples e rápida.A pessoa também deve buscar informações sobre a instituição na qual será realizada a cirurgia plástica. Vale enfatizar que hospitais e clínicas especializadas precisam cumprir as exigências da ANVISA.
Durante as consultas que antecedem a cirurgia é importantíssimo esclarecer todas as dúvidas. E cabe ao médico assistente estabelecer um espaço para um diálogo claro e objetivo. “Precisamos verificar as condições de saúde da pessoa. Consideramos a idade, o estilo de vida e o histórico familiar, além de não lançarmos mão de exames que atestam se o paciente pode ser submetido, naquele momento, a uma cirurgia”, explica o Dr. Wandler.
Tabagistas, pessoas sedentárias, portadores de grandes varizes e usuárias de contraceptivo oral, por exemplo, merecem cuidados redobrados antes, durante e depois do procedimento. “O paciente não deve omitir nenhuma informação”, lembrar no que diz respeito às emoções, o médico deve estar atento às expectativas do paciente. "Uma cirurgia facial não traz de volta o rosto da juventude, mas possibilita um ar leve e descansado. Uma lipoaspiração não substitui dieta e exercícios regulares, porém melhora o contorno corporal", esclarece o médico. O referencial externo também deve ser evitado. "Quando o paciente deseja ter o nariz de um modelo, por exemplo, é necessário cautela. Alterar as características radicalmente não é o melhor caminho", alerta.Quando tomados de maneira responsável, os investimentos estéticos trazem benefícios reais. “Vivemos cada vez mais e é natural que busquemos uma imagem condizente com o vigor físico. É só estar atento para que a busca pela beleza e juventude não coloque em risco a saúde", finaliza o médico.Cuidados essenciais para quem deseja passar por uma cirurgia plástica
Procure um médico especialista, filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No site da entidade (www.cirurgiaplastica.org.br) é possível verificar essa informação.
Evite realizar o procedimento se estiver vivenciando uma situação desafiadora do ponto de vista emocional: a perda de uma pessoa querida, a ruptura de relações valorosas ou uma demissão involuntária.
Reflita sobre a real motivação da busca pela beleza. Uma cirurgia plástica não trará, necessariamente, um ganho secundário, como um casamento mais feliz ou uma promoção no trabalho.
A operação deve ser precedida de uma criteriosa avaliação clínica e da realização de exames complementares compatíveis com sua faixa etária e o tipo de procedimento. A avaliação pré-cirúrgica é uma etapa indispensável para sua segurança.
Anote e grave todas as recomendações médicas para o pós-cirúrgico. Se você acredita que não terá tempo para realizar o repouso necessário, não faça a cirurgia.
Faça todos os questionamentos necessários antes da cirurgia. Conheça todos os riscos inerentes ao procedimento que deseja realizar, bem como o tempo previsto para duração dos resultados. Expectativas inalcançáveis costumam gerar frustrações.
A cirurgia plástica estética ou reconstrutora pode causar impacto positivo no bem-estar integral, por fortalecer a auto-estima e a autoconfiança. Para que traga benefícios, deve ser encarada com muita responsabilidade.
Beleza e Saúde

Como levantar o Bum Bum

Shakira, Beyoncé Knowless, Jennifer Lopez, entre outras beldades, lideram a lista de mulheres abençoadas pelo derriè avantajado. Além disso, ele é paixão nacional no Brasil, mas se o seu bumbum anda com a auto-estima em baixa, já é possível melhorar com a ajuda de uma lipo adequada.
Atualmente, existe a técnica de lipoinjeção – lipoescultura que tem um efeito duplo, onde retira-se a gordura em excesso da cintura e dos quadris e a injeta na porção superior da região glútea, provendo a elevação e sustentação do bumbum.
Imagem: Shutter Stock
O procedimento dessa cirurgia plástica dura entre duas e três horas e, no pré-operatório são feitos exames de rotina, mamografia e ecografia de mamas com o acompanhamento de um cardiologista.
Para que corra tudo bem no pós-operatório, a mulher tem de usar uma cinta elástica por aproximadamente dois meses, além de fazer a drenagem linfática para diminuir o inchaço e aliviar a dor. O ideal é aguardar três semanas depois da cirurgia para voltar às atividades normais.E se você é ansiosa, saiba que o resultado dessa lipo pode ser conferido a partir do terceiro mês, mas em alguns casos leva-se até seis meses para definir. O precinho, assim como de toda lipoaspiração é meio salgado: R$ 6 a 12 mil, mas é possível parcelar e ter descontos em caso de pagamento à vista.
Lipoescultura
Ela está no Brasil há pouco tempo, mas já é muito requisitada nas clínicas e consultórios especializados em cirurgia plástica. A técnica já é conhecida e aplicada nos Estados Unidos e veio para o Brasil pelas mãos do cirurgião plástico, Eduardo Sitnoveter.
Segundo ele, a Lipoescultura de Beverly Hills, promete um corpo esculpido sem cortes e com recuperação mais rápida que as convencionais.
No procedimento, o cirurgião utiliza a técnica de cartografia topográfica, criada especialmente para esta cirurgia que consiste em desenhar na pele, um plano preciso de tratamento baseado nos depósitos de gordura.Numa mesa acolchoada e aquecida, a paciente permanece deitada confortavelmente durante a realização da técnica. O profissional infiltra uma solução salina de lidocaína sobre os depósitos de gordura até deixá-los alagados, condição que inicia um processo de destruição do tecido adiposo e facilita a sua retirada por meio da cânula, posteriormente inserida em movimentos suaves e lentos.Por ser uma intervenção leve não exige uma anestesia muito pesada. Em alguns casos, a paciente fica acordada e até conversa durante o processo. A opção mais comum é a anestesia local - solução de xilocaína com soro fisiológico.Vale lembrar que como toda cirurgia plástica é preciso cautela e muita informação. Por isso, antes de optar por uma, pesquise muito sobre o assunto, converse com o seu médico e tenha em mente todos os benefícios e riscos existentes.
Fonte: Revista Plástica e Beleza

VAI UMA TORTINHA DE MAÇÃ LIGHT?


Torta de maçã light
Neste frio, os doces são muito bem-vindos, mas se a sua preocupação constante é com a balança e a manutenção da boa forma, nós encontramos uma receitinha de torta de maçã, que além de muito saborosa, tem somente 198 calorias. Se estiver bom para você, anote e aprenda a fazer em casa.
Ingredientes
2 e ½ xícara de (chá) de farinha de trigo1 colher de (chá) de fermento em pó
1 colher de (sopa) de adoçante dietético
150 Gr de margarina light
1 ovoRecheio
½ xícara de (chá) de adoçante dietético
6 maçãs sem cascas em fatias 2 colheres de (sopa) de suco de limão
1 colher de (sopa) rasa de amido de milho,
1 colher de café de canela em póComo prepararBata o ovo com um garfo, misture-o com a margarina e o adoçante dietetico.
Adicione a farinha de trigo misturada com o fermento em pó aos poucos, até ficar uma massa firme que desgrude das mãos.
Deixe descansar por 20 minutos.
Para o recheio, misture os ingredientes.
Divida a massa em duas partes, abra cada uma delas em superfície polvilhada com farinha de trigo em espessura fina.
Forre com uma das partes da massa, o fundo e os lados de uma forma de abrir, média, de 24 cm de diâmetro.
Coloque o recheio de maçãs e cubra com a outra parte da massa.
Dica: pincele com uma gema e faça furos com um garfo, para que o excesso de vapor do recheio não levante a tampa. Leve ao forno médio 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar
Receita de: KÁTIA GONÇALVES EIRAS
Valor Energético: 198 kcalCarboidratos: 34g
Proteína: 2,g
Lipídeos: 6g
Rendimento: 12 Porções
Fonte: Adoçante Tal e Qual

Medicamentos com doses e horários errados: Falta de procedimentos

Hospitais erram dose e hora ao ministrar remédios a pacientes
Hospitais oferecem remédios ao paciente em horário e doses errados em ao menos um terço dos casos.
É o que aponta uma pesquisa realizada em cinco hospitais do Brasil pela USP de Ribeirão Preto e Universidade Federal de Minas Gerais.
Das 4.958 administrações de medicamentos analisadas durante o estudo, 1.500 apresentaram problemas.
A maioria dos erros foi cometida com drogas para tratar problemas cardiovasculares e do sistema nervoso e antibióticos.
Tomar antibiótico fora do horário, por exemplo, favorece o surgimento de bactérias resistentes.
Os nomes das instituições não foram divulgados pelos pesquisadores, mas a proporção de erros encontrada é a mesma de outros estudos realizados no país e no exterior. O problema atinge hospitais públicos e privados.
Um dos principais gargalos é falta de formação da equipe de enfermagem sobre questões relacionadas à segurança do paciente, segundo Adriano Reis, professor de farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
"Erros também podem ocorrer por problemas como falhas no sistema de distribuição dos medicamentos e sobrecarga das equipes de trabalho", diz.
Medidas preventivas elementares, como checar o nome do paciente no frasco do medicamento e a via correta de administração, também são deixadas de lado.
O doente pode ajudar a reduzir equívocos. Usar a pulseira de identificação durante toda a internação ajuda.
"O paciente informado pode ser uma barreira. Deve suspeitar e perguntar sobre alterações na administração, como receber uma injeção no lugar de um comprimido", aconselha Hessem Miranda Neiva, diretora do Instituto para Práticas Seguras do Uso de Medicamentos.
Folha de São Paulo

Médicos são corporativistas?

Médicos dos EUA praticam corporativismo contrariando a lei, demonstra estudo

DA FRANCE PRESSE
Os médicos americanos resistem a denunciar seus colegas de profissão que cometem erros ou não estão em condições de exercer a medicina, apesar de a lei de vários estados assim o determinar, revelou um estudo publicado nesta terça-feira.
"Em seus estatutos, muitos estados obrigam os médicos a apontar às autoridades seus colegas que têm sua capacidade de exercer (a medicina) afetada por álcool, drogas, uma doença ou um problema sociológico", afirmaram os autores de um estudo realizado por médicos no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.
"Os dados sugerem que a taxa de indicação é muito mais baixa do que deveria ser, levando em conta o número de médicos que se veem incapacitados de continuar com suas carreiras", destacou o estudo publicado na revista Jama (Journal of the american medical association) de julho.
A pesquisa observou o comportamento de 1.891 médicos em 2009, dos quais uma ampla maioria (64%) se disse disposta a apontar um colega incompetente.
No entanto, apenas 17% deles disseram ter tido conhecimento de casos de médicos incompetentes e apenas uma parte deste grupo de doutores informou o caso às autoridades competentes.
"Estas conclusões são preocupantes porque o sistema de vigilância e denúncia dos pares é um dos mecanismos essenciais para identificar os médicos cujas práticas e atitudes se tornam problemáticas", concluíram os autores do informe.
Folha de São Paulo

Mel contra as bacterias resistentes

Mel pode ser nova arma contra bactérias resistentes

Cientistas da Universidade de Amsterdã não apenas comprovaram a ação antibacteriana do mel como mostraram que ele pode neutralizar bactérias resistentes a antibióticos, como Staphylococcus aureus e E. coli.
Os pesquisadores também deram um passo além na busca de novas formas de prevenir e tratar infecções ao descobrir qual é a substância do mel que tem essa ação.
Batizada com o sugestivo nome de defensin-1, trata-se de uma proteína presente no organismo das abelhas, por elas acrescentada ao mel.
"É importante encontrarmos produtos naturais que desativam bactérias. Eles não têm a toxicidade dos medicamentos e podem ser usados em quantidades maiores", diz o infectologista Marcos Boulos, da Faculdade de Medicina da USP.
O uso popular do mel para tratar sintomas como dor de garganta mostra que ele tem alguma eficácia, segundo Boulos. Porém, o mel "in natura" não oferece garantia de controle da infecção.
"Além da questão da qualidade do mel, não sabemos se a substância ativa foi ingerida em concentração suficiente. A vantagem da pesquisa foi isolar a substância, o que pode levar ao desenvolvimento de produtos eficazes para cura e prevenção de infecções", diz o médico.
Segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, o mel é um nutriente de alto valor energético, que pode ajudar o sistema imunológico, mas o uso contra infecções ainda tem que ser muito estudado.
Durval Ribas, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que há alguns estudos mostrando a ação anti-inflamatória e bactericida do mel em infecções de pele. "Mas ainda não podemos confirmar o uso médico", acrescenta.
Para os autores da pesquisa, publicada no jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, o mecanismo de ação foi esclarecido.
Eles afirmam que tanto o mel quanto a substância antibacteriana isolada (a defensin 1) têm alto valor na prevenção e no tratamento de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.
Folha de São Paulo

Mulheres chegando aos 40 desejam congelamento de óvulos à espera de parceiro ideal para ter filhos

Mulheres perto de 40 querem congelar óvulos à espera do parceiro ideal, diz estudo
da BBC Brasil
Um pequeno estudo feito com 15 pessoas na Bélgica indicou uma tendência entre mulheres perto de completar 40 anos de optarem pelo congelamento de seus óvulos enquanto procuram o parceiro certo.
Um terço das quinze entrevistadas disseram que estavam recorrendo ao congelamento também como uma medida de segurança contra a infertilidade.
Outra pesquisa, feita com 200 estudantes na Grã-Bretanha, revelou que oito em cada dez estudantes de Medicina considerariam fazer o procedimento para poderem se concentrar na carreira antes de decidirem ser mães.
Entre estudantes de Esportes e Educação, a metade disse que consideraria o procedimento.
Os estudos foram apresentados durante uma conferência da European Society of Human Reproduction and Embryology, em Roma, Itália.
O congelamento de óvulos, técnica relativamente recente, permite que uma mulher guarde seus óvulos caso, no futuro, ela tenha de recorrer a um tratamento de fertilização in vitro para engravidar.
As chances de sucesso são melhores entre mulheres jovens e saudáveis, mas a maioria das mulheres utilizando o procedimento hoje tem quase 40 anos e está optando pelo congelamento como "último recurso", segundo cientistas.
Cada tentativa de fazer o congelamento custa em média US$ 4,5 mil (cerca de R$ 8 mil) e algumas mulheres precisam fazer três ciclos de forma a preservar um bom número de óvulos.
Em sua apresentação durante a conferência, Julie Nekkebroeck, responsável pelo estudo belga do qual participaram 15 mulheres, disse que 27% das entrevistadas declararam que gostariam de esperar que seus relacionamentos se consolidassem antes falar em ter filhos.
As mulheres, que tinham idade média em torno de 38 anos, não esperavam usar os óvulos antes de chegarem aos 43 anos e afirmaram saber que precisavam fazer o procedimento enquanto estavam férteis e saudáveis.
"Elas tinham tido parceiros no passado, uma estava em um relacionamento, mas não realizaram o desejo de ter um filho porque achavam que não haviam encontrado o homem certo", disse Nekkebroeck.
Carreira
Apresentando o estudo britânico durante a mesma conferência, a médica Srilatha Gorthi, do Leeds Centre for Reproductive Medicine, na cidade de Leeds, Inglaterra, disse que é a primeira vez que opiniões de mulheres jovens em relação à questão da fertilidade são examinadas desta forma.
Gorthi disse que as estudantes de Medicina citaram a carreira como justificativa mais comum para considerarem o congelamento, outras estudantes estavam mais preocupadas com a estabilidade financeira.
A pesquisadora acrescentou que a sociedade precisa oferecer mais apoio às mulheres jovens para que possam começar a família quando estão prontas, sem ter de comprometer suas carreiras.
"Mulheres que pensam em passar por esse procedimento precisam receber informações precisas e aconselhamento quanto aos benefícios e limitações do congelamento em comparação com outras opções", disse.
A porta-voz da entidade britânica de apoio a pessoas afetadas pela infertilidade Infertility Network UK, Clare Lewis-Jones, disse que é extremamente importante que as pessoas se conscientizem dos efeitos da idade sobre sua fertilidade.
"Muitas mulheres agora optam por adiar o momento de ter filhos e, embora devam ser apoiadas nessa escolha, precisam saber dos problemas potenciais que podem enfrentar quando decidirem ser mães".
"A idade tem um impacto sobre a fertilidade dos homens também e quando elas encontrarem o parceiro ideal, podem descobrir que ele tem problemas".
"Elas também precisam estar conscientes de que tratamentos para fertilidade não têm garantia de sucesso",

Palavras, opiniões e emoções

Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos e pelas opiniões que emitimos

Por Cherrine Cardoso

“Ninguém erraria se ouvisse os próprios conselhos”Mestre DeRose
Um grande defeito do ser humano (e eu me incluo nessa) é exercer o mau hábito de julgar. Aquele julgamento baseado nas suas experiências, na sua educação, no seu ponto de vista, naquilo que acredita ser o certo e o errado.
Entretanto, o que não observamos ao emitir um julgamento ou uma opinião é: o que é certo e errado para mim pode não ser para o outro.
Esta reflexão é muito importante. Porque a partir do momento em que você emite aquilo que você acha exerce o poder da influência. Pode, sem querer e de forma inconsciente, influenciar o interlocutor a entrar na sua sintonia e onda, quando na verdade para ele talvez a coisa pudesse ser vista de outra maneira.
Somos formadores de opinião desde o momento em que nascemos e precisamos exercer esta “profissão” natural com muita responsabilidade. Precisamos observar quando estamos tomando partido de algo ou alguém e, automaticamente, nos colocando contra um outro lado. E se isso acontecer, mais ainda, precisamos observar se o estamos fazendo isoladamente ou se estamos arrastando mais pessoas conosco.
Se aqueles que nos ouvem e nos admiram se identificam com o que estamos proferindo de forma consciente, a ponto de escolherem pensar da mesma forma ou agir como nós, ok! porque é uma opção própria. Entretanto, se em determinado momento estamos instigando o outro a entrar na nossa mesma sintonia apenas para conseguirmos aliados ou parceiros de pontos-de-vista, é melhor fazer um auto-estudo e reavaliar se temos este direito!
Quando nos identificamos com uma filosofia de vida, com uma vocação, com um grupo, podemos sim segui-lo e isso naturalmente acontece e serve para que moldemos nossa identidade e nossa vida.
Mas a minha reflexão parte do princípio que muitas vezes queremos emitir nossa opinião sobre as ações das pessoas, no âmago de, quem sabe, ajudar ou contribuir para que quem escute tenha de seus conselhos o necessário para tomar uma atitude. E eu pergunto: que direito é esse que achamos ter de dizer ao outro o que é certo e errado?
Uma outra coisa que percebo atualmente com mais maturidade é que, quando nos emocionamos, procuramos nos apoiar em quem tem opiniões similares às nossas.
Se estou triste por uma determinada razão ou situação e alguém que eu conheço pensa como eu, automaticamente vou querer ouvi-lo mais do que aquele que não pensa. Dessa forma eu me reconforto e acredito que estou certa, aquietando meu coração e me enchendo de razão. Então, procuramos sempre estar perto daqueles que gerem sintonia com nossas opiniões e emoções. Mas isso pode não ser o mais correto pois vai alimentá-lo com os mesmos medos e inseguranças.
Mas se você tem uma dúvida, principalmente quando estiver emocionado, medite! Sozinho.
Faça inúmeras reflexões. Se quiser ouvir amigos e família, o faça, mas procure não precipitar-se ao agir baseado apenas nas opiniões dos outros. Busque dentro de você aquilo que realmente deseja. Observe com maturidade e consciência se o seu desejo é mesmo seu ou se pode estar sob a influência do ponto-de-vista de mais alguém. Não permita-se influenciar pela opinião dos outros, porque cada um foi educado de uma maneira, cada um tem uma identidade e valores pessoais, cada um sofre influências do meio em que vive e molda seus conselhos sob isso.
E, mais que tudo, antes de tomar qualquer decisão observe se está agindo de forma emocional ou racional, isso certamente fará toda a diferença. Enquanto emocionados, nos cegamos e buscamos sempre a zona de conforto, aquilo que nos deixa menos tristes. Entretanto, até a tristeza é um darshana* e uma opção, basta que você aquiete o seu coração e deseje estar diferente para que internamente as sensações se transmutem!

Perder peso: força de vontade.

Não é fácil perder peso, ainda mais se a pessoa não possui condições de praticar esportes ou atividades físicas regularmente.
Algumas pessoas devido ao excesso de peso, não conseguem correr, caminhar por longos períodos de tempo, ou mesmo ficar sem comer por muito tempo.
Mas, isso não é nada importante.
O importante é se a pessoa está de fato e de verdade decidida a perder peso e emagrecer rapidamente, se ela realmente estiver disposta e se estiver, basta ter força de vontade que ela então alcançará todos os seus objetivos.
Algumas pessoas vivem se policiando e pensando pequeno, mas isso porque elas agem conforme o que estão vendo e não é assim que deve ser.
É preciso já visualizar o futuro e lutar no presente para chegar lá.
Quando seu interior estiver confiante, seu exterior começará a expor os resultados, pois desta forma naturalmente você fará dietas, regimes e valorizará os exercícios e atividades físicas, sem que ninguém fique no seu pé. Há algo melhor? Não estou dizendo para você ficar viciado em academia ou mesmo para só comer verduras, legumes, vegetais e frutas, estou apenas querendo lhe mostrar a importância destes alimentos e também a seriedade de praticar um exercício frequentemente. Afinal de contas levar uma vida sedentária não é nada aconselhável para quem precisa ou deseja emagrecer, pois para ter um corpo atraente e uma boa saúde praticar um esporte ou fazer exercícios físicos é fundamental.
Desejamos-te boa sorte e pedimos que você dê ouvidos a sua consciência, pois na realidade você já sabe o que de fato precisa fazer para perder peso.
Minha vida

Maneiras eficazes de perder peso
Beleza, Saúde
Se você deseja perder peso rapidamente, logo abaixo vamos te relembrar algumas boas maneiras eficazes de economizar nas calorias, e então consequentemente perder peso.
Se você hoje percebeu que está com alguns quilinhos a mais, e a fixa caiu que está na hora de procurar fazer algumas atividades físicas, não espere a próxima segundo novamente, pois assim nunca chegará o dia. O mais rápido possível procure iniciar em alguma academia, e inicie um compromisso até que você pegue gosto pelo assunto.
E lembre-se que além de fazer atividades e exercícios fiscos é bom procurar maneirar na sua alimentação e economizar nas calorias. Minhas sugestões seriam que você deixa-se o açúcar de lado e utilizasse adoçante, não ingerisse batatas fritas, e sim purê de batata, que não possui tantas calorias. Lembrando que a margarina do pão também é bem calórica, então troque-a por geléia light.
Enfim, observe aquilo que você come com bastante freqüência e procure sempre mudar os cardápios, assim como os tipos de exercícios. Assim você chega em seu objetivo.

NA SAÚDE E NA DOENÇA PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA

Escolher exercício certo ajuda a tratar problemas de saúde
Pratique uma atividade física. Na saúde e na doença.
"Fazer exercícios, em geral, não é contraindicado no caso de doenças. Pelo contrário: os estudos apontam que a qualidade de vida e os parâmetros dos distúrbios melhoram".
Mas a regra não é tão clara. Enquanto alguns exercícios podem ser ruins para certas doenças, outros beneficiam o paciente. Embora o exercício não seja remédio, bem direcionado ele faz parte do tratamento.
"A atividade física regular deve estar incluída no cuidado de doenças de homens e mulheres de todas as idades".
Para isso, além das condições individuais, deve-se avaliar o estado do distúrbio e as variáveis de cada atividade física. Em certos casos de artrose ou lombalgia, por exemplo, o risco de lesão pode superar o benefício genérico de combater o sedentarismo, também considerado doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Já se a ideia é controlar a osteoporose, atividades sem impacto são benéficas para várias questões, mas não contribuem para a densidade óssea.
As atividade podem trazer mais benefícios e menos riscos para certas condições de saúde, a especialistas forram consultados e a reportagem chegou a seguinte conlusão: os exercícios devem ser direcionados e orientados especialmente para os mais diferentes casos.
ASMA
Inflamação crônica das vias respiratórias, a asma geralmente é uma resposta alérgica a determinados estímulos. A inflamação dificulta a passagem de ar nos pulmões, diminuindo a capacidade pulmonar e encurtando os músculos envolvidos na respiração. O exercício não atua especificamente na inflamação ou na alergia, mas fortalece os músculos respiratórios e reeduca a respiração. "O fortalecimento da musculatura respiratória promovido pela natação aumenta a capacidade de reagir às crises asmáticas.
Para nadar, também é necessário respirar da forma correta, o que aumenta a capacidade de oxigenação dos pulmões".
O meio úmido também é indicado:
"Realizar exercícios quando o ar está muito seco pode induzir a crise [de asma]".
Natação
PrecauçõesEvitar locais com pouca ventilação, onde a concentração de gases produzidos pelo cloro pode desencadear alergias respiratórias. A intensidade do exercício deve ser controlada para diminuir o risco de broncoespasmo (contração reversível da musculatura dos brônquios) induzido por exercício.
Não realizar a atividade durante inflamação aguda das vias respiratórias
Modo de usar
Como em outras atividades aeróbicas, o iniciante deve começar com um treinamento de baixa intensidade e ir aumentando progressivamente essa intensidade de acordo com o aumento da capacidade cardiorrespiratória.
Os exercícios específicos de respiração (como treinar a expiração debaixo d'água) são essenciais, mas não devem ser feitos seguidamente por períodos longos
Opções de atividades
Corrida, que também aumenta a capacidade pulmonar; ioga, com ênfase nos exercícios respiratórios ("pranayamas"), que reeducam a respiração
ARTROSE
O processo degenerativo de desgaste da cartilagem da artrose está relacionado principalmente ao envelhecimento, a problemas congênitos ou a traumatismos e sobrecarga nas articulações. Essa degeneração do tecido provoca dor, limitação de movimentos e, em estágio avançado, deformação do osso, e afeta especialmente articulações como os joelhos.
Atividade física adequada, embora não atue nas causas hereditárias ou evite a ação do envelhecimento, pode reduzir danos e adiar a progressão da doença, além de evitar a sobrecarga articular. "Todos os estudos mais recentes apontam para o fortalecimento muscular, que estabiliza as articulações".
É importante que a atividade não cause impacto nem sobrecarga na articulação.
"Dependendo do grau de acometimento das articulações afetadas, iniciamos [o programa de exercícios] com isométricos [contração do músculo sem movimento da articulação] suaves e intervalados, para depois introduzir os exercícios isotônicos, com carga adequada", diz.
Musculação em aparelhos
Precauções
A atividade não deve buscar a hipertrofia (aumento da massa muscular), mas sim a tonificação dos músculos. Mesmo com cargas baixas, a repetição frequente do movimento pode causar adaptações musculoesqueléticas indesejáveis se a execução não for feita de forma correta, por isso é preciso orientação e supervisão individualizada de um profissional capacitado
Modo de usar
Os aparelhos de musculação devem estar perfeitamente ajustados a condições individuais como altura, peso e limites de flexibilidade e força de quem vai utilizá-los. As cargas começam baixas e chegam até o limite chamado submáximo (70% da capacidade máxima de força do indivíduo). São feitos intervalos de um a dois minutos entre cada série
Opções de atividades
Ciclismo em terreno plano com regulagem adequada do selim (mais elevado e um pouco mais para a frente), de forma a não forçar a articulação do joelho e causar dor
CÂNCER
O tratamento quimioterápico para o câncer diminui as massas muscular e óssea e a capacidade cardiorrespiratória, entre outros efeitos. Ao minimizar essa perda, a atividade física contribui para o aumento da qualidade de vida do paciente oncológico. Por causa das limitações causadas pela doença e pelo tratamento, só deve ser feita com um orientador que esteja em contato com o médico responsável. O ideal é um programa que alterne o trabalho de força, o de flexibilidade e o aeróbico em baixa intensidade.
A atividade em grupo é indicada, pois oferece apoio social ao paciente, mas esse deve ser pequeno, para que sejam observados os limites individuais. O grupo e o treinador são importantes para estimular a atividade física em quadros de fadiga (efeito comum do tratamento), garantindo a aderência ao programa de exercícios.
Aeróbica + musculação + alongamento
PrecauçõesO treinador, o paciente e o médico devem ficar sempre em contato, trocando informações para garantir a segurança e a eficácia da atividade. É preciso levar em conta a fadiga causada pelo tratamento para adequar o tempo de execução de cada atividade. Em caso de lesões cirúrgicas, é preciso limitar o trabalho na região afetada. Em todos os casos, a carga usada no trabalho muscular deve ser baixa, para evitar lesões musculares ou articulares em tecidos enfraquecidos pelo tratamento. O impacto também deve ser minimizado. Pacientes em tratamento quimioterápico devem fazer o controle constante do nível de hemoglobina no sangue -se estiver muito baixo, a atividade deve ser suspensa
Modo de usar
As atividades aeróbicas, de musculação e flexibilidade são alternadas, na mesma aula, por períodos curtos (entre 15 e 20 minutos cada). O trabalho aeróbico é introduzido aos poucos: no início, é preciso ganhar massa muscular e óssea para poder realizá-lo. É feito em equipamentos como esteira, bicicleta ergométrica ou aparelhos elípticos (como o "transfer"), que reproduzem os movimentos da caminhada sem o impacto da pisada.
Opções de atividades
Caminhada ou bicicleta ergométrica, com acompanhamento de treinador capacitado e em contato com o médico
LOMBALGIAS
A lombalgia não é uma doença, mas um sintoma: é a dor na região inferior da coluna, que pode ter como causa de desvios posturais a hérnias de disco. Dependendo da causa da lombalgia, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. A atividade física proporciona um equilíbrio musculoesquelético que diminui a pressão sobre a coluna lombar. "É preciso criar uma força que possibilite distribuir o peso do tronco e da cabeça e reagir à ação de gravidade sem sobrecarregar a parte de baixo do corpo", fortalecer os músculos estabilizadores da coluna é a melhor forma de garantir esse equilíbrio postural.
Pilates
PrecauçõesAs causas das dores na região lombar devem ser investigadas previamente, para que o programa de exercícios seja montado de acordo com as necessidades e limitações de cada pessoa e para verificar se há ou não indicação cirúrgica
Modo de usarOs iniciantes devem optar pelas aulas de pilates em estúdio, com aparelhos e orientação de profissional capacitado, preferencialmente com formação em fisioterapia. Os exercícios trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, com poucas repetições de cada movimento. São enfatizadas a concentração e a respiração correta durante a execução dos exercícios, a consciência corporal e a contração da musculatura abdominal
Opções de atividadesAlongamentos; reeducação da marcha ou do movimento (técnicas orientadas para reorganizar o alinhamento ósseo e distribuir a força muscular em situações dinâmicas, ou seja, na execução de diferentes movimentos)
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma desordem ainda pouco compreendida, que causa dor muscular e fadiga. Mas é justamente o cansaço moderado e a estimulação muscular proporcionados por exercícios que ajudam a controlar o distúrbio. "Medicamentos podem ou não ser indicados, mas não há melhora terapêutica sem a prática de atividade física", uma das funções do exercício é melhorar a qualidade do sono, fundamental para o controle da fibromialgia.
Atividades na água possibilitam a tonificação dos músculos sem excesso de carga, permitindo maior controle da dor.
O meio também tem efeito relaxante, benéfico para um distúrbio associado a fatores emocionais.
Hidroginástica
PrecauçõesA intensidade deve ser programada para que o cansaço não se aproxime da exaustão. O horário para praticar a atividade deve ser programado de acordo com a reação individual à atividade: após o período de adaptação, a prática não deve causar sonolência excessiva durante o dia
Modo de usar
Os exercícios de fortalecimento devem trabalhar os diferentes grupos musculares, em séries seguidas, até o corpo sentir um certo cansaço. A temperatura da água deve ser morna, para promover sensação de conforto e, nos intervalos de repouso, auxiliar no relaxamento muscular e diminuir a sensação de dor
Opções de atividadesMusculação com carga baixa, aulas de danças rítmicas ou de salão
HIPERTENSÃO
O aumento contínuo da pressão danifica as artérias e traz riscos de problemas como infarto e derrame. A doença afeta 60% da população acima de 65 anos. Entre os fatores de risco, estão hereditariedade, envelhecimento e hábitos de vida. No tratamento, remédios podem ser necessários, mas mudar a alimentação (especialmente controlar a ingestão de sal) e praticar exercícios é fundamental. "As atividades aeróbicos e de força têm efeito direto sobre a normalização da pressão, e esse benefício pode ser estender por até 24 horas".
O controle do estresse, que também tem efeito direto sobre a pressão arterial, é outro fator fundamental.
Caminhada ou corrida + exercícios isotônicos + ioga
Precauções
A atividade só deve ser iniciada após a realização de todos os exames pedidos pelo médico e com sua autorização. A pressão arterial deve ser monitorada constantemente
Modo de usar
Sedentários devem começar com um programa de fortalecimento muscular com exercícios isotônicos (contração e relaxamento dos músculos alternadas ritmicamente) três meses antes de iniciar o programa de caminhada. No início, o trabalho aeróbico (corrida ou caminhada) é intervalado, com breves aumentos de intensidade seguidos de repouso. Conforme melhorar a capacidade de recuperação (tempo necessário para normalizar a frequência cardíaca), o exercício aeróbico passa a ser contínuo (entre 30 e 40 minutos). Na ioga, a ênfase são os exercícios respiratórios e de focalização (manter a concentração em determinado "objeto", como uma imagem visualizada mentalmente). Essas práticas levam a um estado meditativo, que reduz o estresse, relaxa os músculos periféricos, desacelera os batimentos cardíacos e diminui a pressão arterial. A atividade aeróbica e a musculação são feitas em dias alternados. A técnica de relaxamento é praticada diariamente
Opções de atividadesNatação, que combina o trabalho aeróbico com um bom fortalecimento muscular, bicicleta estacionária (para facilitar o controle da frequência cardíaca), relaxamento progressivo (técnica em que os vários grupos musculares são tensionados e relaxados sequencialmente)
OSTEOPENIA
Uma atividade como a dança flamenca, que busca o impacto, contribui para manter e aumentar a massa óssea em casos de osteopenia. "Quando a perda [de massa óssea] ainda é pequena, o impacto de bater o pé no chão ajuda a aumentar a densidade óssea. Porém, na osteoporose, com o maior risco de fraturas, esse tipo de atividade pode ser contraindicado", diz Betty Gervitz, fisioterapeuta e professora de dança. Nesses casos, indica-se a musculação: "Exercícios de resistência muscular, especialmente com sobrecarga, são eficientes para quadros de osteoporose, pois a força muscular exercida sobre os ossos estimula a produção de massa óssea".
Dança flamenca ou musculação
Precauções
A dança flamenca só é indicada em casos de osteopenia (quando a massa óssea é de 10% a 25% menor do que a considerada normal) ou osteoporose em estágios muito iniciais. Quando a osteoporose já está instalada, aumenta o risco de fraturas provocada pelo impacto da atividade nos ossos fragilizados
Modo de usarA prática de dança deve ser muito bem orientada, respeitando os limites individuais. Se surgirem sintomas como dores nas articulações dos pés, joelhos ou quadris, o médico deve ser consultado para avaliar a continuidade ou não da atividade. A musculação pode ser feita em aparelhos ou com pesos livres -nesse caso, é preciso ter controle postural e orientação adequada, já que a realização incorreta e a carga excessiva podem gerar lesões nos músculos e articulações
Opções de atividadesCaminhada ao ar livre (que combina produção de impacto com exposição à luz solar, importante para ajudar a fixar cálcio nos ossos)
Folha de São Paulo

SAIBA MAIS:
Exercícios Físicos Aceleram Tratamentos e Preservam sua Saúde !
Em alguns casos, eles valem tanto ou mais do que remédio, com uma vantagem: não deixam gosto amargo na boca. Os exercícios físicos, cada vez mais, são recomendados pelos especialistas como parte do tratamento de uma série de problemas de saúde. Os efeitos são comprovados contra desvios e dores na coluna; males do coração, alergias respiratórias e até no combate ao stress. Para explicar como isso acontece e ajudar você a tirar proveito máximo do seu treino, convocamos um time de peso. A seguir, os fisioterapeutas Pedro Rizzi de Oliveira e Samantha Lopes de Almeida, da Clínica Luisa Catoira; Fernanda Elhiage, do Studio Conceitus; Marcela Guerreiro, da filial de Campinas do Instituto Patrícia Lacombe e a fisiatra Perola Grinberg Plapler, ...
da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação decifram o que está por trás de cada movimento realizado na busca por um dia-a-dia mais saudável. 1. Desvios na coluna - Que tipo de exercício pode aliviar as dores?Os desvios da coluna normalmente acontecem por um desequilíbrio muscular. Todo trabalho que possa equilibrar a musculatura dos dois lados ajuda na correção. Os alongamentos para região cervical, torácica, lombar e para os membros inferiores (pernas) são ótimos.
No entanto, a prevenção é sempre mais importante. Mudanças nos hábitos de vida são essenciais, como atenção na mobília e atividades em casa e no trabalho para evitar posturas erradas e por tempo prolongado. Por exemplo, se a pessoa tiver hipercifose (ombros projetados para frente, postura triste ), indicamos exercícios que abram a postura e projetem os ombros para trás ( o que, automaticamente, esticar mais a coluna). E evitaremos exercícios que reforcem mais ainda essa postura errada.
E que tipo de exercício precisa ser evitado?
Exercícios com sobrecarga para o movimento de extensão da coluna, principalmente associados à rotação devem ser evitados, pois podem gerar um stress nos discos intervertebrais levando à dores e hérnias nessa região. Caso o indivíduo já possua uma lesão instalada na coluna, é importante evitar atividades com impacto como corrida, exercícios em cama elástica e atividades que envolvam saltos. Qualquer esforço fora do limite pode aumentar o desvio e, principalmente, causar pressão nos discos da coluna. Para se ter uma idéia da gravidade das posturas inadequadas, quando um indivíduo mediano senta-se incorretamente aumenta em 50 quilos a pressão sobre o disco de L5, localizado na região lombar. Essa pressão, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnias de disco.
O fortalecimento abdominal é indicado?
Sim. A musculatura abdominal profunda ativa vai dar sustentação para coluna lombar. Quando você fica de pé e relaxa a barriga para frente , a tendência é os ombros caírem para frente , com sobrecarga na região lombar, pois é ela quem ajuda a segurar nosso abdômen. Nesse tipo de postura errada, perdemos inclusive centímetros em altura, graças à curva em que ficamos. Com o abdômen contraído, a lombar fica menos sobrecarregada, diminui-se a hiperlordose (curvatura do bumbum arrebitado), os ombros são direcionados para trás, a postura abre-se e crescemos centímetros. Mas a musculação não é a única medida a ser adotada. Um bom trabalho postural como o RPG e alongamentos são essenciais para evitar e/ou tratar dores na coluna.
Os alongamentos são uma boa idéia?
Os alongamentos são primordiais na manutenção da boa saúde da coluna. Um músculo alongado gera menos tensões e desvios posturais do que um músculo encurtado. Além disso, a nutrição e oxigenação dessa musculatura é mais eficiente devido a uma melhor circulação local, o que a deixa menos propensa a lesões e mais eficaz para enfrentar as sobrecargas impostas no dia-a-dia. Nosso corpo é uma máquina perfeita e absoluta. E, como toda máquina, enferruja quando fica parada. A atividade física (seja ela de força ou alongamento) mantém todas as estruturas do nosso corpo em atividade. Mas é preciso muito cuidado porque o alongamento errado pode provocar lesões. O importante é que o paciente seja sempre bem orientado por um profissional.
2. Hipertensão, colesterol alto e problemas cardiovasculares
As atividades aeróbias ajudam de que maneira?
Os exercícios aeróbicos atuam melhorando a função cardíaca, ou seja, o coração se contrai de forma mais vigorosa. Esse tipo de atividade leva também a uma diminuição do nível de colesterol ruim (LDL), reduzindo o risco de entupimento das artérias e, conseqüentemente, o aparecimento da hipertensão arterial. Por isso, a importância de fazer dos exercícios um hábito. É um ciclo: com o coração funcionando bem, o colesterol diminui e a hipertensão é controlada (desde, é claro, que se combine com uma dieta adequada).
A musculação também pode ajudar?
A musculação atua como coadjuvante na prevenção dessas condições, visto que com uma musculatura mais condicionada a realização das atividades aeróbicas é facilitada 3. Osteoporose
Quando ela já se instalou que movimentos precisam ser evitados?
Pessoas que já tem osteoporose devem se exercitar como parte do tratamento. No entanto, alguns exercícios devem ser evitados. O impacto (saltar) pode comprometer tanto as vértebras quanto o quadril de pessoas com um quadro mais severo. Além disso, como a osteoporose se instala com freqüência em pessoas de mais idade, é muito comum a presença de artrose e conseqüente dor nas articulações. Essas pessoas têm grande dificuldade para realizar exercícios de impacto, que devem ser evitados.A melhor opção de exercícios passa a ser a musculação. Exercícios com peso podem ser feitos de forma controlada tanto no peso, como na quantidade de repetições, o que torna esta atividade bastante segura. Para os braços é melhor fazer exercícios em aparelhos do que com pesos livres, porque sobrecarregam menos a coluna.
Devemos evitar os movimentos de flexão da coluna, principalmente carregando peso. Esta postura típica da osteoporose, a corcunda , acontece por causa das micro-fraturas na região anterior das vértebras. Isto faz com que as vértebras fiquem mais baixas na frente e mais altas atrás. Os movimentos de flexão podem acentuar este quadro, o que não é desejável.
Também é importante saber o grau a osteoporose (a densitometria óssea é um dos exames que ajudam a esclarecer isso). Dependendo do resultado, evite cargas muito pesadas e movimentos bruscos e saltos. Mas a atividade física também evita que o problema se instale, principalmente se for associada a uma dieta rica em cálcio e ferro.
E quais ajudam no fortalecimento ósseo?
A ginástica holística, por exemplo, é um método educativo, preventivo e terapêutico. São 800 movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para o fortalecimento da massa óssea. Mas todo movimento que tonifica a musculatura é uma boa opção, como caminhada, corrida e a própria musculação. Deve-se sempre considerar o grau da osteoporose na prescrição e realização das atividades.
E com que freqüência os treinos devem ser feitos?
A relação entre atividade física e osteoporose é muito clara. Apesar da dificuldade em dizer quanta atividade é necessária para formamos ossos, vemos que indivíduos ativos têm mais massa óssea do que sedentários e pessoas que fazem mais atividade com um lado do corpo têm mais massa óssea deste lado
Quando fazemos alguns exercícios (de impacto ou com peso), ocorre uma pequena deformação no osso. Nosso esqueleto interpreta esta deformação como um estímulo à formação de mais osso. Os atletas que mais têm massa óssea são aqueles que fazem halterofilismo e ginástica olímpica, que são modalidades que deformam o osso durante sua execução
Exercícios em piscina, apesar de serem ótimos para melhorar a dor, o condicionamento cardíaco e muscular e o equilíbrio, não estimulam a formação de osso. Dentro da água sofremos uma força chamada empuxo, que é exatamente o que nos faz boiar. Ou seja, a ação da gravidade não se dá da mesma maneira que fora da água. O mesmo acontece com os astronautas. Apesar de fazerem exercícios quando estão no espaço e de se alimentarem corretamente, quando voltam para a terra apresentam uma grande perda de sua massa óssea. Portanto, para formar massa óssea precisamos da força da gravidade e fazer exercícios, no mínimo, com o peso do próprio corpo.
A carga de exercícios precisa aumentar lenta e progressivamente. Se mantivermos sempre a mesma intensidade, deixamos de estimular os ossos como seria desejável. É importante também salientar que os exercícios são sempre benéficos. Mesmo que não aumentem a massa óssea, melhoram o equilíbrio, aumentam a proteção contra quedas, e facilitam a realização de atividades do dia-a-dia, o que se traduz em grande melhora da qualidade de vida.
4. Obesidade
No começo, quando o sobrepeso é muito alto, que exercícios podem ser feitos?
Todos que não tragam dor ao paciente. Alongamentos, alinhamento corporal por causa da sobrecarga nas articulações, no tornozelo, joelho e coluna lombar são os mais indicados. Também é importante aumentar o nível de queima calórica, com os exercícios aeróbicos: correr, pedalar, caminhar. Para preservar as articulações, comece caminhando rápido e cuidado com a respiração. Evite caminhar batendo papo, o que diminui o rendimento. E use um tênis adequado, que absorva o impacto das pisadas. Na academia, abuse da cama elástica (muita perda calórica, sem prejudicar as articulações). E sempre busque orientação de um profissional, verificando a pressão e os batimentos cardíacos.
Há risco de prejuízo às articulações? Como protegê-las?
Sim. O acompanhamento do especialista para reduzir o peso e manter a lubrificação das articulações é fundamental. Terrenos irregulares podem levar a torções e traumas articulares.
A musculação ajuda ou é melhor apostar nos aeróbios?
O ideal é a realização das duas modalidades de exercícios. A atividade aeróbica leva à queima de gordura enquanto a musculação atua no fortalecimento da musculatura, com o aumento do metabolismo basal o que acelera o efeito da primeira.
5. Asma e outras alergias respiratórias
Os exercícios conseguem diminuir as crises?
Sim. A Ginástica Holística, por exemplo, tem movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para a melhoria de todas essas funções. Os benefícios não param por aí: a atividade proporciona aumento da massa óssea e da flexibilidade, otimização da circulação e definição do contorno corporal.
Qual o efeito dos aeróbios nos pulmões?
A atividade aeróbica leva a uma melhora da capacidade pulmonar, ou seja, otimiza as trocas gasosas. Entretanto, existe um limite de tolerância ao exercício para cada indivíduo. Se excedido, o exercício passa a ser um fator desencadeante de crises.
A natação ainda é a melhor escolha?
A natação ajuda muito nas alergias respiratórias em gerais. A respiração em baixo da água trabalha a expansão pulmonar, melhorando a freqüência respiratória. O acompanhamento médico e a medicação adequada também ajudam na adaptação aos exercícios.
Os exercícios conseguem diminuir as crises?
Não há nenhum estudo comprovando que exercício possa prevenir a crise asmática. No entanto, a atividade física leva a uma melhora na qualidade de vida dos asmáticos. O exercício deve ser um complemento ao tratamento da asma, que é medicamentoso.
6. Stress
De que forma os exercícios podem diminuir a tensão?
Hoje em dia, a maioria das pessoas passa o dia trabalhando no computador, com postura curvada, cabeça projetada para frente e ombros arqueados. Isso resulta da falta de orientação e também da dificuldade dos músculos em sustentar uma postura adequada. As conseqüências vão muito além do que se pode imaginar. Os principais efeitos da má postura são dores nas costas e compressão da passagem sanguínea para o cérebro o que ocasiona enxaquecas, cansaço mental, perda de memória e baixa concentração. Também há prejuízos na eficiência digestiva, os alimentos enfrentam dificuldades na passagem para o estômago, o que gera dores estomacais e, em casos extremos, úlceras.
Eles ajudam no controle emocional?
A atividade física libera endorfina, uma espécie de tranqüilizante natural do nosso corpo. É preciso procurar um exercício que dê prazer, não importa qual. Musculação, correr, pedalar, caminhar: o que vale é manter o corpo em movimento, sempre.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/