7.14.2010

Saúde Vocal


Comunicar é uma das possibilidades mais importante do ser humano. A busca da eficiência na comunicação leva a melhores relações em diversos aspectos e conseqüentemente a uma melhor qualidade de vida e bem estar sócio-afetivo. A voz é o principal instrumento de comunicação para os profissionais como: professores, advogados, líderes, cantores, atores, vendedores, religiosos, locutores e outros, assim como para todas as pessoas.
A voz revela como estamos e quem somos
Por isso fique atento aos sinais de alteração vocal como:
• rouquidão por mais de quinze dias• desconforto ao falar ( cansaço, dor e esforço )
• sensação de “bolo” na garganta
• pigarro e tosse constantes
• perda da voz
• dificuldade de projeção vocal
• outros....
Se for preciso, procure orientação de profissionais especializados como o otorrinolaringologista eo fonoaudiólogo, que farão uma avaliação mais adequada.
A Organização Mundial de Saúde adverte: o Brasil é o segundo país com o maior índice de câncer de laringe.
Prevenção é a melhor saída!
Dicas para saúde vocal:
• beba água com qualidade• faça uma alimentação balanceada
• crie momentos de lazer
• faça atividade física• evite mudanças bruscas de temperatura• durma bem• evite usar drogas em geral e a auto-medicação
• fale num tom confortável e com clareza• evite falar alto e principalmente gritar (o grito é o pior abuso vocal)
• busque uma postura equilibrada (a postura molda o corpo e a voz)
• fale e ouça (um bom comunicador é um bom ouvinte)• outras...
Crie seu próprio estilo e seja feliz!
Denise Couto
Fonoaudióloga Especialista em Voz

Saiba ainda

Profissionais da voz em comemoração ao dia do cantor, 13/7, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) alerta para os cuidados essenciais para explorar e ampliar os recursos da Voz. Pesquisas demonstram que 5% a 8% da população apresentam alguma dificuldade na voz e que estas podem interferir na comunicação, como a voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar.
A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais que fazem da voz sua ferramenta de trabalho, como no caso cantores. Dependendo das condições e ambientes de trabalho, estes índices podem se elevar até 25%.
Muitas vezes estes problemas se instalam devido à falta de esclarecimento quanto ao uso correto da voz ou a não adequação dos ambientes de trabalho. Viajem· Gritar ou pigarrear são agressões às pregas vocais e podem prejudicar a saúde vocal e contribuir para o aparecimento de lesões na laringe.· Falar alto e sussurrar promovem esforço da voz influenciando em sua qualidade.· Falar ao telefone por um período prolongado pode causar sobrecarga vocal;· Falar muito em ambientes ruidosos requer esforço vocal por aumento da intensidade da voz;· É importante que a população saiba identificar quando algo está errado com a sua voz, como: rouquidão por mais de quinze dias, cansaço, dor e esforço ao falar, pigarro e tosses constantes, perda da voz, dificuldade para projetar a voz e Ssnsação de corpo estranho na garganta.A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Tânia Coelho, alerta: caso a pessoa apresente um ou mais desses sintomas, ela deve procurar um fonoaudiólogo. “Cabe a este profissional zelar pela saúde vocal tanto na fala como no canto, orientando a população, promovendo campanhas educativas, tratando os distúrbios reabilitando as alterações da voz e principalmente se preocupando com a prevenção vocal.”
Experiência
Há quatro anos a frente da banda Lucy and the Popsonics a cantora Fernanda Maia, 27 anos, não hesita na hora de cuidar da sua voz. Além das aulas de canto, uma vez ao ano se consulta com um fonoaudiólogo. “Como tenho renite, faço o acompanhamento com fonoaudiólogo e alergista para prevenir danos às cordas vocais”, afirma.Prestes a lançar o segundo disco independente, Fernanda tem rotina pesada de ensaios – de duas a três vezes por semana – está totalmente direcionada para o novo álbum e nem mesmo a rouquidão a faz parar de cantar ou faltar às aulas de canto. A dedicação de Fernanda, para a fonoaudióloga Silvia Ramos, prejudica a recuperação da voz, já que cantar é um ato de esforço e de enorme gasto energético. “Manter a saúde auxilia a produção da voz, quer seja cantada ou falada”, explica a especialista.A fonoaudióloga alerta para mais um erro comum entre os cantores: tomar chá de gengibre. Segundo ela, isso é um perigo.
“Ninguém pode se automedicar, seja com remédios ou chás e infusões de efeito desconhecido, que podem causar irritação, ressecamento e estimular o refluxo gastroesofágico.
”Após identificar irritação nas cordas vocais devido a refluxo gastro-esofágico, o vocalista da banda Super Quadra, Cláudio Bull, procurou um fonoaudiólogo. Durante quatro meses praticou exercícios para manipular o ar, aprendeu sobre postura vocal e a falar sem forçar a voz. Cláudio diz que pretende ter acompanhamento de um fonoaudiólogo em tempo integral.
http://www.toquefeminino.com.br/

Nenhum comentário: