7.14.2010

Medicina antienvelhecimento ou aging

A MEDICINA PREVENTIVA ANALISA E EQUILIBRA AS CINCO PRINCIPAIS PAUSAS QUE CAUSAM A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

São várias as pausas naturais que o corpo humano sofre durante o processo de envelhecimento. As principais são a menopausa, andropausa, somatopausa, adrenopausa e melatopausa, que causam perda de funções e habilidades, como a dificuldade de dormir, o acúmulo de gordura, ganho de peso, depressão, perda de memória, mudanças de humor, imunidade, atividade sexual, entre várias outras dificuldades. A Medicina Preventiva, especialização mundial na área de antienvelhecimento, entra para detectar, prevenir e equilibrar as pausas do sistema hormonal e nutricional, através de tratamentos preventivos.“As 5 principais pausas do ser humano afetam o funcionamento das células e como conseqüência, os órgãos do corpo, além de influenciarem na personalidade – sua motivação, comportamento, atenção, cognição, percepção, e físico”, explica o Médico Dr. Cleugo Porto Coelho Junior.

A quantidade de sono, por exemplo, diminui em 27 minutos/dia, a cada década. O sono REM, associado aos sonhos e maior descanso, também diminui 50% no processo de envelhecimento. Com os cuidados da Medicina Preventiva, isso pode ser revertido”, completa o médico.A mais conhecida de todas as pausas é a Menopausa, que atinge, de alguma maneira, todas as mulheres, após o final da fase reprodutiva, trazendo fadiga, alterações no sono, ansiedade, ondas de calor e flacidez, sintomas difíceis para muitas delas.

A Andropausa, nos homens, se caracteriza pela diminuição da testosterona, hormônio masculino que tem um papel central no equilíbrio metabólico do homem.“Níveis de testosterona, em geral, diminuem 1% ao ano, após os 40 anos. Homens com níveis normais de testosterona são muito menos vulneráveis a hipertensão arterial, ataque cardíaco, obesidade e depressão”. Uma pesquisa realizada nos EUA, mostrou que somente 7% tem conhecimento da reposição hormonal masculina.

Os Principais sintomas da andropausa masculina são a irritabilidade, depressão, diminuição da libido, problemas de ereção, dificuldades de concentração, fadiga, alterações do sono, comportamento anti-social e diminuição da memória.

A Adrenopausa causa a chamada fadiga adrenal, quando as glândulas adrenais (supra-renais) tornam-se “exauridas” em conseqüência das constantes exigências que o organismo sofre quando se encontra sobrecarregado e estressado.

A exaustão adrenal pode fazer com que uma pessoa se sinta “estressada”, cansada, desvitalizada e fique propensa a alergias; enquanto a excessiva atividade adrenal predispõe à ansiedade, à hipertensão arterial, à depressão, à elevação da quantidade do açúcar ou glicose no sangue (hiperglicemia) e ao aumento da quantidade de colesterol (hipercolesterolemia).

A falta e fragmentação do sono está diretamente relacionada ao envelhecimento precoce, e a ela se dá o nome de Melatopausa, ou seja, a diminuição da produção da melatonina, hormônio que influencia o sono, os sonhos e atividade cerebral.

As alterações do sono também acarretam significativa diminuição da produção do hormônio do crescimento (HGH), a chamada Somatopausa.

Esta última, causa a diminuição da massa muscular, da memória, do desejo sexual, da resistência física, e aumenta a gordura corporal e o envelhecimento cutâneo.

Nenhum comentário: