7.12.2010

Quais os sinais que podem revelar uma traição virtual e decida se vale a pena perdoar uma traição

"As pessoas não precisam necessariamente consumar o ato sexual.
Não compartilhar mais as regras de fidelidade com o parceiro já pode ser encarado como traição", diz Alexandre Bez
Quando ele se isola para usar a internet, fique de olho.
Interagir via MSN, em salas de bate-papo e em rede sociais, como Orkut, Twitter e Facebook são hábitos de comunicação que muitas pessoas cultivam no seu dia-a-dia. E as traições pela internet são mais fáceis de acontecerem, pois dispensam qualquer um álibi. Segundo Alexandre Bez, psicólogo especializado em relacionamento, nos anos 90, com a popularização da internet, houve um aumento no número de traições nos relacionamentos conjugais. Uma situação corriqueira, aparentemente inofensiva, pode esconder uma traição. Por exemplo, um casal que está descansando em casa à noite, a mulher assistindo TV na cama e o marido, ao lado, interagindo com outra pessoa em seu laptop. "As pessoas não precisam necessariamente consumar o ato sexual. Não compartilhar mais as regras de fidelidade com o parceiro já pode ser encarado como traição. Uma terceira pessoa presente nos pensamentos é uma traição", diz o especialista. São vários os fatores que podem levar à infidelidade. A "solidão a dois", vivenciada por centenas de casais, é mais comum do que se imagina. Muitas vezes, a rotina enfrentada por ambos leva à falta de diálogo e entrosamento. "A acomodação física, emocional ou sexual pode ocorrer com o passar dos anos", alerta Bez. O especialista afirma que a carência afetiva, a instabilidade emocional, a ilusão de uma nova relação, quando a atual já está desgastada e a falta de sentimento em relação ao outro, podem levar homens e mulheres à infidelidade. De acordo com psicólogo, mulheres traem mais por vingança e raiva, ou quando não se sentem correspondidas no amor. Já os homens traem muito por conta da criação machista, para ter uma sensação de poder ou por imaturidade. Sinais da traição online Será que o seu parceiro está se relacionando com alguém via internet? Fique atento a alguns sinais: Comportamento A pessoa se torna agressiva, apresenta irritação sem grandes motivos, se torna distante, pouco disponível e atencioso ao relacionamento. Agenda Fique atento se seu parceiro arruma desculpas com freqüência para não estar próximo de você. Cursos extracurriculares e reuniões em horários fora do comum podem ser um indício de uma outra pessoa na relação. Carinho Diminuição das demonstrações de afeto, além da diminuição de beijos, que é uma das maiores demonstrações de afeto entre os casais. Egoísmo Temperamento egoísta mais visível, além da pessoa permanecer várias horas em frente ao computador.
Abril.com
Decida se vale a pena perdoar a traição do seu parceiro

Ao saber de uma traição, o primeiro impulso é jogar tudo para o alto, sumir e nunca mais olhar para o parceiro. Depois, com a cabeça fria, há quem decida perdoar e continuar junto
A felicidade deve ser levada em conta em primeiro lugar
Quem já foi traído sabe: não é nada fácil dar uma segunda chance para o outro. É um processo doloroso e demorado, mas plenamente possível. "Há casais que passam por isso e saem mais fortalecidos. Para tanto, apostam no diálogo, na cumplicidade e na retomada da confiança um no outro", conta Daniela Zanuncini, especialista em psicologia do corpo, de Curitiba (PR). Para ajudar a tomar a decisão, é importante analisar duas questões: 1. Você conseguiu, de fato, perdoar? "Seja muuuito sincera, pois passar a vida inteira se mortificando com mágoa e desconfiança não vale a pena", orienta Karina Brito, psicóloga e terapeuta de casais, do Rio de Janeiro (RJ). 2. A decisão de perdoar trará felicidade? Pois se ela simplesmente a deixa "menos infeliz" do que uma separação, repense! Você não está aqui para se contentar com menos do que merece/acredita. É preciso coragem para buscar um amor que realmente satisfaz, mas, tenha certeza: a persistência compensa! Ele contou ou você descobriu? Quando ele é pego com a boca na botija... Descobrir a traição por conta própria ou saber por meio de terceiros tende a tornar a situação muito mais difícil. Por mais que o moço se mostre arrependido, ficará a impressão de que tal sentimento se deve ao flagra, e não à própria vontade de corrigir o erro, evitando reincidências. Quando ele toma a iniciativa de confessar... O baque, claro, é tão forte quanto no flagra ! Entretanto, nesse caso, costuma ser mais fácil perdoar. O fato de admitir a escapadela sinaliza “lealdade” (que é diferente de fidelidade) e sincero arrependimento. “Isso preserva, de certa forma, o vínculo de cumplicidade, amenizando a gravidade do deslize”, explica a psicóloga Karina Brito. Não vale perdoar por... “Amor” acima de qualquer coisa: Mulheres que não admitem ficar sem o parceiro tendem a perdoar. Cuidado para não confundir dependência emocional com amor. Baixa auto-estima: Quando a mulher passa por uma fase emocionalmente complicada, achando-se feia ou sem sal, fica carente. Com medo de não ser mais desejada por ninguém, acaba perdoando. Decisão arriscadíssima, que em 99% dos casos só adia sofrimento! Dependência financeira: Mulheres que não trabalham fora têm mais propensão a “aceitar” a traição. Nesse caso, o perdão é apenas falta de opção e, claro, traz sofrimento.

Nenhum comentário: