7.15.2010

Corrida sem riscos

Para correr mais, e sem riscos (Martins -foto)
Não há estatísticas oficiais sobre o número de adeptos, mas basta prestar atenção para perceber cada vez mais pessoas equipadas com tênis próprios e Ipods correndo pelas ruas e parques das cidades. Sozinhas ou em grupo, se dedicam a uma prática que, feita com regularidade e segurança, permite melhorar a condição cardiorrespiratória, perder peso, tonificar os músculos, fortalecer os ossos e ainda proporciona uma sensação de bem-estar. No entanto, cuidados essenciais são necessários antes, durante e depois de correr para evitar contusões, rompimentos, dores e até mesmo fraturas.
Por ser um esporte de fácil acesso, barato, de grande gasto calórico e que não exige muito tempo, a corrida se tornou, nos últimos tempos, o esporte que mais cresce, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Todo corredor precisa para correr com segurança consultar um médico e realizar alguns exames antes de dar início a um programa de treinamento. Comprovadas as condições físicas adequadas para a prática de esporte, qualquer pessoa pode se tornar um corredor amador.
O maior erro cometido por quem começa a correr é achar que é um corredor profissional. Este tipo de erro desencadeia uma série de outros erros.
É melhor correr em grupo é a melhor opção para um corredor realizar seus treinos, principalmente para iniciantes, isso devido ao estimulo de correr com outras pessoas e ao compromisso.
Dicas básicas aos corredores:
Corredor precisa de uma boa hidratação, alimentação, tênis e roupas adequadas. É bom aquecer e alongar antes dos treinos, o que pode ser feito com um trote de 5 minutos. Para evitar lesões, é importante prestar atenção no que seu corpo esta sentindo e nunca aumentar a intensidade do último tiro ou do último minuto de corrida, porque o corpo já estará desgastado devido à toda sobrecarga de treino. É importante procurar correr em grama, cascalho, terra e, em último caso, procure o asfalto, que aumenta o impacto sobre o corpo. Por fim, é indicado correr em regiões planas, exceto quando for um treino específico de subidas.

Riscos de correr sem orientação profissional
Sabemos que a corrida de rua está entre as modalidades esportivas que mais cresce no mundo, porém um dado alarmante merece destaque, 60% ainda correm sem orientação técnica. Muitos acreditam não necessitarem dessa orientação, basta ter um par de tênis apropriado e um bom local para literalmente saírem correndo. A corrida é muito sedutora, emagrece, condiciona e favorece a integração. As pessoas ficam tão motivadas quando começam a correr que acabam querendo pular de uma distância para outra maior.Mas é um exercício de impacto e, como todo esporte, exige um tempo para evoluir e de capacidade técnica para tal.
Passado o momento da euforia pela corrida, começam a aparecer os problemas : redução do desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia, problemas articulares e finalmente a desmotivação.
Cada organismo reage e adapta-se de maneira diferente ao exercício, e o seu colega de treino não pode servir de referência, pois quem deverá ditar o ritmo, volume e intensidade é o profissional qualificado após uma avaliação detalhada.
Não basta o atleta entender do assunto, tem que ter alguém de fora para observar os erros que comete, frear-lo nos excessos, pois, não percebe que está indo além dos limites ou cometendo erros tais como, biomecânica inadequada, excesso ou falta de algum exercício de fortalecimento.
A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional está fadada ao insucesso, como diz o velho ditado, o barato sai caro. O corredor não quer pagar um profissional para economizar, mas, no futuro ele irá gastar muito mais se tratando de alguma lesão.

Um comentário:

Anônimo disse...

E quem não dispõe de dinheiro para contratar ?