7.14.2010

Sites de compras coletivas: maneira de obter bons descontos

Tiago Rizzoto, Vanessa Lopes, Aretha Vidal Pricilla Garini (Juntos por descontos)
Saiba como os sites de compras coletivas conseguem descontos incríveis para quem consome e mais clientes para quem vende
Um mês de aulas de música numa escola da Zona Sul custa R$ 300, mas pode sair por R$ 99 se outras 20 pessoas se interessarem. Já o preço de uma limpeza de pele numa clínica de estética no Centro cai de R$ 130 para R$ 39, desconto de 70%, se o mesmo número de clientes pagar pelo serviço.
Assim funcionam os chamados sites de compras coletivas, como Peixe Urbano, Oferta X e Brands Clube. O segredo é reunir vários interessados numa promoção para alcançar um grande desconto. O internauta preenche um cadastro e passa a receber anúncios de ofertas de comerciantes da cidade, com descontos que podem chegar a 90%. Há um prazo, de um a três dias, para participar da oferta. Contudo, ela só passa a valer quando se alcança o número de interessados pré-determinado. Caso contrário, a promoção é cancelada e os pagamentos devolvidos. A ideia surgiu nos EUA por volta de 2003 e chegou ao Brasil em março com o site Peixe Urbano (www.peixeurbano.com.br), que atua em 15 capitais. “Acreditávamos que o modelo funcionaria porque o brasileiro gosta de promoções e de compartilhar conteúdo na Internet”, diz Júlio Vasconcellos, um dos fundadores.
Lista de sites de compra coletiva no Brasil:
www.clickon.com.br
www.webgo.com.br
www.coletivar.com.br
www.ofertaunica.com.br
www.citybest.com.br
Abaixo, uma lista daqueles que oferecem ofertas no Rio de Janeiro.
www.peixeurbano.com.br
www.ofertax.com.br
www.imperdivel.com.br
O site Oferta X (www.ofertax.com.br) conseguiu 32 mil usuários desde a estreia em junho. “A mistura de comércio e redes sociais têm tudo para dar certo. Queremos oferecer produtos eletrônicos”, conta Karl Johnsson, um dos sócios.

Até o fim do mês, o ClickOn (www.clickon.com.br) deve chegar ao Rio de Janeiro. “Estamos negociando parcerias para oferecer no mínimo 50% de desconto”, explica o diretor Marcelo Macedo.As vantagens não são apenas para quem compra, mas também para quem vende. “Esses sites ajudam a atrair público e testar receptividade de novos produtos”, acredita André Cunha, sócio do restaurante Andy's, no Leblon, que lançou um novo prato com uma promoção no Imperdível (www.imperdivel.com.br).

Segundo o Peixe Urbano e o Oferta X, o principal público são mulheres, principalmente na faixa de 30 a 35 anos, habituadas a fazer compras online. A estudante de Direito Jade Soares, 22 anos, acessa pelo menos quatro sites do tipo por mês e recentemente comprou maquiagem, óculos e perfumes de grife. “Às vezes a gente compra só por causa do preço muito baixo”, admite.Para ajudar a alcançar o número mínimo e evitar que a oferta seja cancelada, os internautas mobilizam os amigos, inclusive por redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook. Foi assim que a engenheira Aretha Campos, 25 anos, entrou na onda das compras coletivas. “Usei por uma indicação de uma amiga. Gostei e agora sempre envio as ofertas para os amigos e colegas do trabalho”. Alguns sites dão bônus por novos amigos que participam das compras.Artigos fashionApesar de os clubes de compras no Brasil não trabalharem com produtos mais caros, como eletrônicos, alguns sonhos de consumo, como roupas e perfumes de grife, já são vendidos com desconto. É o caso do Brands Club (www.brandsclub.com.br), especializado em artigos fashion. Lançado há 14 meses, o site conta com mais de 600 marcas e 1,5 milhão de cadastrados, e em 2010 teve faturamento de R$ 25 milhões. Segundo Roberto Jalonetsky, um dos fundadores da Brand Sourcing, o desconto médio é de 70%. A diferença do BrandsClub é que para participar é preciso entrar numa lista de espera ou ser convidado por um participante. “Isso cria um grupo de interesse e protege as marcas”, explica Jalonetsky.Atenção aos termos de usoO usuário deve estar atento as termos de uso dos sites antes de comprar. O advogado especialista em direito do consumidor, Luiz Guilherme Natalizi, aconselha a checar se as ofertas seguem o que está escrito nos termos de uso. Também é preciso prestar atenção ao que está incluído e só pagar pelo que foi divulgado na promoção. “Num restaurante, as bebidas e o couvert podem ser cobrados por fora”, ensina. Vale imprimir o documento de desconto gerado pelo site. Se o consumidor desconfiar, deve deve ligar para o local antes de realizar a compra para conferir as informações.
O Dia
Renato Cozta

Um comentário:

marcelo disse...

Outra dica é também usar um agregador, como o http://www.grupodaoferta.com.br que só mostra os melhores sites (bom pra não cair em furada comprando em qualquer site)