7.12.2010

Fórmula do "casamento perfeito"

Rainha Elizabeth II e Duque de Edimburgo, união perfeita

Para aqueles que buscam o casamento perfeito, os cientistas têm uma novidade: eles descobriram a fórmula matemática para o par ideal. De acordo com o time da Escola de Negócios de Genebra, a fórmula pode aumentar em até 20% as chances do casal de ter uma relação duradoura e feliz.
Segundo os cálculos, a noiva deve ser cinco anos mais nova que o companheiro, deve possuir experiências culturais semelhantes, deve ser pelo menos 27% mais inteligente e possuir um diploma universitário - mesmo que o marido não possua.
Para o estudo, publicado no European Journal of Operational Research, os cientistas analisaram 1.074 casais entre 19 e 75 anos, na tentativa de desvendar quais fatores sociais eram importantes para uma relação longa e feliz.
Nguyen Vi Cao, que coordenou a pesquisa, garante que a fórmula dá resultado. "Se as pessoas seguirem essas instruções ao escolherem seus parceiros, elas podem aumentar em até 20% as chances de ser feliz e ter um casamento duradouro", afirmou. Os cientistas alertam, no entanto, que casar-se com alguém divorciado pode diminuir as chances de felicidade.
Um dos casamentos que comprova a eficácia da fórmula é do rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo, casados há 62 anos. Hoje com 83 anos, Elizabeth II é quatro anos e dez meses mais nova que o Duque. Além disso, eles possuem bagagens culturais muito semelhantes. Sobre a questão da inteligência, é difícil especular. O que sabe é que a rainha mostrou ao longo de décadas de reinado um senso apurado de diplomacia, enquanto o marido é conhecido pela habilidade de ofender e cometer gafes em público.
Veja

Nenhum comentário: