7.15.2010

OSTEOPOROSE E O EXERCÍCIO FÍSICO


Exercício Físico na prevenção e combate da Osteoporose
O Método Mais Vida atua com a prescrição de exercícios para vários grupos especiais. Dentre esses grupos estão os idosos, saudáveis ou com problemas de saúde. Os idosos podem se beneficiar muito com o exercício físico para manutenção de sua postura, saúde de seus movimentos, controle do peso corporal e prevenção de doenças, como a OSTEOPOROSE.
O Método Mais Vida possui profissionais qualificados para o atendimento em casos de mulheres com osteoporose. Temos atendimento personalizado e também aulas para grupos reduzidos.
Consulte e informe-se: contato@metodomaisvida.com.br / Fones: (11) 7871.41.62 – 2867.33.07.
EXERCÍCIO FÍSICO NO COMBATE À OSTEROPOROSE
Segue um exemplo da abrangência dos efeitos dos exercícios para esse grupo escrito de forma brilhante pelo professor Fabio Saba. Desfrutem da leitura!
Os exercícios indicados para a prevenção e o tratamento da osteoporose são os realizados com pesos (musculação, ginástica localizada e afins), ou aqueles em que o peso do corpo é usado como sobrecarga. Daí a importância dos idosos praticarem esse tipo de exercício. O que acontece é o seguinte: quando uma força é aplicada sobre o osso, ela gera uma leve curvatura, desencadeando uma série de reações que estimulam as células locais a aumentar a massa óssea para uportar o esforço. O contrário acontece na falta de aplicação de força sobre os ossos: se eles nunca são desafiados, jamais “sentirão necessidade” de se fortalecer, e acabam perdendo massa.
Por esse motivo o peso total do corpo influencia a densidade mineral óssea, fazendo com que as pessoas mais pesadas tenham ossos mais fortes. Essa parece ser a única vantagem daqueles que têm um peso acima do normal.
Os esportes se encaixam nesta mesma lógica. Esportes que proporcionam mais impacto, como corrida, basquete ou vôlei, em que o peso do corpo em movimento é lançado sobre os pés e a ossatura em geral, demonstraram ter um resultado mais positivo na manutenção da resistência dos ossos. Na realidade, algumas pesquisas vêm indicando que apenas alguns saltos por dia podem aumentar a densidade óssea. Isso aponta que mesmo pessoas de mais idade podem aproveitar os benefícios dessa prática.
No entanto, a prática isolada de esportes e atividades físicas não é suficiente para a prevenção, reversão parcial ou a cura da osteoporose. Os exercícios não podem ser recomendados como substitutos aos hormônios ministrados às mulheres após a menopausa. Dada a complexidade desta disfunção óssea, seu tratamento deve ser multifacetado, envolvendo muitos procedimentos conjuntos. Entre eles já é considerada indispensável a prática regular de exercícios físicos.
O American College of Sports Medicine (ACSM), entidade muito respeitada nos EUA, estabeleceu cinco princípios que devem ser seguidos num programa de exercícios para o tratamento e a prevenção da osteoporose:
• Princípio da especificidade. Estimular os ossos dos membros inferiores por meio de exercícios não significa que os membros superiores estarão também estimulados, a não ser que também recebam os mesmos estímulos (por exemplo, musculação).
• Princípio da sobrecarga. Para que a densidade e força ósseas sejam aumentadas, é necessário que o exercício supere níveis normais de esforço.
• Princípio da reversibilidade. Os benefícios aos ossos irão persistir enquanto durar o programa de exercícios voltado ao combate à osteoporose. Terminado o programa, os benefícios cessam imediatamente.
• Princípio dos valores iniciais. Aqueles que tiverem as menores densidades ósseas e os menores níveis de força dos ossos terão maiores benefícios do que aqueles que tinham inicialmente níveis mais próximos do normal de força e densidade de seus ossos.
• Princípio da diminuição do ganho. Fatores genéticos são determinantes na densidade e força dos ossos. À medida que os praticantes vão se aproximando dos limites genéticos de seus ossos, os ganhos a partir do exercício físico vão diminuindo, até estacionarem.
A atividade física, é bom que se frise, não reverte as perdas sofridas pelos ossos, não restaura a integridade óssea e também não modifica os efeitos negativos gerados pelas alterações hormonais e de alimentação. Os efeitos positivos do exercício físico sobre a osteoporose se dão no sentido de conservar a massa óssea e diminuir suas perdas, naturalmente ocorridas com o envelhecimento.
Além disso, um corpo ativo tem, em princípio, melhores condições neuromusculares, o que faz com que os idosos nessas condições sejam menos suscetíveis a quedas, que são o maior risco de saúde em função da facilidade com que um osso com osteoporose se fragmenta.
Gizele Monteiro

Nenhum comentário: