7.17.2010

Quem tem medo de anestesia geral:

Pesquisa revela: 85% dos pacientes têm medo de anestesia geral
Estudo britânico mostra que medo e ansiedade são comuns a quase todos os pacientes
Ansiedade pela espera da anestesia, medo de acordar durante a operação e até mesmo de morrer após o procedimento: esses são sintomas revelados por pacientes britânicos submetidos à anestesia geral para a realização de cirurgias. De acordo com a pesquisa, publicada recentemente no Journal of Advanced Nursing, um em cada cinco pacientes têm muito medo de acordar durante o procedimento e cerca de 85% disseram que tinham ficado ansiosos antes de uma anestesia geral.
O problema, no entanto, pode ser evitado com uma simples medida: a informação. De acordo com Paulo Renato Barreiros da Fonseca, coordenador do setor de anestesiologia do Hospital Balbino (RJ), muitos pacientes demonstram essa apreensão, e não necessariamente medo, pois desconhecem a anestesiologia como especialidade médica e, por essa razão, não estabelecem um relacionamento prévio com o profissional para esclarecer dúvidas.
"Esse contato é realizado em dois momentos: em uma consulta pré-anestésica, em data anterior à operação, para que o médico possa mostrar todos os detalhes do procedimento a ser realizado; e em uma visita pré-anestésica, feita no dia da cirurgia para avaliar o estado do paciente. Neste caso, se ele ainda se mostrar muito ansioso, pode ser aplicada uma medicação pré-anestésica para controlar esse nervosismo", explica o profissional.
Embora haja riscos inerentes ao procedimento cirúrgico, o médico anestesiologista opta entre as inúmeras combinações de medicamentos para obter o resultado desejado com a maior segurança possível.
"Sempre que se fala em riscos devemos lembrar que eles não são exclusivamente da anestesia geral e sim de todas as técnicas anestésicas, inclusive da local. Por isso, cada paciente deve ser avaliado individualmente levando-se em consideração todas as variáveis como seu estado físico, o tipo de cirurgia e dos equipamentos disponíveis na unidade hospitalar e a experiência da equipe médica", completa o médico.Algumas medidas devem ser adotadas antes de toda e qualquer anestesia. São elas:. Aplicar anamnese (questionário sobre o estado de saúde), exame físico e registrar na ficha anestésica;. Orientações sobre o jejum;. Orientar o paciente sobre a anestesia, os cuidados pré-operatórios e os tratamentos para reduzir a ansiedade e facilitar sua recuperação.
O Dia

Nenhum comentário: