7.14.2010

O HOMEM É COMO UM ÁRVORE: TAI CHI CHUAN

Tai Chi Chuan suprema arte dos dois pólos. O Homem em harmonia com o Universo.
A Filosofia do Tai Chi Chuan é o equilíbrio harmônico do homem com céu e a terra. Existem diversos exercícios para ajudar na prática e no entendimento do Tai Chi Chuan, alguns deles são enfatizados aos órgãos internos, outros às musculaturas e articulações e outros apenas a respiração, mas é claro que existem muitos outros e com objetivos específicos, mas todos estabelecem uma conexão muito forte entre a mente, o corpo e o espírito.
Uma das grandes vantagens do Tai Chi é que sua atividade não esgota o corpo como muitas outras atividades e promove justamente o contrário, que é reabastecer-nos dos desgastes físicos e mentais. Reequilibrar é reestabelecer o livre fluxo de chi, sem bloqueios nos nossos canais e meridianos cultivando-o em nossos centros energéticos.
Nesses exercícios o praticante também compreende o desencadeamento das sequências praticadas ajudando muito no desenvolvimento, aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio, fortalece a musculatura e ajuda na correção postural. Muitas pessoas no mundo inteiro se beneficiam dessa arte milenar que encanta por suas formas arrojadas e por seu profundo sistema medicinal simples e eficaz.
O Homem é como uma Árvore
Na prática do Tai Chi Chuan são utilizadas diversas imagens para colaborar com o ensinamento e entendimento de seus movimentos e posturas.
O professor ensina passos dos animais como : Urso, Tigre, Garça, Serpente para que o aluno também, “incorpore” o espírito do exercício baseado nas características de cada um deles. Uma outra imagem muito utilizada é a árvore. A árvore é além de uma imagem, obviamente, mas, o que quero ressaltar é que o homem que consegue se ver como uma árvore, percebe a conexão profunda e sutil que ela desempenha na vida. Suas raízes estão abaixo do solo e seus galhos, muitas vezes, tão acima do solo que parecem tocar as nuvens. A beleza e a graça dos movimentos dos galhos de uma árvore ao vento chamam a nossa atenção para voltarmos a estabelecer esta conexão entre o Céu e a Terra.
Devemos ter os pés firmes no chão como as raízes de uma árvore e os braços leves para movimentá-los como seus galhos. No Tai Chi Chuan treinamos o Wu Ji, que é uma postura meditativa e bastante energética. Parado com os pés separados, quadril encaixado e braços posicionados como se estivesse abraçado a uma árvore. São momentos e atitudes que também ajudam ao praticante de Tai Chi restabelecer essa conexão com o ambiente a sua volta e alinhar-se com o Céu e a Terra.
A intenção do Tai Chi Chuan é o cultivo do Chi. Isto é realizado através do relaxamento e do controle da respiração. Através deste processo o corpo inteiro é revitalizado. O Tai Chi Chuan não está somente relacionado à simples revitalização do corpo individual mas, também, com o desenvolvimento espiritual e a iluminação. Se o Homen é capaz de fluir do positivo para o negativo e do negativo para o positivo, ele vai estar em harmonia com o Universo.
Estar em harmonia com o Universo é Yin e Yang sucessivamente. Yin e Yang em sucessão é também chamado de Tao. O objetivo do estudante de Tai Chi é se tornar Um com o Tao. A forma é um processo fluído que, em séries, move do negativo para o positivo e do positivo para o negativo.
A Vida é um fluxo contínuo, também o Tai Chi é um fluxo contínuo.
O corpo é guiado através da forma, mas o fluxo da mente guia o fluxo do Chi. Continuamente você relaxa, quanto mais você relaxa menos medo você sente. Quanto menos medo você sente mais você relaxa. Esta é a natureza do progresso. Do grande para o pequeno, do pequeno para o invisível. Todo o processo é Meditação em Movimento.
Fonte:Danilo Araujo especialista na matéria

Nenhum comentário: