Venezuela -  Foi um teste de paciência. Para quem jogou e para quem assistiu à partida entre Zamora e Fluminense, nesta quinta-feira, no Estádio La Carolina. Faltou inspiração, mas sobrou sorte. Pouco depois de entrar no lugar de Wellington Nem, Rafael Sobis, de falta, fez o gol que garantiu a classificação antecipada do Tricolor à próxima fase, com 100% de aproveitamento - o único entre os 32 times na competição nas oitavas de final. Felizmente, não é regra jogar bonito para vencer na Libertadores.
Fluminense faz festa para Sobis, autor do gol da vitória | Foto: Divulgação
Fluminense faz festa  para Sobis, autor do gol da vitória | Foto: Divulgação
Tecnicamente, o duelo que colocou frente a frente o lanterna e o líder do Grupo 4 não empolgou. Com três vitórias em três jogos, o Fluminense não exibiu o mesmo nível de interesse das rodadas anteriores, sintoma que Deco enquadrou na estratégia da paciência. As melhores jogadas da equipe nasceram dos pés do incansável Wellington Nem. Na primeira tentativa, obrigou o goleiro Forero a realizar difícil defesa num chute cruzado. Em outra jogada, invadiu a área pela esquerda e sofreu um pênalti claro de Forero. Mas o árbitro Carlos Vera ignorou as reclamações.

Quando Wellington Nem se cansou, o Fluminense ficou previsível. Com receio de permitir espaço para o contra-ataque ao Zamora, a equipe tentou valorizar a posse de bola. A lentidão atrapalhou, assim como os passes errados. Dessa maneira, aos 23 minutos, Zambrano teve no pé direito a chance de pôr a equipe presidida pelo irmão de Hugo Chávez em vantagem. Numa cochilada da marcação tricolor, González avançou pelo lado direito, mas finalizou sobre o gol de Cavalieri.

Em um breve lampejo no fim do primeiro tempo, Deco acertou preciso lançamento para Fred, que dominou no peito, mas chutou por cima do gol de Forero. Depois do intervalo, 20 minutos se passaram, mas nada mudou em campo. Pouco interessado, ou paciente, como os próprios jogadores definiram a estratégia, o Fluminense não ameaçava.

Quando conseguiu pressionar, o Tricolor quase abriu o marcador com Fred, que pecou pelo capricho ao tentar encobrir Forero. O empate parecia certo, mas Rafael Sobis, em cobrança de falta que foi desviada na barreira, garantiu a vitória quando a paciência da torcida estava perto de acabar.