3.30.2012

Parecidas com Barbies

Adolescentes se transformam para ficar igual a boneca

Garotas como Kota Koti e Venus Angelic viram celebridades da web com vídeos de maquiagem



A “Barbie da vida real” Dakota Rose
Foto: Reprodução

A “Barbie da vida real” Dakota Rose Reprodução
RIO - Meninas pelo mundo afora estão se esforçando para ficarem parecidas com bonecas Barbie. Suas armas são maquiagem, perucas, lentes de contato e talvez um pouco de Photoshop. Garotas como a americana Dakota Rose, conhecida na internet como Kota Koti, ou a inglesa Venus Palermo, de 15 anos, estão se tornando febre no YouTube com seus vídeos nos quais ensinam suas “fãs” a se maquiarem e se vestirem como bonecas.



Com olhos enormes e lábios volumosos, Dakota Rose é a mais famosa delas. A garota começou a postar vídeos em seu canal no YouTube em novembro do ano passado e alguns deles já ultrapassam dois milhões de acessos. Nos clipes, Dakota não fala nada, apenas mostra como se pentear ou se maquiar, enquanto legendas aparecem na tela para guiar os espectadores. Pouco se sabe sobre a vida pessoal dela. Na internet, as únicas informações que circulam é de que ela teria entre 16 e 18 anos, viveria na Florida, Estados Unidos, e seria a irmã mais nova de outra celebridade da web, Kiki Kannibal.
É claro que as chamadas “Barbies reais” fazem o maior sucesso no Japão, onde a cultura dos animes (desenhos animados japoneses) é forte. Olhos grandes, pele perfeita e cabelos lisos, iguais aos das bonecas, são imprescindíveis para fazer sucesso como uma web celebridade.
A inglesa Venus Palermo, de 15 anos, é outra que arrasta milhares de fãs que desejam se parecer com bonecas vivas. Com o apelido de Venus Angelic, ela morou por algum tempo no Japão e, influenciada pela estética dos animes, resolveu postar seus tutoriais de dança, maquiagem e até nail art na web, ao voltar para a Inglaterra. Já são 80 clipes, que ela disponibiliza online desde 2010. Sua página no Facebook tem mais de 13 mil fãs.
Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a mãe de Venus aprova a escolha da filha. “Ela acha fofo que eu use roupas bonitinhas”, comenta a garota. “Acho que nunca vou parar. Acredito que vou amadurecer o meu estilo e apenas continuar fazendo o que eu amo”, completa ela.
Apesar de terem milhares de fãs, essas meninas também são muito criticadas por “promoverem um tipo de beleza irreal”. Outras pessoas também acreditam que elas “sexualizam as crianças”, e nuitos protestos têm sido feitos na internet contra as Barbies da vida real.


Nenhum comentário: