3.28.2012

Páscoa de cães


Na Páscoa, labrador ganha ovo de chocolate especial do dono

Veterinário explica que chocolate para cães é feito com lecitina de soja.
Substância presente no cacau pode ser tóxica para os animais.

Ingrid Maria Machado Do G1 BA
labrador ganha ovo de pascoa de dono (Foto: Wendel Marques/Arquivo Pessoal)Labrador se acostumou a ganhar ovos de Páscoa
(Foto: Wendel Marques/Arquivo Pessoal)
O labrador Timbó já se acostumou a ganhar ovos de Páscoa especiais de seu dono, o administrador de empresas Wendel Marques. Há pelo menos três anos, o cão recebe um ovo.

“Timbó adora chocolate de cachorro. Na primeira Páscoa, eu dei o ovo inteiro para ele. Hoje em dia, eu vou dosando a quantidade e divido o ovo para dar a ele durante alguns dias”, revela o administrador.

Quem pretende mimar seu animal de estimação em datas especiais, como a Páscoa, a ideia é procurar um especialista no assunto para saber qual o chocolate é recomendado para os bichos. “Sempre tive o cuidado de manter uma alimentação saudável para Timbó  e busco com frequência com essas inovações para que o bicho possa curtir um pouquinho”, afirma Marques.
Ele conta que essa é a primeira páscoa que Timbó terá outra companhia especial em casa. “Minha filha Maria Letícia tem um ano, e essa é a primeira páscoa dela com Timbó. Estou louco para ver como ela vai reagir com ele no dia da Páscoa”.
ovos de páscoa para cachorro; bahia (Foto: Ingrid Maria Machado/G1) 
Ovos especiais são feitos à base de lecitina de
soja, segundo veterinário
(Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
O médico veterinário Mateus Passos, sócio de um pet shop em Salvador, conversou com o G1 sobre as diferenças entre o chocolate normal e o chocolate para cães. Ele explica que a principal diferença entre os alimentos é uma substância do cacau, que existe em grande quantidade no chocolate tradicional.
“O chocolate feito para pessoas possui como principal componente o cacau, que durante o processo de fabricação acaba liberando uma substância chamada teobromina. Em grande quantidade, essa substância é tóxica para os animais. O chocolate que os animais podem comer são feitos à base de lecitina de soja”, esclareceu.
O veterinário explicou ainda que o os ovos para cães também podem  ser oferecidos para gatos. "Como os gatos preferem os alimentos mais molhados, é mais difícil a aceitação desses produtos que precisam mastigar, mas não há nenhuma contraindicação em oferecer a eles", orienta.

Na pet shop, o veterinário conta que é o primeiro ano que o ovo de Páscoa é colocado à venda. "Já tínhamos vontade de comprar o produto para poder colocar disponível para o nosso público. Essa é a primeira vez que trouxemos e fomos surpreendidos. Há duas semanas da páscoa, 70% dos ovos já foram vendidos", conta. Na loja, o produto é vendido por R$ 11

Nenhum comentário: