3.31.2012

Pequenas mudanças, grandes transformações

Mudando pelo bem do planeta

Pequena parcela de consumidores adere à causa verde e altera suas rotinas em prol da sustentabilidade


LEILA ADERIU às bicicletas na cidade: “Acredito muito nessas pequenas ações para mudar o mundo” Foto: Paulo Nicolella

LEILA ADERIU às bicicletas na cidade: “Acredito muito nessas pequenas ações para mudar o mundo” Paulo Nicolella
RIO — Pequenas mudanças, grandes transformações. Esse é o lema de muitos consumidores que, diante de um planeta com recursos naturais cada vez mais escassos, aderiram à causa verde. Assim, para muitos, o preço já não é a maior das prioridades na hora de ir às compras. Tanto que mudam suas rotinas, buscam marcas que adotem práticas mais sustentáveis, diminuem o desperdício e até ficam atentos a insumos usados pelas indústrias. Esses brasileiros são uma minoria: segundo pesquisa do Instituto Akatu Responsabilidade Social, é preciso dobrar o número de consumidores conscientes, dos atuais 5% da população brasileira, para 10% até 2014.
— As mudanças de hoje são pequenas, mas importantes. Alguns consumidores já levam as suas sacolas para as compras, as lâmpadas econômicas já fazem parte dos lares brasileiros, algumas pessoas já separam o lixo orgânico do reaproveitável. Ainda é pouco, precisamos de mais. A partir do momento em que tivermos gerações formadas com essa cultura, teremos uma sociedade mais consciente. Até lá, continuaremos vivendo num mundo que usa, e adora usar, descartáveis em excesso e que não entende que os recursos naturais podem não ser para sempre — analisou Marcio Rolla, especialista em comportamento do consumidor da ESPM-RJ.
Novos hábitos passam por mudanças na rotina das mulheres na hora de consumir
Uma mudança que, certamente, precisa passar pelas mulheres — já que mais da metade das decisões de consumo no Brasil é tomada por elas. Mulheres como a arquiteta Leila Bittencourt, que incorporou novos hábitos de consumo em casa. Leila praticamente aboliu as sacolas plásticas, recicla o lixo em casa, compra orgânicos, passou a andar mais a pé ou de bicicleta, reduziu o consumo impulsivo e, o principal, conseguiu influenciar várias pessoas a mudarem seus hábitos.
— Acredito muito nessas pequenas ações para mudar o mundo. Se todos fizessem o mínimo, não teríamos esses problemas ambientais. Para mim, cuidar do meio ambiente já é um vício.

Nenhum comentário: