3.28.2012

Felicidade Interna Bruta

 É uma nova forma de medir a riqueza de um país 

Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).

Características O termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país crescia miseravelmente. Esta criação assinalou o seu compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do país, baseada nos valores espirituais budistas. Assim como diversos outros valores morais, o conceito de Felicidade Interna Bruta é mais facilmente entendido a partir de comparações e exemplos do que definido especificamente.
Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objectivo primordial o crescimento económico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, assim se complementando e reforçando mutuamente.

Os Pilares da FIB
  • Promoção de um desenvolvimento socio-económico sustentável e igualitário
  • Preservação e promoção dos valores culturais
  • Conservação do meio ambiente natural
  • Estabelecimento de uma boa governança
Ver também Ligações externas

A riqueza de uma nação não está só nos bens materiais, mas também na capacidade de seu povo de viver bem.

Em vez de medir o Produto Interno Bruto, países como a França e o Japão propõem agora o cálculo da Felicidade Interna Bruta. A riqueza de um país não está só nos bens materiais, mas também na capacidade de seu povo de viver bem. mais amplo de medição da riqueza de um país. A FIB é um conceito que segue quatro diretrizes: desenvolvimento econômico sustentável, preservação da cultura, conservação do meio ambiente e boa governança.
Você acha que o PIB pode ser substituído por outro indicador de riqueza?

Clique no link abaixo e calcule a sua
 Felicidade Interna Bruta.

Nenhum comentário: