3.31.2012

Eletroacupuntura pode ajudar a tratar depressão

Técnica associada a medicamentos mostrou-se eficaz no alívio dos sintomas

Reuters
 Aumentar o efeito das agulhas de acupuntura com pequenas correntes elétricas pode ajudar a tratar depressão, mostra um estudo feito em Hong Kong.
Pesquisadores compararam estímulos em pontos da cabeça de voluntários - Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE
Pesquisadores compararam estímulos em pontos da cabeça de voluntários

Liderados por Zhang Zhang-jin, da Universidade de Hong Kong, os pesquisadores usaram a eletroacupuntura para estimular sete pontos na cabeça de 73 participantes, que sofriam de depressão nos últimos sete anos.

A eletroacupuntura foi aplicada associada à medicação que os pacientes estavam tomando. Metade dos pacientes recebeu eletroacupuntura nove vezes em três semanas, enquanto os demais - que formavam o grupo placebo - apenas tiveram as agulhas inseridas superficialmente na cabeça.

Eles foram avaliados por especialistas para mensurar os níveis de depressão e o grupo que recebeu acupuntura relatou uma melhora.

"A queda nos índices de depressão no grupo que recebeu o tratamento correto foi mais significativa do que no grupo placebo", diz Roger Ng, pesquisador do grupo, que publicou os achados no periódico PLoS (Public Library of Science) ONE.


"Quando os pontos são estimulados, alguns centros no cérebro responsáveis por produzir serotonina são estimulados", disse Ng, consultor do departamento de psiquiatria do Kowloon Hospital em Hong Kong.

Acredita-se que um desequilíbrio nos níveis de serotonina estão associados à depressão. A doença afeta 20% das pessoas em algum momento da vida.

A Organização Mundial da Saúde acredita que, por volta de 2020, a depressão irá rivalizar com as doenças cardiovasculares como o transtorno mais prevalente no mundo.

Nenhum comentário: