3.30.2012

PLÁSTICA NOS SEIOS, SILICONE E REDUÇÃO DA MAMA

REDUÇÃO DE MAMA OU CIRURGIA BARIÁTRICA?

Redução de mama ou cirurgia bariátrica?
O que vem primeiro: cirurgia bariátrica ou mamoplastia redutora? Saiba mais!

Praticada há cerca de 20 anos no Brasil, a cirurgia bariátrica vem dividindo cada vez mais espaço com a mamoplastia redutora na preferência de mulheres acima do peso. De acordo com especialistas, a escolha sobre qual procedimento deve ser feito primeiro é uma dúvida constante. Mas, segundo um estudo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, os melhores resultados são alcançados quando a perda de peso acontece antes.
Os pesquisadores analisaram dados de mulheres obesas mórbidas que perderam mais de 50 quilos. As participantes deste estudo apresentavam um Índice de Massa Corporal (IMC) médio de 54 e todas necessitaram de cirurgia bariátrica para conseguir emagrecer. Elas foram divididas em dois grupos: 15 que se submeteram à cirurgia de redução das mamas antes da perda do peso e 14 que não haviam passado pela cirurgia de redução de mama antes da perda de peso.
Ainda segundo o estudo, todas as mulheres que se submeteram à mamoplastia redutora reconheceram uma melhora na aparência de seus seios depois da cirurgia. Além disso, a mamoplastia “as incentivou a se exercitar e a perder peso por conta própria”. Mesmo assim, todas as 15 mulheres precisaram se submeter à cirurgia bariátrica para emagrecer. Após a bariátrica, novas reduções no tamanho e no formato da mama foram necessárias.
Após a perda maciça do peso, 86% das mulheres que já haviam se submetido à mamoplastia redutora alegavam que a aparência de seus seios estava pior. Cerca de metade destas mulheres planejavam fazer uma nova cirurgia para melhorar a aparência dos seios.
A redução de mamas gera um significante alívio de dores nas costas, fim dos problemas de coluna, assaduras na parte inferior do seio, dores e machucados constantes nos ombros por causa da alça do sutiã.
Para o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, as mulheres que são candidatas a fazer os dois procedimentos, devem ser orientadas a considerar a cirurgia bariátrica em primeiro lugar. “Mesmo que a redução das mamas traga benefícios, - incluindo redução da dor e aumento da capacidade de exercício - o aspecto final das mamas parece melhor se a cirurgia de redução das mamas é realizada após a perda de peso maciça”, disse.
“Estas considerações devem ser individualizadas para cada paciente obesa que procura a redução da mama antes da perda de peso", alertou o médico.
Penteado explica, também, que a estabilização do peso ocorre geralmente entre 01 e 02 anos após a cirurgia bariátrica. Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30. “Quando o IMC estiver acima de 30, a cirurgia só deve ser feita se houver razões fortes, como por exemplo, quando a sobra de pele e o excesso gorduroso prejudicam a locomoção do paciente”, acrescentou.

REDUÇÃO DE MAMA: AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Redução de mama: as dúvidas mais frequentes
Especialista esclarece tudo para você!

Todo mundo está acostumado a ver as brasileiras aumentando os seios com a implantação da prótese de silicone. Contudo, um procedimento muito comum entre as brasileiras é a cirurgia para a redução das mamas. Confira uma entrevista com o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e esclareça as dúvidas mais comuns sobre este assunto.
1) A cirurgia plástica pode reduzir as mamas?
A cirurgia plástica de redução ou mamoplastia redutora é indicada não só para quem deseja diminuir o tamanho do seio, mas também para quem está descontente com a forma da mama. Muito além de ser apenas uma preocupação estética, as mulheres procuram a cirurgia por uma questão de saúde. O excesso de peso das mamas pode causar dores nas costas e até mesmo problemas de coluna. Há ainda aquelas que sofrem com assaduras na parte inferior do seio e com dores e machucados constantes nos ombros por causa da alça do sutiã.
2) Como definir se a mama realmente é grande demais e a cirurgia se faz necessária?
Não há como fazer este cálculo matematicamente e a decisão final é mesmo da mulher. A paciente deve informar ao médico se a mama é motivo de desconforto. A queixa pode ser baseada em uma questão puramente estética ou em incômodos físicos. Por exemplo, ela pode perceber que está ficando corcunda, pode apresentar dores frequentes nos ombros, ou, ainda querer que o seio fosse menos flácido. Todas as informações são avaliadas pelo cirurgião.
3) Existe um momento apropriado para reduzir as mamas, como por exemplo, antes ou depois da adolescência?
Para muitas mulheres, o incômodo surge desde cedo. No entanto, as adolescentes precisam ter calma antes de buscar a solução na mesa de cirurgia. Isso porque, na adolescência, a mama ainda está em desenvolvimento. Os especialistas dizem que, em geral, essa etapa fisiológica vai até os 16 anos, mas, em algumas mulheres, a mama pode crescer até os 20 anos. O ideal é que se observe se a mama já alcançou seu tamanho definitivo, para então avaliar a necessidade de cirurgia.

4) No caso da redução de mamas, como definir o tamanho ideal dos seios?
Quando o tamanho dos seios não agrada e incomoda, a paciente não deve se preocupar em estabelecer um novo tamanho desejado para os seios. É papel do médico fazer simulações para que a paciente indique como gostaria que os seios ficassem e, na cirurgia, buscar este resultado. O que mais importa não é o quanto se deve tirar, e sim como será o resultado final. Tudo é pensado para proporcionar harmonia ao biotipo da paciente. Muitas vezes, temos de tirar quantidades diferentes de tecido dos seios.
5) Como são as cicatrizes deixadas pela mamoplastia redutora?
Entre as mulheres, há uma grande preocupação quanto à cicatriz deixada pela operação. Novamente, isso dependerá da técnica usada pelo médico, do tipo de mama e da quantidade de tecido a ser retirado. É possível deixar cicatrizes bem discretas, mas os especialistas alertam que a técnica empregada varia de caso para caso. Usamos técnicas diferentes, já que as mamas das mulheres não são iguais. Sempre escolhemos a técnica que corrija a mama da melhor forma e tenha a menor cicatriz possível. Quanto mais glândula e pele tiverem de ser retiradas, maior será a cicatriz.
Uma técnica muito utilizada é a que deixa uma cicatriz em torno da auréola, chamada periareolar. Em boa parte dos casos, a mama tem de ser suspendida e a auréola muda de posição. As cicatrizes podem ser ainda em forma de "T" invertido, na parte inferior da mama ou em formato de "L" e "I" . É importante saber que as cicatrizes passam por diversas fases de transformação até atingirem seu estado final. Então, é preciso controlar a ansiedade. Em geral, apenas depois de um ano pode-se observar o aspecto definitivo da cicatriz, quando ela se tornará mais clara e menos consistente.
6) Após a mamoplastia redutora, os seios podem voltar a crescer?
Algumas mulheres temem que após a cirurgia, os seios voltem a crescer. Isto vai depender dos hábitos de vida de cada uma, após a operação. Na adolescência, o seio é constituído principalmente de glândula mamária. Conforme a mulher envelhece, ocorre a transformação de parte da glândula em gordura. Por isso, a mama tende a ficar mais flácida. A cirurgia de redução das mamas retira parte da glândula e também da gordura. A glândula não volta a crescer após seu período de desenvolvimento, mas a gordura pode voltar a se acumular na área. Se a paciente engordar, vai haver acúmulo de gordura no corpo todo, inclusive nas mamas.
7) Após a gestação, a mulher pode fazer uma mamoplastia redutora?
A gravidez é um importante fator na aceleração da ptose mamária. A mamoplastia de redução tem como objetivo reverter este quadro, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes. É indicada para a redução de mamas volumosas e para suspensão de mamas ptosadas (caídas). Pode também ser indicada para correção de assimetrias entre as mamas. Após a cirurgia, o movimento dos braços fica bem limitado e as atividades físicas moderadas normalmente são liberadas dois meses depois da cirurgia. Será necessária uma ajuda extra para cuidar do bebê. A paciente deverá ficar afastada de esforços por 30 dias, evitando elevar os braços nos primeiros 14 dias. Deve-se também usar um sutiã, sem aros e sem renda, por aproximadamente um mês. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses.

SEIOS LINDOS E PERFEITOS: SAIBA MAIS SOBRE O IMPLANTE DE SILICONE

Seios lindos e perfeitos: Saiba mais sobre o implante de silicone
O implante de silicone é o tipo de cirurgia que mais cresce no país. Fique por dentro deste assunto!


Há tempos que um peito bonito e vistoso disputa lado a lado com o bumbum a atenção dos homens brasileiros. Atualmente, esta parte do corpo feminino é uma das maiores preocupações de qualquer mulher. E se a natureza não ajudou, por que não deixá-los do jeito que você sempre sonhou?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a colocação de prótese de silicone nos seios é considerada a cirurgia plástica mais realizada na área da estética, desde 2007, equivalente a 33% do total de plásticas feitas no Brasil, contra 20% de lipoaspiração.

“A grande novidade é que os implantes já apresentam garantia vitalícia e, portanto, não é necessário serem trocados após dez anos. Atualmente, existem vários tipos de próteses como as redondas, de perfil baixo, alto e super alto. Além disso, há as anatômicas ou em forma de gota”, diz o Dr. Mauro André Arguello, da Clínica STAG Anti Aging,.

Porém, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o Médico ressalta sobre a importância do paciente tirar todas as suas dúvidas antes do implante ser feito: "É nesta oportunidade que decidimos o tamanho e formato da prótese, a melhor via de colocação, cicatriz, a previsão de possíveis complicações, entre outros questionamentos. É bom sempre lembrar que esta não é apenas uma transformação física, mas também psicológica".

Para a mulher, a importância de ter seios bonitos, firmes e proporcionais vai além do aspecto estético. Quando ela não está satisfeita com a aparência dos seus seios, a auto-estima e segurança em relação a sua feminilidade ficam seriamente abaladas, comprometendo até mesmo a sua qualidade de vida. Por isso, é tão importante que ao optar por fazer esta cirurgia, ela pense também na mudança emocional. 

"O trabalho em conjunto com a psicologia é fundamental para qualquer tipo de procedimento estético. Em tese, se alguém busca uma cirurgia plástica, é porque está insatisfeito com o seu estado físico, que pode ser conseqüência de um estado emocional aquém do normal. Também recomendo a psicologia, mesmo que a cirurgia estética seja para corrigir algum acidente ou anormalidade de nascença", observa o cirurgião.

Se você quer aumentar os seus seios, o mais importante é que você saiba que este procedimento deve ser realizado em hospital, sob anestesia geral, epidural ou local com sedação, em aproximadamente duas horas de duração. "Na maioria dos casos, a paciente pode receber alta no mesmo dia do implante (o tempo médio de permanência no hospital é de cerca de 8 a 24 horas). É importante, antes de mais nada, checar se o profissional está credenciado junto à SBCP", finaliza Arguello.


Mais informações

STAG Anti aging

Telefone: (11) 5096-0196

PRÓTESES DE SILICONE: SAIBA QUAL É O MELHOR TIPO

Próteses de silicone: saiba qual é o melhor tipo
Especialista fala sobre as vantagens de cada uma delas.

A cirurgia plástica para aumentar as mamas ainda é uma das mais procuradas entre as brasileiras. Mas já se foi o tempo em que quanto maior o tamanho, mais as clientes ficavam satisfeitas. A ideia agora é colocar próteses de silicone sim, mas de maneira que fiquem o mais natural possível. Dúvidas quanto ao formato e tamanho ideais ou que tipo de prótese colocar também são frequentes. Para saná-las, nada melhor do que uma conversa com o seu médico. Só ele pode ajudar você a escolher o tipo que melhor atende a sua necessidade e perfil.

De acordo com o cirurgião plástico Gustavo Tilmann, o formato das próteses de silicone para as mamas vão variar seguindo a estrutura corporal de cada mulher. Entre os tamanhos mais utilizados estão os chamados perfis altos, baixos ou anatômicos.

“Os baixos têm como característica principal uma base mais larga, sendo indicado para dar uma projeção maior ao colo mamário e pouca projeção na frente. O perfil alto é o mais procurado, tendo uma base menor com uma projeção mais alta. Já a prótese anatômica, conhecida como perfil “gota”, é indicada para mulheres que possuem mamas com formas e contornos estéticos favoráveis e desejam um aumento proporcional.”, explica Gustavo.

Em relação ao tipo, os mais utilizados são os de salina ou de silicone. A prótese de salina, por exemplo, é feita à base de soro fisiológico e por isso mesmo tem mais riscos de sofrer deformações ou ondulações. As de silicone com gel coesivo, utilizada pela maioria dos cirurgiões plásticos no Brasil, costumam deixar o aspecto mais natural, do jeito que muitas mulheres desejam atualmente. Além disso, são muito mais seguras e não sofrem deformações como as próteses de salina.

Mas as novidades no mercado não param de chegar. No último congresso de cirurgia plástica, realizado em Vitória, no Espírito Santo, um médico americano apresentou a prótese inflável. Colocada por meio da cirurgia tradicional, ela permite que a mulher se decida entre o tamanho que quer os seios no período de até um ano.

“A prótese inflável, também conhecida como “Spectra”, é colocada da mesma maneira que a cirurgia tradicional, mas o cirurgião pode ajustar o seu tamanho no próprio consultório, sem a necessidade de internação, através de uma cânula no qual é possível injetar ou extrair a solução salina. Mas, a paciente não vai poder passar a vida inteira realizando este processo, ela terá um prazo de até um ano para decidir o tamanho que deseja.”, conta Tilmann.

Segundo ele, este novo tipo de prótese combina a maleabilidade da salina, para alterar o volume, com a firmeza e a sustentação que o silicone dá à estrutura. Tudo isso com a vantagem de poder corrigir a assimetria mamária. Apesar de ainda não ter sido liberada no Brasil, a prótese inflável promete ser a nova queridinha das mulheres que pretendem dar uma turbinada no visual. Fique atenta, pois ela pode ter seu uso aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda este ano.

Mais informações:
www.gustavotilmann.com

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PLÁSTICA NOS SEIOS

Tudo o que você precisa saber sobre plástica nos seios
Preste atenção nessas informações!

Aumentar ou diminuir o tamanho dos seios tornou-se muito comum entre as mulheres brasileiras nas últimas décadas. Números da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que para cada cirurgia reparadora são realizadas 2,3 estéticas. Segundo o cirurgião plástico, Cláudio Lemos, é importante ter um conhecimento amplo do assunto antes de se decidir por um procedimento estético ou reparador.
Segundo Claúdio, 90% das mulheres têm diferenças de tamanhos entre as suas mamas. Os seios em uma mulher geralmente são diferentes um do outro, sendo que, na grande maioria, o esquerdo é maior que o direito, mas a diferença é pequena e ninguém percebe. “A informação mais importante a ser transmitida para o cirurgião é se o resultado consiste em mamas mais aparentes ou menores e mais naturais, sem deixar de serem proporcionais”, afirmou.
Outra informação relevante fica por conta da diferença entre prótese e implante. A prótese é um objeto usado para substituição de um membro, na sua totalidade ou em parte, por uma peça artificial, quando ocorre a extração ou amputação do mesmo. Já o Implante é o objeto acrescentado ou introduzido em alguma região do corpo. No caso do implante de silicone nas mamas, por exemplo, o que se acrescenta é o volume, pois a mama já existe.
- Qual a quantidade ideal e qual a quantidade que deve ser evitada? Se ultrapassar a quantidade quais os riscos à saúde da paciente?A paciente tem que explicar com detalhes como gostaria que fosse o resultado. Existem vários tamanhos de implantes mamários, sendo que alguns combinam melhor com cada anatomia. A informação mais importante a ser transmitida para o cirurgião é se o resultado desejado consiste em mamas mais aparentes ou menores e mais naturais, sem deixar de serem proporcionais.

Em seguida, o cirurgião irá avaliar a anatomia da paciente, a largura de seu tórax, sua estatura e peso, a largura da base da mama, o tamanho das aréolas, a quantidade de pele e a espessura da derme, além da quantidade de glândula mamária que irá cobrir a prótese de silicone. É preciso ficar claro que para cada paciente existe um tamanho ideal. O fato de ultrapassarmos os limites individuais pode levar desde cirurgias estimatizantes ("implante look") até problemas sérios de postura e a aceitação de sua imagem.
- O que há de mais atual nas técnicas de redução ou aumento dos seios?
Uma grande evolução foi a utilização da cola de Cianoacrilato para fechar a parte externa da cirurgia tanto de implante de silicone, como na redução das mamas ao invés de dar pontos. Dessa forma, a cirurgia não apresenta marca de pontos após a cicatrização, além de o fato de a cola conferir melhor resultado estético e maior segurança à cirurgia, pois nenhuma bactéria consegue crescer nesta cola. Ela se solta sozinha em até três semanas.

Outra novidade foi o lançamento de implantes mamários feitos exatamente para cada anatomia de mama individualmente, onde se apresenta com forma, projeções e dimensões específicas para cada paciente. Há, ainda, os implantes mamários ajustáveis que fazem com que pequenas diferenças presentes nas mamas antes da cirurgia possam ser equacionadas no ato cirúrgico ou mesmo em até seis meses após a intervenção, retirando ou acrescentado um volume sem a necessidade de uma nova cirurgia.
- Há uma estimativa de quantas cirurgias plásticas nas mamas são feitas no Brasil?
Uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica diz que para cada cirurgia reparadora são realizadas 2,3 estéticas. O número de intervenções estéticas equivale a 73% do total de cirurgias. O maior índice entre as cirurgias estéticas com intervenção é a cirurgia de redução e aumento das mamas, que representou 33% do total de plásticas, contra apenas 20% da lipoaspiração.
- Qual o procedimento mais procurado?
A mamoplastia de aumento. Isso se deve a um novo padrão estético, ao avanço e segurança dos novos implantes, associado ao aprimoramento técnico, onde novas técnicas fazem com que a cirurgia se torne cada vez mais segura, natural e com menor tempo para o retorno a suas atividades.
 
- Fale um pouco sobre essa reconstrução mamária
Em relação à cirurgia reparadora temos a reconstrução mamária, na qual reparamos na paciente os defeitos causados pela cirurgia de câncer de mama (mastectomia). A mama é importante para a identidade feminina. Sem ela a mulher perde sua autoestima e com isso, em muitos casos, leva à depressão. Essas cirurgias levam a resultados muito das vezes iguais ou em alguns casos ate melhor do que a paciente tinha antes do procedimento, substituindo aquele sentimento que antes era de perda pelo sentimento de ganho.

Dr.Cláudio Lemos 
http://claudiolemos.site.med.br



Nenhum comentário: