7.21.2012

Alimentação saudável

faixa_alimentacao.png

5 FRUTAS QUE ELIMINAM A GORDURA DO CORPO

5 frutas que eliminam a gordura do corpo
Banana e maracujá são frutas que ajudam a eliminar a godrura. Confira outras frutas tão poderosas quanto!

Você já está cansado de saber que comer frutas é um hábito essencial para quem quer emagrecer. Tudo por que as frutas são responsáveis por nutrir o nosso organismo com muitas vitaminas e minerais e poucas calorias. Mas, pesquisas recentes mostraram que os seu benefícios vão além disso. Elas podem eliminar a gordura do corpo.
Veja quais são as frutas que acabam com a gordura!
Banana verde
Além de saborosa, esta fruta pode ser milagrosa graças a um amido resistente que promove uma melhora do funcionamento do intestino, que pode diminuir a absorção de nutrientes e, consequentemente, de calorias. Além disso, este nutriente tem alto poder de saciedade. Para quem não acredita, tudo ficou comprovado em uma pesquisa americana realizada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. De acordo com o estudo, esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito rapidamente.
Grapefruit
Pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, comprovaram que ingerir metade de um grapefruit ou tomar seu suco antes de cada refeição pode ajudar na perda de até meio quilo por semana, mesmo que você não mude absolutamente nada na sua dieta. Eles acompanharam 100 obesos por 12 semanas e descobriram que componentes da fruta ajudam a regular a produção de insulina, um hormônio que está intimamente ligado ao estoque de gordura.
Abacaxi
Além de ser rico em vitamina C, o abacaxi ajuda a quebrar as molésculas de gordura, acelerando a queima de calorias em até 30%.  Para melhorar ainda mais, é rico também em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, controlam o nível do colesterol ruim e ainda dão mais vitalidade à pele e aos cabelos.  Diurético, ele também elimina o inchaço. De quebra, a fruta fortalece o sistema imunológico, promovendo a defesa do corpo.
Pera
Uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro, publicada no o Journal of Nutrition, mostrou que as mulheres que comeram três peras por dia, durante 12 semanas, consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta. A fruta concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 e o seu consumo representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia.
Maracujá
Repleto de fibras solúveis, ele atua diretamente na absorção da gordura pelo organismo, fazendo com que eliminemos a maior quantidade possível deste nutriente. Estas fibras, que se concentram na parte branca da casca e são chamadas de pectina, quando ingeridas misturam-se à água presente no estômago e formam um gel capaz de retardar o esvaziamento gástrico, mantendo-nos saciados por muito mais tempo.

ALIMENTOS QUE TRAZEM FELICIDADE

Alimentos que trazem felicidade
Confira os alimentos que trazem felicidade e espantam o estresse.

Na linha de frente da guerra contra o estresse, a depressão e o mau humor está uma alimentação equilibrada e baseada em nutrientes poderosos. Segundo especialistas no assunto, ter um cardápio variado ajuda a afastar esses males do mundo moderno da sua vida. Frutas e verduras, por exemplo, podem aumentar a longevidade e o bem-estar.
Entre alguns alimentos que trazem felicidade estão:
Alimentos que contenham a vitamina C: consumir estes alimentos é uma boa maneira de prevenir o estresse, já que eles melhoram o funcionamento do sistema nervoso. A laranja, a acerola e o mamão são boas fontes de vitamina C.
Maracujá: o bom e velho calmante natural. Nas folhas do maracujá estão as substâncias alcaloides e os flavonoides que agem no cérebro e melhoram o sono e ajudam a combater o estresse e a irritabilidade.
Chá verde: rico em xantinas, substâncias que ativam o sistema nervoso central, a bebida é outra maneira de combater o estresse. Ao ativarem o sistema, a bebida fornece energia suficiente para espantar o desânimo. Mas, como possui cafeína, moderação é fundamental. Consuma somente 2 xícaras de chá. Nada de perder o sono! É mau humor na certa.
Castanha-do-Pará: esta oleaginosa contém gorduras poli-insaturadas que protegem o coração contra o colesterol ruim (HDL) e a vitamina E que protege contra o Mal de Alzheimer.
Espinafre: uma verdura que contém vitamina C e ácido fólico. A primeira substância é uma aliada contra o estresse e a segunda contra a depressão leve.
Pimenta: ardida, mas poderosa quando falamos em saúde. Ao ser consumida, a pimenta libera dois hormônios que melhoram o astral de pessoas que sofrem com a depressão. A adrenalina e a noradrenalina são responsáveis pela sensação de relaxamento.
Para evitar o estresse e o desânimo é essencial manter distância de bebidas estimulantes como as alcóolicas e o café. Elas inibem a produção de hormônio antioxidante que remove os radicais livres do organismo e proporcionam uma sensação de relaxamento.

ALIMENTOS QUE EMAGRECEM

Alimentos que emagrecem
Confira uma lista com 5 alimentos milagrosos que te ajudam a emagrecer!

Como a gente pode emagrecer comendo? Além fazer escolhas saudáveis, uma boa tática é incluir no cardápio aqueles alimentos que aumentam o metabolismo, diminuem a absorção de gordura, auxiliam o funcionamento do intestino, enfim, que de uma maneira ou outra dão uma mãozinha à dieta.
Confira os cinco alimentos que emagrecem
Chá verde
Rico em cafeína, teofilina e teobramina, o chá age com efeito termogênico, aumentando a temperatura corporal e acelerando o nosso metabolismo. Sem contar que estas substâncias agem no nosso sistema central, aumentando a mobilidade da gordura estocada no organismo.
Linhaça
Por conter grande quantidade de fibras solúveis, ajuda na absorção de água e formação de um gel viscoso que retarda o esvaziamento do estômago. Este mesmo gel também absorve parte das gorduras ingeridas que ficam estocadas no intestino. O mais indicado é que você consuma de 2 a 4 colheres por dia.
Pimenta
Assim como o chá verde, a pimenta aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Contudo, este alimento não é indicado para quem sofre de gastrite. Para os demais, vai a dica: quando consumimos pimenta de maneira demasiada, acabamos destruindo os sensores do nosso paladar. Portanto, poucas gotinhas para temperar o seu almoço são o suficiente para acelerar a dieta.
Cúrcuma
Apesar de muita gente ainda não utilizar este tempero no seu dia a dia, além de muito saboroso, ele é bastante eficaz para a dieta. Ela possui ação antiangiogênica, ou seja, previne a formação de novos vasos sanguíneos, necessários para o crescimento do tecido adiposo. Por isso, pode ser considerado um aliado na luta contra a obesidade.
Farinha de maracujá
Rica em pectina, este produto possui a mesma ação da linhaça, ou seja, atua como inibidor de apetite e ajuda no esvaziamento do intestino. Uma de suas maiores vantagens é que a farinha age diretamente na eliminação de gordura e açúcares. Consuma 2 colheres de sopa opor dia, em sucos, vitaminas, iogurte, saladas.

10 ALIMENTOS QUE COMBATEM A CELULITE

10 alimentos que combatem a celulite
Para chegar linda ao verão, conheça os 10 alimentos que combatem a celulite!

O verão está se aproximando e a preocupação com o corpo, principalmente com aqueles furinhos desagradáveis que insistem em permanecer no nosso bumbum, aumenta ainda mais. Porém, como combater a celulite? O primeiro passo é muito simples: incluir no seu cardápio 10 alimentos que eliminam a vilã!
Suco anticelulite
1 – Soja: por ajudar no equilíbrio hormonal do nosso corpo, evita o aparecimento da celulite.
2 – Frutas vermelhas: fortalecem os vasos sanguíneos e alteram a produção de insulina.
3 – Semente de linhaça: rica em ômega 3, tem ação anti-inflamatória.
4 – Lima da pérsia: desintoxica o organismo e limpa o sistema linfático.
5 – Frutas cítricas: eliminam as toxinas e reduzem o volume das células.
6 – Proteína de boa qualidade: evita que o corpo busque energia nos músculos, deixando-os flácidos. 
7 – Chá de centella: melhora a circulação e auxilia a hidratação.
8 – Maçã: rica em fibras que neutralizam as toxinas no corpo.
9 - Arroz integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
10 - Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

ALIMENTOS QUE TE AJUDAM A FICAR MAIS BONITA

Alimentos que te ajudam a ficar mais bonita
Beleza começa na alimentação. Confira as dicas da nutricionita Lílian Assis!

Ficar bonita se transformou em uma questão de honra. Não que devamos seguir padrões, mas se sentir bem consigo mesma é fundamental. Além de alguns cuidados básicos com a pele, cabelo e corpo, não podemos ignorar o poder da alimentação nesta empreitada. Confira uma lista, preparada pela nutricionista Lílian Assis, com oito alimentos que te ajudam a ficar mais bonita.
Água
A hidratação é importante em todos os aspectos, afinal, nosso corpo é constituído por 70% de água. Além disso, ajuda na eliminação de toxinas. Os benefícios da água são muitos. Pele macia e menos rugas, cabelos brilhantes e melhora do aspecto da celulite são alguns ganhos de quem leva a sério a ingestão de água. Para quem não tem o hábito, fica a dica: comece devagar, aumentando progressivamente. A meta vai de 2 a 3 litros por dia.
Aveia
Cereais integrais melhoram a função intestinal por serem ricos em fibras. Com um intestino funcionando bem, evitamos distensão abdominal e acúmulo de toxinas. Outros cereais integrais: quinoa, arroz integral, trigo integral.
Abacate
Rico em gorduras boas que farão parte das membranas celulares que formam a pele, protegendo-a e dando mais vitalidade. Outras fontes de gorduras boas: azeite, gergelim, nozes, castanha do Pará.
Mamão
A vitamina A é a mais usada em produtos cosméticos por sua função regeneradora da pele. Outras fontes: abóbora, leite, cenoura.
Salmão
A proteína presente no peixe garante a formação dos músculos que sustentam e dão tônus a nossa pele. O zinco é um potente antioxidante que reduz o aparecimento precoce de rugas. O ômega 3 melhora inflamações cutâneas como acne, psoríase ou regiões avermelhadas. Outras fontes: linhaça, arenque, sardinha.
Quinoa
Cereal integral, rico em fibras, mas que se diferencia dos outros por conter um maior teor de proteína, o que garante o tônus muscular. Dá uma mãozinha na definição dos músculos.
Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa)
Ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele. Devem ser consumidas desde cedo, até porque são ricas em vitamina C.
Frutas cítricas (laranja, acerola, abacaxi, tangerina)
Ricas em vitamina C, estimulam a produção de colágeno, que é responsável pela elasticidade da pele.

MELHORE A APARÊNCIA COM A ALIMENTAÇÃO

Melhore a aparência com a alimentação
Escolha bem os alimentos e mantenha seu físico saudável.

Celulite, estrias, pele ressecada ou oleosa demais e, ainda, flácida! Cabelos fracos e sem brilho, unhas quebradiças... Sem contar as espinhas e as linhas de expressão! Aprenda a acabar com tudo isso por meio de uma boa nutrição.
De acordo com a nutricionista Débora Fernanda Basso, o aspecto físico de nossa pele, olhos, cabelos e unhas, reflete o estado do nosso organismo e a saúde de nossas células. "A falta de cuidado com a alimentação exige mais dos órgãos chave como fígado, intestino, rins. Isso dificulta o processo de desintoxicação do corpo que, em consequência, retém mais líquido, aumenta a oxidação celular relacionada ao envelhecimento precoce e aumenta o depósito de gorduras, dificultando o emagrecimento", explica Débora.

Para os casos em que a genética ajuda a complicar os problemas, cuidar da alimentação é mais uma demonstração de que a nutrição também pode fazer a diferença, principalmente no tratamento estético. "Atualmente, é difícil viver sem interferência da poluição, consumo excessivo de alimentos industrializados, corantes, conservantes, realçadores de sabor, estresse... Por isso, o cuidado com a alimentação pode neutralizar tantas ações negativas", esclarece a nutricionista.
Escolher os alimentos alvos que farão parte de seu cardápio; avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes suprindo a carência do organismo; associar fitoterapia à nutrição, utilizando as plantas medicinais em forma de chá, extratos ou tinturas de acordo com a necessidade e observar a quantidade e qualidade dos líquidos ingeridos, são alguns dos elementos que fazem parte de uma nutrição adequada para colher bons frutos para a saúde estética.
Além dos benefícios que a alimentação traz para a saúde estética, ressalta-se o ganho de bem estar geral, do bom funcionamento dos órgãos, prevenindo doenças como diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, renais entre outros.
Conheça alguns dos principais alimentos que ajudam a manter a saúde estética em dia.
Aveia: rica em silício, responsável por reorganizar as fibras de sustentação da pele. Regula o metabolismo de vários tecidos, principalmente ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. Uma das suas principais funções é a síntese de colágeno.
Algas: fonte de iodo que equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais. Possui ação hidratante, cicatrizante, lipolítica, energizante cutâneo e antioxidante.
Arroz integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o tecido como o magnésio e cromo. Favorece a digestão e o funcionamento do intestino.
Castanha-do-Pará: fonte de selênio, importante antioxidante que atua contra o envelhecimento celular.
Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, são alcalinizantes, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
Lima-da-pérsia: atua principalmente no sistema linfático, reduzindo edemas além de ter um papel fundamental na desintoxicação do fígado.
Missô (pasta de soja fermentada): conhecido como fonte de probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.
Água: não poderíamos fechar esta matéria sem falar sobre a água! Responsável pelo equilíbrio celular, manutenção da temperatura corporal, promove melhor absorção dos nutrientes e  funcionamento intestinal adequando.

COMO AS FIBRAS AJUDAM A EMAGRECER

Como as fibras ajudam a emagrecer
Que fibra faz bem à saúde, você já sabe. Mas, agora vai entender como ela é importante no processo de emagrecimento.

A gente está sempre ouvindo falar que as fibras fazem bem à saúde e que devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa, principalmente daquelas que querem emagrecer. Mas, você sabe como este nutriente atua no processo de perda de peso?

“As fibras nos dão sensação de saciedade sem fornecer calorias. Isso acontece porque elas demoram a ser digeridas pelo estômago. Com isso, quando comemos alimentos ricos neste nutriente, ficamos mais satisfeitos e custamos um tempo maior para sentir fome”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De uma maneira geral, podemos falar que os alimentos que contêm fibra possuem uma consistência crocante e um sabor levemente adocicado, como é o caso da cenoura e da maçã. Contudo, é nos grãos que elas aparecem de maneira mais eficaz, como na soja, na lentilha, no arroz integral, na aveia e na linhaça. Vale ressaltar que algumas folhas como a alface e a couve também são ótimas fontes deste nutriente.

“Ao ingerir fibras estamos, na verdade, consumindo alimentos saudáveis e pouco calóricos. Elas aumentam o volume das fezes e o movimento intestinal, auxiliando na eliminação de gordura e reduzindo a reabsorção de toxinas pelo intestino”, conclui ela.

Conheça algumas fontes de fibra

- Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça.

- Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço.

- Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela.

- Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.

Um comentário:

Mariana disse...

Vou tentar comer algumas dessas frutar e ver se posso emagrecer algo.
Também há que ter cuidado com as coisas que se consumem porque uma vez tive que usar penvir mas não me lembro por culpa de que fruta foi.