7.18.2012

Ataque a bomba que atingiu um ônibus de turistas israelenses na Bulgária

Netanyahu responsabiliza Irã por ataque a israelenses na Bulgária

Ao menos 7 pessoas morreram e 27 ficaram feridas em explosão de ônibus em Burgas


Explosão destruiu parte superior de ônibus na Bulgária
Foto: STR / AFP
Explosão destruiu parte superior de ônibus na Bulgária STR / AFP
SOFIA - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, responsabilizou o Irã pelo ataque a bomba que atingiu um ônibus de turistas israelenses na Bulgária, matando ao menos sete pessoas e deixando 27 feridos, três em estado grave. Uma explosão atingiu o veículo que carregava cerca de 40 passageiros em um terminal no aeroporto internacional de Burgas nesta quarta-feira. O ataque acontece no dia do 18º aniversário do atentado à comunidade judaica em Buenos Aires.
- Todos os indícios apontam para o Irã. Só nos últimos meses, vimos diversas tentativas iranianas de atacar israelenses como na Tailândia, Geórgia, Chipre, Índia e Quênia - disse o premier. - Dezoito anos exatos após o ataque à comunidade judaica na Argentina, assassinos terroristas do Irã continuam a atacar pessoas inocentes. O terrorismo iraniano está se espalhando pelo mundo todo. Israel irá reagir com força contra esse terror.
O grupo xiita Hezbollah, conhecido por sua postura contra Israel, negou ter ligações como o ataque. A suspeita recaiu com mais força sobre a organização, pois dias antes um homem de 24 anos supostamente afiliado ao Hezbollah foi preso no Chipre sob a suspeita de planejar um ataque contra turistas israelenses. Segundo o diário grego “Phileleftheros”, com ele foram apreendidas listas com informações sobre a agenda turística de israelenses, os pontos turísticos preferidos dos israelenses e detalhes sobre voos de linhas áreas de Israel.
O ministro do Interior da Bulgária, Tsvetan Tsvetanov, disse à rádio local BNR que a explosão foi um “ataque deliberado” e que a polícia trabalha com duas hipóteses: que o explosivo foi instalado em alguma parte do ônibus antes da entrada dos passageiros ou que estaria na bagagem. Segundo autoridades de segurança, ambulâncias e policiais foram enviados ao local, que está isolado. Estilhaços teriam atingido outros ônibus estacionados na área. Entre as vítimas estariam uma menina de 11 anos e duas mulheres grávidas, anunciou a agência búlgara Focus. Algumas testemunhas acreditam que a bomba tenha sido acionada por um terrorista-suicida.
- A explosão aconteceu segundos depois que nos acomodamos no ônibus. Escutamos um “boom” enorme e saímos correndo. Conseguimos escapar por um buraco que havia no ônibus. Vimos muitas pessoas feridas e corpos - disse Aviva Malka, uma mulher que estava dentro do principal ônibus atingido.
O incidente causou pânico no terminal e pessoas que não conseguiram deixar o local foram instruídas por seguranças a permanecer em uma aérea isolada e esperam serem liberadas por agentes de segurança, segundo o diário israelense “Ynet”. A cidade de Burgas fica em uma região costeira de balneário, famosa por atrair turistas, principalmente de Israel.
A Casa Branca condenou “o ataque a pessoas inocentes, especialmente crianças, nos termos mais fortes possíveis”, disse o porta-voz Jay Carney.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/netanyahu-responsabiliza-ira-por-ataque-israelenses-na-bulgaria-5510075#ixzz210bcJAa5
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: