7.20.2012

QUAL A IDADE CERTA PARA COLOCAR BOTOX?

Qual a idade certa para colocar botox?
Botox em jovens pode enfraquer o músculo facial. Saiba mais!

O botox já se transformou em mania entre as mulheres. Porém, elas estão procurando este tratamento cada vez mais cedo, por volta dos 25 anos de idade. Enquanto alguns especialistas defendem a tese de que prevenir é melhor do que remediar, outros condenam o excesso de zelo com a aparência. Afinal, qual a idade certa para colocar botox?
“Receber aplicações de toxina botulínica na casa dos vinte anos não fará com que você não precise de um lifting facial quando for mais velho. Se a intenção for prevenir o aparecimento de rugas, saiba que elas não existem quando você tem 20 anos”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, de São Paulo.
Segundo o médico, a aplicação de toxina botulínica em pessoas muito jovens deve ficar restrita à correção de alguns problemas de saúde, tais como blefaroespasmos, excesso de sudorese e casos de assimetria facial provocados por uma lesão no nervo.
“Não concordo com o uso do produto como uma medida preventiva para evitar que as rugas apareçam. Não existem estudos que comprovem esta ação preventiva da substância. Se você começar a fazer as aplicações de toxina botulínica numa idade precoce, irá enfraquecer o músculo facial”, observa ele.
Porém, não é só o botox que virou moda. Pacientes, cada vez mais jovens, buscam a redução de mamas, a mamoplastia de aumento, um implante no queixo, uma lipoaspiração... “Existem certos procedimentos que, quando bem indicados, conferem mais autoconfiança aos pacientes. Mas, é preciso selecionar muito bem os pacientes jovens que realmente precisam de uma intervenção cirúrgica precoce”, defende o médico.
Para Penteado, as cirurgias estéticas na adolescência devem ser discutidas pelo pediatra clínico e pelo cirurgião plástico, com o objetivo de se atingir um julgamento cirúrgico adequado, devendo ser valorizados aspectos como:
• Idade ideal para correção;
• Inserção social;
• Estabilidade emocional;
• Autoestima e autoimagem;
• Higidez física.

Nenhum comentário: