7.20.2012

ENXAQUECA TAMBÉM PODE CAUSAR INSÔNIA

faixa_saude.png
Enxaqueca também pode causar insônia
Como vai o seu sono?  A insônia pode estar relacionada a diversos fatores, como enxaqueca, ansiedade e depressão. Além disso, cada vez mais os brasileiros dormem menos do que deveriam.

Com o passar do tempo, alguns dos nossos costumes mais banais acabam se transformando em grandes problemas na nossa vida. O sono, certamente, é um deles. Quantas horas você costuma dormir por dia? Se antes de responder a essa pergunta, você se lamentou por achar que dorme menos do que deveria, saiba que você faz parte de um grupo que está crescendo a cada ano no Brasil. Só na cidade de São Paulo, 13% da população sofre desse mal, sendo a sua maioria formada por mulheres.

Dentre os diversos fatores que causam a insônia, está a enxaqueca, uma doença que está associada a uma série de outras condições clínicas, como a ansiedade, a depressão e alguns problemas emocionais. “A enxaqueca está entre as doenças neurológicas mais comuns e que mais negativamente influenciam a qualidade de vida. A busca por um sono regular é uma recomendação a todo indivíduo com diagnóstico de enxaqueca”, explica o Dr. Ricardo Teixeira, Doutor em Neurologia pela Unicamp.

Cerca de dois terços das crises de enxaqueca já começam ao despertar pela manhã. Um novo estudo, recém-publicado no periódico especializado inglês Cephalalgia, avaliou cerca de 500 pessoas com o diagnóstico de enxaqueca e sem a doença. Foram aplicadas escalas que avaliam qualidade de sono, nível de fadiga e sonolência diurna, e grau de ansiedade e depressão. Os resultados demonstraram uma pior qualidade de sono no grupo com diagnóstico de enxaqueca, principalmente entre aqueles com crises mais freqüentes, independentemente do grau de ansiedade ou depressão.

“Com isso, aumenta a lista dos problemas que são mais comuns entre indivíduos com enxaqueca do que na população geral”, alertou Dr. Ricardo que, atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (IBC). Por isso, se você sofre desse mal, a melhor opção é procurar um médico!

Nenhum comentário: