7.15.2010

FIOCRUZ ISOLA VIRUS DA "HEPATITE E"

Vírus E da hepatite isolado em doente do Rio
Tipo da doença é incomum no País. Paciente teria ingerido carne de porco contaminada
Rio - Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), no Rio, estão analisando a ocorrência de casos de hepatite E no Brasil.
O grupo confirmou a presença do vírus, incomum no País, num morador do Rio, que possivelmente foi contaminado pelo consumo de carne de porco mal cozida.
“O estudo sugere que, no Brasil, algumas formas de hepatite que não têm diagnóstico (não são dos tipos conhecidos: A, B e C) podem ser hepatite E.
Além disso, assim como em outros países, a transmissão do vírus da hepatite E está relacionada ao consumo da carne suína mal passada”, explica a autora do trabalho, Debora Regina Lopes dos Santos, pós-doutoranda do IOC, unidade da Fiocruz.
O RNA do vírus encontrado no paciente do Rio era muito parecido com o presente em porcos portadores do vírus E analisados durante o trabalho no Brasil. “O paciente revelou que havia consumido carne mal passada dias antes de apresentar hepatite.
A maioria dos casos de hepatite E nos EUA e na Europa ocorreram em pessoas que consumiram algum órgão ou carne de porco ou de javali”, explica, acrescentando que o problema é o consumo da carne mal cozida.
SEM SANEAMENTO BÁSICO
A pesquisadora explica que a hepatite E circula com frequência na África e na Ásia, principalmente em países onde a infraestrutura de saneamento básico é deficiente. Mas países como Estados Unidos, Holanda e Austrália também registram casos da doença. Durante o trabalho feito no IOC, foram analisadas 64 amostras sorológicas de pacientes com hepatite aguda sem causa definida — ou seja, os exames não confirmavam as formas A, B ou C da doença. O material foi coletado entre 2004 e 2008. “Infelizmente, no Brasil não tivemos acesso a muitas amostras de pacientes para analisar”.
A boa notícia é que a hepatite E, assim como a hepatite A, não costuma ser grave. Ela não se torna crônica, como ocorre com as hepatites B e C, que podem evoluir para cirrose e câncer de fígado.
De acordo com o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros têm hepatite B ou C e não sabem. O problema é que as duas formas da doença costumam ser silenciosas e só provocam sintomas em estágios mais avançados.
SINTOMAS: A hepatites virais nem sempre provocam sintomas, mas podem provocar cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
HEPATITE A
A transmissão ocorre por alimentos, água contaminadas, mãos mal lavadas ou sujas de fezes. HEPATITE B
É uma doença sexualmente transmissível. O contágio também ocorre pelo compartilhamento de seringas contaminadas e sangue.
HEPATITE C
É transmitida principalmente pelo sangue. Os que receberam transfusão antes de 1993 podem ter a doença. A transmissão sexual é menos frequente.
HEPATITE D
A transmissão é igual ao do tipo B. Mas para ter a doença é preciso ter tido a B.
O DIA
Jornalista Pamela

Nenhum comentário: