7.12.2010

Aprenda a pintar o cabelo em casa. E como não morrer de raiva no salão de beleza

Aprenda a pintar o cabelo em casa e economize dinheiro
Profissional dá dicas simples de como cobrir os fios brancos.

As brasileiras capricham e gastam na cor dos cabelos. São muitas opções e muitas dúvidas. Pode ter cabelo com escova progressiva e mechas? Melhor usar tinta só na raiz. O excesso de química pode danificar os cabelos.

.Vai tingir o cabelo pela primeira vez?
Veja aqui dicas para não errar!
“Em alguns casos nenhum tratamento recupera, aí é preciso a vitamina "T": tesoura!”, diagnostica o cabeleireiro Leandro Pires. E as perguntas não param mais. Qual a diferença do tonalizante para a tinta? “O tonalizante, como o nome diz, tem uma proposta de tonalizar o cabelo, mas ele não tem a função de cobrir 100% os fios brancos”, explica. Quem tem cabelo branco tem que usar tintura, não tem jeito? “Se a porcentagem de cabelo branco é grande, é interessante usar a coloração”, aconselha. A tinta penetra melhor no fio. Por isso, é mais indicada para cobrir o branco. “Meus cabelinhos brancos, ai que tristeza”, exclama a aposentada Iracema Cotrim. Fios brancos são inimigos das vizinhas Iracema e Marlúcia. Elas usam a mesma tática: pintam os cabelos em casa. “É pela economia. Para mim, ir ao salão gasta, no mínimo, R$300. Ser mulher é complicado”, avisa a dona de casa Marlúcia Souza. Será que conseguimos descomplicar? O Fantástico convidou o cabeleireiro para ir até a casa da Marlúcia. Leandro dá dicas que vão facilitar ainda mais o trabalho de fazer coloração em casa. Raiz do cabelo oleosa? Melhor lavar os fios antes. Se não: “a coloração dura menos e tende a desbotar”, fala o especialista. O Leandro mostra alguns itens importantes para pintar os cabelos em casa e dar tudo certo no final:

1) Separe presilhas.

2) Use potes de plástico para colocar a tinta.

3) Use algodão com xampu para limpar a tinta que respingar.

4)Tenha pincéis: para cabelos curtos, a dica é aparar os fios. Um saco de lixo pode fazer as vezes de uma capa. É só abrir ao meio e proteger as costas.

5) Use gel para cabelo na pele: na orelha e no pescoço para, na hora de lavar, a coloração não fica na pele. Mas cuidado para não passar nos cabelos brancos. Se passar, a tinta não vai pegar!

6) Faça o teste da tinta: antes de passar a tinta no cabelo, coloque um pouco atrás da orelha e espere para ver se há reação alérgica. “Se o teste der positivo, não use aquele tipo de tinta. Se for negativo, use, mas com precaução. Se começar a coçar demais o couro cabeludo, retire”, adverte o dermatologista Jardis Volpe.

Mulheres amamentando, grávidas e crianças também devem evitar tintura. Agora o segredo da coloração bem feita. A cabeça deve ser dividida em quatro partes. Primeiro, reparta o cabelo ao meio em duas laterais, esquerda e direita.

Depois, de orelha a orelha. “Comece aplicando primeiro na divisão central, depois em todo o contorno”, indica Leandro. Dá trabalho, mas elas se saem bem.

E seguem a recomendação: aplicam no centro, depois em toda a volta do cabelo. Seguem aplicando a tinta na raiz de pequenas mechas, até encontrar as divisões centrais. E no fim, reforçam toda a frente.

“Os cabelos brancos da frente são os mais resistentes”, alerta Leandro.

Espere a tinta reagir conforme manda o fabricante. Nos dez minutos finais, espalhe o produto no comprimento do fio. Nos crespos, facilita se o cabelo estiver levemente úmido. Massageie e aguarde. Lave o cabelo e retire toda a tinta.

“Ficou ótimo, sem nenhum resíduo da coloração. E o melhor: todos os branquinhos foram cobertos”, comemora Leandro. “Ficou lindo! Eu gostei. Adorei”, diz Marlúcia


Cor do cabelo…
Escolher a cor certa de cabelo não é tão simples quanto parece. Algumas regrinhas devem ser levadas em consideração sempre, pois cada tom de pele exige uma nuance ideal.
Mulheres de pele clara devem evitar usar nuances muito acinzentada, pois ao contrário do que pensam o acinzentado envelhece deixando-a com um aspecto desbotado, opte por nuances levemente douradas, assim conseguirá iluminar o rosto de uma forma natural.
Já para as mulheres morenas ou negras o ideal é evitar nuances douradas em excesso para que não fique monocromática, então opte por tons marrons ou até mesmo beges.
Já a pele oriental que é amarelada segue o mesmo conceito da pele branca, se exagerar no cinza, acaba ficando com a cara lavada. Ainda temos a pele esverdeada características dos árabes, esse tipo de pele deve evitar o dourado, pois da muito pouco contraste, o ideal é optar por tons levemente acinzentados.
Estilista Virtual
Vou confessar para vocês que morro de preguiça de ir ao salão de beleza, mas infelizmente tem horas que não tem como fugir, e vez ou outra vou ao salão para fazer as sobrancelhas, cortar ou tingir o cabelo…e por ai vai. Pra tentar ajudar as meninas que, como eu, estão descobrindo agora o mundo maravilhoso dos profissionais da beleza, seguem algumas dicas simples:
1.Os salões nunca são pontuais. Então, ao marcar sua hora pras 13h30min, não pense que estará livre às 14h00min. Isso é especialmente problemático pra quem trabalha fora e precisa espremer o horário da manicura junto com o almoço… Esqueça o almoço caso a manicura seja realmente importante.
2.Deu aquela louca e você resolve mudar radicalmente o corte? NÃO DIGA ISSO AO CABELEIREIRO! Por mais que ele seja um bom profissional, é você que conhece seu cabelo e sabe como ele se comporta depois de cada lavagem, e é você que sabe quanta paciência e tempo terão disponíveis para cuidar do novo corte a cada dia.
3.Escute as sugestões dos profissionais. Por exemplo, você acabou de tingir o cabelo de vermelho, mas arrependeu e quer ficar loira? A não ser que goste do loiro-alaranjado, seu colorista vai sutilmente sugerir outra opção… Aceite! Ele é o profissional!
4.Seja simpática e educada com os profissionais que te atendem. Isso não precisa nem falar, já que você é uma garota muito elegante e bem educada, e sabe que quem trabalha feliz, trabalha melhor, e que é muito mais fácil descobrir aquele truque de profissional enquanto bate um papo tranqüilo. Ninguém nunca descobriu qual shampo usar lendo Caras, né?
5.Especifique com clareza quais os serviços você vai fazer. Se incluírem outros e não lhe pedirem permissão (por exemplo: foi tingir e te cobraram uma escova), você pode bater o pé. Isso é desonesto e faz com que o salão caia no meu conceito na hora!
6.Cuidado ao comprar os produtos que lhe são oferecidos. Normalmente, as linhas vendidas em salões são realmente boas, mas os preços variam muito. Se não pesquisar, depois você vai ver um pote de shampo de 500ml pelo preço do de 200ml que lhe venderam na correria do salão.
7. A última dica é muito simples: não faça nada radical enquanto estiver na TPM. Vai que você não gosta da franja nova e começa a chorar no meio da galera?

Nenhum comentário: