11.21.2009

Estresse e noites mal dormidas podem levar ao assédio sexual durante o sono




Com pouco menos de um ano de casada, Clara já não dorme sossegada ao lado de Marcelo.
Vez por outra, no meio da noite, o marido tenta assediá-la, forçando o ato sexual. Nas primeiras investidas, ela aceitou. Mas pela manhã ele nunca se lembrava de nada. Na maioria das vezes Clara se irrita e se assusta ao ser acordada de madrugada, quase sempre de forma um pouco agressiva.

Querer fazer sexo durante o sono é chamado de sexomnia, transtorno pouco conhecido, mesmo por psiquiatras. Porém, o número de casos tem aumentado, como mostra reportagem de Antônio Marinho *. Em parte porque alguns fatores que levam a esse comportamento - requer predisposição genética - estão relacionados à vida moderna, como privação e alterações do sono (um exemplo é a apneia); estresse, ansiedade e uso de drogas, principalmente álcool.
Quem sofre de sexomnia pode até parar na cadeia, pois há relatos de casos estupro e abuso sexual de menores, geralmente pessoas próximas, que dorme no mesmo ambiente.

Pesquisas brasileiras e internacionais apresentadas esta semana no 3 Congresso Internacional de Medicina do Sono, em São Paulo, mostram que a sexomnia afeta homens e mulheres, com maior incidência na faixa etária dos 30 anos. No Brasil, médicos já acompanharam quase 40 casos e há dezenas nos Estados Unidos e na Europa. Por enquanto, inexiste estimativa na população e os primeiros relatos em literatura médica sugerindo essa forma de parassonia (movimentos anormais durante o sono) são de 1996, por pesquisadores canadenses. E o transtorno não deve ser confundido com um ato sexual consentindo entre parceiros.

O Globo

Sexomnia


A primeira vez que você ouve a palavra, você acha que ele seja proveniente de algum clã pervertido ou quadrilha subterrâneo.
Acredite ou não, Sexomnia é na verdade um termo médico usado para descrever um distúrbio do sono .

'Sexomniac' é o termo criado para pessoas que sofrem de Sexomnia.
A primeira condição se tornou público em 1996 um trabalho de investigação publicado por três indivíduos, após intenso trabalho de pesquisa.
Os três investigadores estavam Dr. Nik Trajanovic e Dr. Colin Shapiro - ambos da Universidade de Toronto - e Dr. Paul Fedoroff da Universidade de Otava.

' Mas o termo Sexomnia em si não foi definido até o ano de 2003, quando ele apareceu em um artigo publicado na "Canadian Journal of Psychiatry", intitulado "Sexomnia - A Parasomnia Novo?" The condition is also referred to as sleep-sex. A condição é também conhecida como sono, sexo.

Como resultado da enorme diversidade na regularidade de sua ocorrência, a condição não pode necessariamente ser sempre uma causa de perturbação para as pessoas que experimentam, nem para os seus parceiros. Além do sono, sexo, Sexomnia é também apelidado de "banditing".
É uma espécie de sono NREM (Non Rapid Eye Movement) Parasomnia.

Muitas vezes o paciente não pode procurar ajuda médica imediata, quer devido à vergonha ou simplesmente porque não estão conscientes disso. Mesmo que não se sabe muito sobre Sexomnia, ocorre mais freqüentemente com o consumo de álcool e / ou sedativos (soníferos . Atualmente, o método mais comum de tratamento é através do uso de medicação anti-ansiedade.

Nenhum comentário: