2.16.2018

O Relógio Biológico de acordo com a Medicina Chinesa




A Medicina Chinesa é uma racionalidade médica de mais de 8000 anos. Cada dia mais que a ciência se dedica a entender esta racionalidade, mais ela se mostra ser uma medicina super atual. Afinal, não é atoa que 1/3 da população mundial vive naquele lugar com uma ótima expectativa de vida!

Entre os muitos conceitos e conhecimentos trazidos por esta ciência, o relógio biológico é um dos mais fascinantes. De acordo com ele, cada órgão tem um horário principal do dia que estaria com a energia (o Q I, como eles chamam) mais concentrada nele.

Então vamos entender um pouco os benefícios desta concepção e como podemos aproveitar este conhecimento na nossa saúde!

Começando pelo sono, de 1 às 3 h da manhã é o horário que a Energia está mais concentrada no Fígado. Pela medicina ocidental já se sabe que neste horário é que acontece toda a desintoxicação do organismo, através advinha de quem? Dele mesmo, o Fígado. Por isso neste horário é importante estar em sono profundo, para que o organismo possa fazer o que é preciso. Para estar em sono profundo neste horário, o ideal é dormir pelo menos duas horas antes disso.

Das 5 as 7 h é o horário do intestino grosso, e isso explica porque a maioria das pessoas tem facilidade para ir ao banheiro logo pela manhã, ao acordar.

Das 7 as 9 h é o horário do Estômago, e por isso é tão importante fazer um bom desjejum. Este é o horário mais propício à digestão e você pode comer até um caminhão pela manhã que não terá nenhum efeito colateral e começará o dia com muita disposição, diferente da sonolência que sente após o almoço e dos pesadelos que sentirá se exagerar no jantar.

Das 11 as 13 h é o horário que a energia está mais centrada no coração, e este devia ser o horário que você devia ficar mais tranquilo... A grande maioria dos infartos acontecem neste horário... Muitas pessoas tem o costume de almoçar neste horário e em vez de alimentarem o seu coração com esperança e boas notícias, se alimentam assistindo o jornal que só vende doenças, sofrimento e revolta. Isso afeta demais a energia do coração que em vez de ser nutrido no seu horário acaba sendo prejudicado.

Das 13 as 15 h é o horário do Intestino delgado, horário que a digestão do almoço acontece, o ideal durante este horário é que você faça a famosa cesta, dormir de 30 a 40 minutos após o almoço para acelerar a saída da comida do estômago para o intestino e facilitar a digestão e absorção de nutrientes.

Das 17 as 19 h é o horário dos Rins. Neste horário os acupunturistas tratam cálculos renais com muito sucesso! É neste horário também que acontecem as principais crises, quem tem o problema sabe do que estou falando...

Das 19 as 21h é o horário do Pericárdio. De acordo com a Medicina Chinesa o Pericárdio é o defensor do coração, ele que não permite que os "fatores patogênicos" ataquem o monarca do organismo. E imagina só o que as pessoas fazem neste horário? Assistem os Jornais com mais notícias que destroçam os seus brios,  e a esperança em dias melhores, no mundo, nas pessoas e no futuro. 

Além disso este é o horário que está mais distante do horário do estômago, e por isso a digestão é muito mais difícil na parte da noite. O ideal é comer algo leve, e o mais cedo possível.

Estas são apenas algumas formas do uso deste conhecimento, mas já dá 
pra ter uma ideia do impacto que nosso estilo de vida e alimentação pode ter de positivo ou negativo nos nossos órgãos e na nossa saúde! 

Dr. Turí Souza

Nenhum comentário: