9.21.2010

MAL DE ALZHEIMER: APRENDA A PREVENIR ESTE MAL

Tudo o que você precisa saber sobre a doença.
Responsável por 50% das incidências de doenças que provocam a deterioração mental, o Mal de Alzheimer atinge, hoj,e mais de 1 milhão de brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o aumento da estimativa de vida da população, a incidência da doença cresce a cada dia e a falta de informação ainda é o principal desafio para o tratamento. Para ajudar a superar este obstáculo, o Suadieta traz para você algumas dicas que prometem reduzir pela metade o risco da doença.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia já comprovaram que indivíduos que se alimentam mal e não praticam exercícios são os que mais têm chance de desenvolver o Mal de Alzheimer. De acordo com os cientistas, as atividades físicas podem manter saudáveis pequenos vasos sanguíneos do cérebro e reduzir a concentração da proteína amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas com a doença, além de proteger contra a pressão alta e a diabete. Mesmo aqueles que possuem tendência genética podem reduzir em 60% os riscos da doença.

Mas, não basta “viver” na academia e continuar fazendo uma alimentação desregrada e rica em gorduras, por exemplo. Além da atividade física, uma alimentação saudável é fundamental para que a situação não fique ainda pior. De acordo com pesquisadores, indivíduos que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer.

Entre os micronutrientes mais indicados para o consumo diário e a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada estão as vitaminas E, encontrada em óleos vegetais, cereais integrais e nozes, C, presente em frutas como a laranja e a acerola, B6 e B12, respectivamente encontradas em grande quantidade nas carnes, soja e amendoim, e demais produtos de origem animal, incluindo os latícinios. Verduras de folhas verdes e verde-escuras e fígado e peixes como o salmão, rico em Omega-3 também são alguns dos alimentos que devem conter na alimentação.

Lembre-se: a sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuidar dela é ter a certeza de que você vai poder desfrutar de uma vida longa e saudável. Prevenir e sempre melhor que remediar!
Sua Dieta

Nenhum comentário: