10.12.2012

Confiança e Credibilidade


Não tenha ilusões. Se as pessoas não confiarem no que você diz, jamais agirão de acordo com sua vontade ou aceitarão suas propostas.

E essa confiança não é um atributo que se compra em supermercado como se fosse um produto. É uma qualidade que precisa ser conquistada no dia-a-dia com seu comportamento e sua postura em todas as situações, desde os momentos mais descontraídos, como conversas com amigos e familiares, até às circunstâncias mais formais, como reuniões de negócios ou importantes apresentações diante de grandes platéias.

E quando falo em comportamento e postura não estou dizendo que você deva ser sempre bonzinho, tipo sim senhor, pois não. Lógico que gentileza e educação são qualidades importantes para que seja querido e admirado, mas a conquista da confiança está muito além desta simpatia pessoal; ela se identifica principalmente com a coerência entre palavras e ações. Sem perceber, acabamos armando uma armadilha para nós mesmos.

Queremos que as pessoas nos admirem e nos aceitem. E temos consciência de que algumas qualidades favorecem nossa imagem e conseguem projetá-la de maneira bastante positiva, como disciplina, pontualidade, organização. Por isso, desejamos muito possuir essas qualidades, queremos tanto que às vezes acreditamos que já as possuímos, e falamos como se elas estivessem incorporadas ao nosso comportamento. Entretanto, as pessoas que nos cercam e que nos conhecem bem, como os amigos, familiares, colegas de trabalho, percebem que a história é um pouco diferente. Notam que falamos de uma forma, mas nos comportamos de outra maneira bem distinta. Dizemos, por exemplo, que a tolerância com as pessoas mais humildes é uma prática que precisa estar presente nas nossas ações, mas nos mostramos intolerantes na primeira oportunidade; que usar a diplomacia é mais conveniente do que perder o controle e ser tomado por explosões emocionais, porém agimos com destempero, gritando e esbravejando quando somos contrariados. Esse descompasso, esse distanciamento entre o que pregamos e a forma como agimos não só compromete nossa imagem, como também, e o que é muito pior, tira nossa credibilidade.

Fique atento e observe se as suas palavras encontram respaldo nas suas atitudes. Busque cada vez mais a coerência entre o que você diz e a maneira como costuma agir. Além de ser um caminho seguro para ter credibilidade e conquistar a confiança das pessoas, é um excelente exercício para que se conheça cada vez melhor.
Reinaldo Polito

Nenhum comentário: