10.11.2012

cirurgia de redução de estômago pelo SUS

Cada vez mais pessoas procuram a cirurgia de redução de estômago, afinal, o Brasil tem cerca de 70 milhões de pessoas obesas.
Esta cirurgia é realizada de maneira gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas para conseguir esse benefício é necessário que a pessoa entre na fila de espera, aonde serão realizados diversos exames para saber quais serão os procedimentos adequados para a realização da cirurgia e esperar até ser chamado para a cirurgia.
A maioria das pessoas que realizam a cirurgia dizem que vale a pena aguardar o tempo que for preciso para realizá-la, pois a recuperação traz uma série de benefícios, como por exemplo, aumento da autoestima e sensação de poder voltar a viver no mundo.
Mas, para poder ser um integrante desta lista de espera são necessários alguns requisitos, pois só assim terão a oportunidade de realizar a cirurgia de redução de estômago, entre eles estão:
O paciente deve ser portador de obesidade mórbida com índice de massa corporal maior que 4º, com ou sem co-morbidades que ameaçam a vida do paciente;
Pacientes com índice de massa corporal entre 35 a 40 e que são portadores de doenças crônicas que foram desencadeadas ou agravadas pela obesidade mórbida.
Antes de tudo, deve ser realizado um acompanhamento multidisciplinar de no mínimo dois anos para que daí sim possa ser prescrito a cirurgia.
É necessário ressaltar que a cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução do estômago é realizada de forma gratuita pelo SUS e está disponível em diversas cidades do país, dando assim a oportunidade dos pacientes que necessitam dessa cirurgia. As principais cidades que realizam a cirurgia são: Maceió, Salvador, Fortaleza, Botucatu, Vila Velha, Cachoeira Itapemirim, Vitória, São Luís, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Belo Horizonte, Dourados, Curitiba, Belém, Londrina, Maringá, Campina Grande do Sul, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Blumenau, Lages, Santa Catarina, Marília, Campinas, Recife, Piracicaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Araçatuba, Sorocaba, Porto Alegre, Palmas, São José, Araguaína e Ribeirão Preto.

GD Star Rating

Nenhum comentário: