9.05.2008

Fiocruz terá unidade na África

Fiocruz terá unidade na África - 05/09/2008
Acordo para instalação foi assinado nesta quinta (4), no Itamaraty. Documento facilitará cooperação em saúde entre os dois países

A primeira unidade da Fiocruz – instituição do Ministério da Saúde – fora do Brasil será em Maputo, capital de Moçambique, na África. Um acordo para implantação da sede foi assinado, nesta quinta-feira (4), no Palácio Itamaraty, entre os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e de Moçambique, Oldemiro Balói.


Para o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o acordo tem dupla importância. “Primeiro, para a Fundação Oswaldo Cruz que viverá a primeira experiência de atuar no exterior, num território completamente diferente. Por último, é a dimensão para política externa do Brasil. Uma das maiores demandas que os países colocam durante as visitas brasileiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o apoio em saúde. É o tema que mais preocupa os países. Aí o Brasil tem muito a dar”.


Por enquanto, a unidade da Fiocruz na África ficará na Casa do Brasil, um espaço de cultura e arte, até que sejam alugadas outras instalações. A instituição brasileira será responsável por toda a cooperação entre Brasil e África, principalmente com os países de língua portuguesa (Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Angola e Cabo Verde).


Estão previstas, entre outras atividades da fundação, a instalação de uma fábrica de antiretrovirais e outros medicamentos em Moçambique e a formação de recursos humanos. “Hoje temos um mestrado em Angola (saúde pública), um em Moçambique (laboratório) e um doutorado em Cabo Verde/Guiné Bissau. A idéia é formar os primeiros 43 alunos e depois abrir uma turma de doutorado para 12 alunos”, conta Buss.


O Ministério da Saúde desenvolve várias ações de cooperação com a África, entre elas a doação de medicamentos, cirurgias pediátricas do coração, na Argélia, e o fortalecimento do programa de Malária, em Cabo Verde, e também com os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outras informações
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 ou 3315 2351
Atendimento ao Cidadão
0800 61 1997 ou (61) 3315 2425

Nenhum comentário: