2.16.2012

Cirurgia de catarata


Informações importantes sobre a catarata


“Ao contrário de glaucoma, que danifica progressivamente o olho e precisa ser tratado rapidamente, a catarata não causa ferimentos ao olho, exceto em casos extremamente raros”, informa o oftalmologista Virgílio Centurion. A cirurgia de catarata não é urgente. Mas como a catarata progressivamente interfere na visão, a capacidade de dirigir o próprio carro ou de dar uma volta na vizinhança com segurança pode ser prejudicada.A cirurgia de catarata é normalmente realizada em um olho de cada vez – “Mesmo nos casos onde o paciente desenvolve catarata nos dois olhos, geralmente o progresso da doença é diferente em cada um dos olhos. Assim, os oftalmologistas geralmente operam um olho de cada vez”, informa o médico.Como fica a visão após a cirurgia de catarata.
Para a maioria dos pacientes, a visão melhora muito, isto porque durante a cirurgia, o oftalmologista substitui o cristalino opaco por uma nova lente, que permite a entrada de uma maior quantidade de luz no olho. “Se você ainda vai precisar de óculos ou lentes de contato, após a cirurgia, isto depende do tipo de correção feita e do tipo de lentes que serão implantadas.
Algumas pessoas podem precisar de uma correção adicional, após a cirurgia. Alguns oftalmologistas usam o Lasik ou outras opções terapêuticas, após a cirurgia de catarata, para ajustar os resultados”, explica Centurion.
A catarata não é reversível, mas em algumas pessoas, a doença pára de progredir, depois de um certo ponto – “A catarata não é uma doença reversível, mesmo depois da eliminação de seus fatores de risco, como o uso de medicamentos ou da existência de certas doenças. É muito importante saber que a catarata sem tratamento pode causar cegueira. Na verdade, a catarata é a principal causa de cegueira reversível entre adultos com mais de 55 anos”, informa o oftalmologista.
Embora a catarata não seja completamente evitável, sua ocorrência pode ser adiada – A idade, o gênero (mulheres apresentam mais riscos que homens), o histórico familiar, a raça, o diabetes e outras doenças (alta miopia, obesidade, doenças auto-imunes), a excessiva exposição à luz do sol, o tabagismo e o uso de álcool são os principais fatores de risco para a doença. “Assim, parar de fumar, evitar a exposição excessiva à luz solar e evitar o excesso de álcool são importantes medidas de proteção contra a doença. Não existe nenhuma evidência que o uso de colírios ou pomadas e a realização de exercícios para os olhos possam deter o aparecimento da catarata”, diz Virgílio Centurion.
FONTE: PORTAL DA OFTALMOLOGIA
Atualmente, a técnica mais moderna disponível para a cirurgia de catarata
é a facoemulsificação com implante de lente intra-ocular dobrável.

Na facoemulsificação, emprega-se um instrumento microcirúrgico especial cuja ponteira de titânio vibra em freqüência ultra-sônica, sendo capaz de liquefazer e aspirar a catarata. A função da ponteira é controlada pelo console, denominado facoemulsificador.

Este procedimento é realizado através de pequenas incisões na córnea que geralmente dispensam o uso de suturas. Ao término da remoção da catarata, é implantada uma lente intra-ocular para reabilitar a visão.

A cirurgia de catarata é normalmente realizada como um procedimento
 ambulatorial (sem internação hospitalar) sob anestesia local (tópica ou bloqueio)
mais sedação.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino
(lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios
de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
  Dr. Vinicius Saraiva
Sintomas
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
Causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
Diagnóstico
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.
Tratamento
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.
Recomendações
* Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem
recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;
* Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;
* Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual.
A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;
* Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida.

Nenhum comentário: