Rio -  O Cordão da Bola Preta arrasta uma multidão ao Centro do Rio na manhã deste sábado. O desfile do tradicional bloco começou por volta das 9h15 sob muita animação e alegria. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 2,5 milhões de foliões acompanharam a festa, que começou no cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e terminou na Cinelândia, às 13h50. Segundo a PM, o público estimado é de 2,3 milhões.
Foto: Reprodução Twitter
Cantora Maria Rita é rainha do bloco | Foto: Reprodução Twitter
Cinco trios elétricos percorrerem a Avenida Rio Branco. A cantora Maria Rita é a rainha do bloco e a atriz Leandra Leal é a porta-estandarte. As duas esbanjam animação no desfile daquele que é considerado o bloco de rua mais antigo do Rio, com 93 anos.
"É o meu quarto ano como rainha. Estou muito feliz. Acordei às 2h30 da manhã para me arrumar de tanta ansiedade", contou Maria Rita.
Cerca de 300 homens, em 52 viaturas e um helicóptero fazem a segurança dos foliões. De acordo com a Riotur, existem 368 banheiros químicos espalhados pela Avenida Rio Branco e ruas do entorno do trajeto da Bola Preta.
O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, garantiu que a prefeitura se preparou para receber o grande número de foliões. “A Bola Preta talvez seja o maior desafio de logística do Carnaval. E acredito que irá arrastar mais de 2 milhões de foliões e bater o recorde em número de pessoas no mundo inteiro. São mais de 500 garis da Comlurb espalhados por toda a Rio Branco, além da última ala do bloco que é composta pelos garis, que vão fazendo a limpeza à medida que o bloco avança”, explicou Osório.
Durante o desfile, 118 mijões (13 mulheres) foram levados à delegacia por urinarem nas ruas. Todos foram encaminhados para a 5ª DP (Gomes Freire). Um homem foi preso por desacato e conduzido para a mesma distrital. Ele ofendeu os agentes que impediram a realização de uma festa particular na calçada com cercamento de grade na Rua da Ajuda.
Também durante o Cordão da Bola Preta, agentes impediram a realização de dois bailes funks, inclusive com a participação de DJs, que ocorriam na Av. Rio Branco durante o desfile do bloco. A fiscalização retirou 30 estruturas (tendas e dois banheiros de madeira) montadas irregularmente em área pública ao longo do bloco para dar mais fluidez ao desfile. Durante a ação agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados: 137 bebidas diversas, 20 churrasqueiras, 2 botijões de gás e 1 triciclo. Foram rebocados 15 veículos e multados 33 por estacionamento irregular na região.
Em Santa Teresa bloco relembra tragédia
O bloco Céu na Terra relembrou na manhã deste sábado a tragédia ocorrida com o bondinho de Santa Teresa, que matou seis pessoas e deixou mais de 50 feridas em agosto do ano passado. O desfile trazia uma alegoria e um estandarte do bondinho.
Foto: Leitor @gabepontes
Foto: Leitor @gabepontes
A festa começou por volta de 8h30m, na altura da Praça Odilo, em Santa Teresa. Um carro da Polícia Militar acompanhava o bloco. Cerca de três mil pessoas, se divertiam ao som de marchinhas. Durante o desfile, os foliões fizeram um minuto de silêncio. Contudo, apenas cinco banheiros estavam à disposição dos foliões. Muita gente burlou a lei e fez xixi na rua.
Vestido como o jogador do Botafogo Loco Abreu, Ricardo Marcondes, 21 anos, curtiu o bloco pela primeira vez e se mostrou empolgado. "Achei que seria hostilizado por conta da rivalidade, mas isso não aconteceu. Até um uruguaio quis tirar foto comigo", disse.
Já no Bloco Empolga às Nove, em Copacabana, na Zona Sul, cerca de oito mil pessoas curtiram a folia no posto seis da orla.
Carlinhos de Jesus se emociona em Botafogo
O coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus se emocionou neste sábado durante desfile do bloco Dois Pra Lá Dois Prá Cá, em Botafogo, na Zona Sul. O artista perdeu o filho Carlos Eduardo no fim do ano passado, assassinado na saída de um bar em Realengo.
"Esse é o primeiro Carnaval sem o Dudu, que tocava aqui com a gente. Mas hoje não é dia de tristeza, é dia de alegria. E onde ele está, com certeza está fazendo festa hoje. A alegria de vocês vai repercutir na festa em que ele está", disse, entre lágrimas. No fim o coreógrafo pediu aos presentes que rezassem um Pai Nosso.
O Dois Prá Lá Dois Prá Cá partiu da Rua Álvaro Ramos, em frente a Casa de Dança Carlinhos de Jesus. O bloco segue em direção ao Rio Sul, atravessa o túnel Novo e termina na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Copacabana Palace.