2.14.2012

Estudo prova que dar crédito e incentivo ao outro torna o relacionamento mais feliz

Casais devem demonstrar confiança na capacidade de o outro mudar

RIO - Todo mundo lembrando e comemorando o Valentine's Day (o dia dos namorados nos Estados Unidos, mas que já é bastante comentado no Brasil), inclusive seu parceiro que surpreendentemente mostrou que às vezes pode ter uma boa memória? Pois dê a ele o crédito pela lembrança. Um novo estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, mostra que, quanto mais você acredita que a pessoa que está ao seu lado é capaz de mudar e perceber que ela está tentando melhorar, mais seguro e feliz você se sentirá em seu relacionamento. Isso é verdade mesmo se você acreditar que essa pessoa ainda pode fazer mais.
— Muitos de nós tendemos a subestimar os esforços de nossos parceiros para melhorar o relacionamento, simplesmente porque não temos fé suficiente nessas tentativas — disse Chin Ming Hui, autor do estudo do departamento de psicologia do Weinberg College of Arts and Sciences, da universidade. — Quando vemos esses esforços sob uma ótica positiva, podemos desfrutar muito mais de nosso relacionamento.
Na pesquisa, os casais foram separados e solicitados a avaliar quanto seu parceiro estava tentando melhorar suas características que mais afetavam o relacionamento, como paciência e compreensão.
Três meses depois, os mesmos casais foram solicitados a classificar a situação atual do parceiro e seus sentimentos gerais sobre a relação. Os resultados do estudo mostraram que quanto mais você acha que seu parceiro é incapaz de mudar, mais os esforços dele para melhorar o relacionamento falham.
— Se você não acredita que seu parceiro é capaz de mudar as suas características fundamentais, mesmo quando ele ou ela está trabalhando duro para isso, você pode realmente acabar diminuindo os efeitos desses esforços — disse Daniel C. Molden , autor sênior do estudo e professor associado de psicologia na universidade.
 http://oglobo.globo.com/saude/casais-devem-demonstrar-confianca-na-capacidade-de-outro-mudar-3968948#ixzz1mNgTY4Ca

Nenhum comentário: