2.16.2012

Roche denuncia falsificação de medicamento Avastin nos EUA

DA FRANCE-PRESSE
O laboratório Roche anunciou nesta quarta-feira a descoberta de imitações de seu medicamento Avastin, destinado a combater diversos tipos de câncer, e advertiu que seu uso não é seguro.
"Fomos informados pelas autoridades americanas que foram descobertas imitações", afirmou uma porta-voz do grupo farmacêutico suíço Roche em Zurique.
"A investigação está em curso e colaboramos com as autoridades" americanas, completou.
"No momento, sabemos que o produto falsificado não contém o princípio ativo do Avastin", declarou à AFP Charlotte Arnold, porta-voz da Genentech, filial americana da Roche com sede em San Francisco.
"Como consequência, não é seguro nem eficaz e não deve ser utilizado. Não é Avastin (...), não trata o câncer, portanto é perigoso por definição", completou, indicando que a Roche colabora com as autoridades americanas na investigação do caso.
Vários lotes presentes nos Estados Unidos com a menção "Avastin 400 mg/16 ml" - com números de série B86017, B6011 e B6010 - foram apontados como suspeitos de serem falsificações.
Genentech afirmou que os lotes falsos não se assemelham ao produto oficial, que foi aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) americana.
A FDA informou em um comunicado que enviou um e-mail advertindo "19 hospitais nos Estados Unidos que compraram medicamentos anticancerígenos não aprovados e que estes poderiam ser falsificações de Avastin".
Os hospitais compraram os remédios falsos da Quality Specialty Productos (QSP), um fornecedor estrangeiro também conhecido como Montana Health Care Solutions. A Volunteer Distribution, com sede em Gainesboro (Tennessee, leste) distribui os produtos da QSP, informou a FDA.
"A FDA pediu (aos 19) hospitais que não utilizem os produtos que vieram desses distribuidores", completou a agência.
A porta-voz da Roche afirmou por sua vez que "os fornecedores mencionados na nota da FDA não estão autorizados pela Genentech a distribuir Avastin".
O Avastin, utilizado para tratar o câncer colorretal, de pulmões e de rins, está entre os medicamentos mais vendidos pela Roche, com um volume de negócios de cerca de 5.800 dólares em 2011.
Em novembro, a FDA retirou da Roche a autorização para utilizar o Avastin em tratamentos de câncer de mama avançado, dado que o medicamento se revelou ineficaz e arriscado para essa doença.

Saiba mais sobre Avastin:
 avastin logo
Características e indicações


Avastin® (bevacizumab) é um anticorpo monoclonal que bloqueia um fator de crescimento denominado “VEGF-A” (fator de crescimento endotelial vascular A).

Avastin® foi inicialmente aprovado pela FDA (órgão americano que regulamenta a liberação de medicações) para o tratamento do câncer colo-retal metastático. O uso de Avastin® em Oftalmologia é denominado “off-label” nos EUA.

Várias investigações científicas confirmaram que o “VEGF” é uma das causas de crescimento anormal e/ou permeabilidade anormal dos vasos sanguíneos que provocam doenças da retina.

Oftalmologistas têm utilizado Avastin® para o tratamento de doenças  da retina caracterizadas pela presença de:
-membrana neovascular sub-retiniana (vasos sanguíneos anormais que crescem sob a retina);
-neovascularização intra-ocular (vasos sanguíneos anormais que crescem sobre a retina, disco óptico, íris, ângulo da câmara anterior) e
-edema macular (inchaço na área central da retina, a mácula).

O tratamento de doenças da retina com Avastin® tem mostrado resultados benéficos, com potencial para diminuir a perda visual e, algumas vezes, até mesmo melhorar a visão dos pacientes dependendo do tipo de doença, gravidade e duração dos sintomas.

Administração do medicamento

O procedimento deve ser feito em hospital, centro cirúrgico ambulatorial ou clínica oftalmológica especializada por médico especialista.

Após anestesia local e medidas de assepsia e anti-sepsia, o medicamento é injetado dentro do olho, no vítreo (substância gelatinosa do segmento posterior do olho). Avastin® é administrado em intervalos regulares, a cada quatro a seis semanas, durante um período de tempo necessário para atingir o objetivo do tratamento. Pode haver necessidade de novos tratamentos, conforme a evolução da doença.

Bevacizumab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bevacizumab
Alerta sobre risco à saúde
Identificadores
Número CAS 216974-75-3
DrugBank BTD00087
Código ATC L01XC07
Propriedades
Fórmula química C6638H10160N1720O2108S44
Massa molar 149185.43 g mol-1
Farmacologia
Via(s) de administração via intravenosa
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Bevacizumab ou bevacizumabe é um fármaco utilizado pela medicina como anticancerígero. É um anticorpo monocloral, que bloqueia a ação do VEGF (vascular endothelial growth factor), ou seja, impede o crescimento de células vasculares cancerígenas. É utilizado por via intravenosa. Em janeiro de 2008 a Comunidade Européia concedeu autorização alargada para o fármaco. [1]Em 2009 a Anvisa aprovou seu uso para uso no tratamento do câncer de pulmão em estado avançado.[2]
Especialistas dos Estados Unidos da América recomendaram à FDA que retirasse o medicamento do mercado, tendo esta organização até 17 de Setembro de 2010 para decidir sobre o futuro da comercialização do mesmo.[3]
Em novembro de 2011, o FDA retirou a autorização do uso da droga Avastin para tratar o câncer de mama em estágio avançado, mencionando que não há comprovação de que o medicamento seja capaz de prolongar a vida dos pacientes com a doença.[4]

Indicações

  • Câncer de colo-retal metastático
  • Câncer de pulmão

Nomes comerciais

  • Avastin®

Referências

Nenhum comentário: