2.13.2012


É preciso pedir um prato do cardápio, normalmente de valores acima de R$ 30, para usufruir as ‘barracas’, como são chamados os guarda-sóis

O ‘banho’ de lama

Muitos turistas que vão a Porto de Galinhas fazem o passeio de catamarã até a praia de Carneiros. O primeiro ponto de parada é em uma extremidade do rio, onde é oferecido aos turistas um “banho de lama” capaz de deixar a cútis de qualquer um 10 anos mais jovem. Você desembarca achando que vai encontrar um ofurô chique cheio de lama quentinha e cremosa, mas o tal banho não passa de uma bolinha de argila que o guia dá para você esfregar como um sabonete. Constrangedor e desnecessário. A lama tem pedrinhas que arranham a pele, não é agradável e você fica parecendo que passou maquiagem (de palhaço). Se deixar secar então, vira uma máscara dura. Há quem ache divertido, mas, com certeza, ninguém parecia mais jovem depois de passar pelo vexame.


A tábua das marés

A primeira descoberta que se faz ao chegar em Porto de Galinhas é de que a sua vida dependerá da tábua das marés. Dependendo da época do ano, ela baixa pela manhã ou à tarde. Existe uma tábua dessas pregada em cada pousada da cidade. Não saia de casa sem consultá-la! Quando a maré sobe, cobre a praia toda e pode destruir os seus planos de passar aquele determinado dia atirado ao sol. Dela dependem também os horários do passeios que é possível agendar pelos arredores – como para Carneiros e Maragogi (AL) – e, principalmente, a visitação às piscinas naturais. Se a tábua marcar a maré baixa às 8h, trate de por o despertador para funcionar e esteja lá pelo menos uma hora antes. A média até que o mar torne a travessia impossível é de duas horas, mas há dias em que a natureza resolve ser mais rápida. Então garanta o seu passeio, pois esse momento só acontece uma vez por dia.


Protegida por uma barreira de rochas, Muro Alto vira uma espécie de piscina com águas morníssimas do mar

Só nas pontas

Outro passeio feito por muitos visitantes de Porto de Galinhas é o buggie de ponta a ponta. Isto é, ele vai às duas praias à direita da principal e às duas à esquerda: Muro Alto, Cupe, Maracaípe e o Pontal de Maracaípe. Mas a verdade é que só as duas pontas valem a pena. Cupe é quase igual a Porto de Galinhas, só mais ampla e mais vazia. Maracaípe também, mas o mar é mais forte e fica recheado de surfistas. Como o passeio tem duração pré-determinada (4 horas), passe pelas duas, faça uma pausa para a foto e siga direto ao que interessa. Assim, você terá três horas para dividir entre Muro Alto, onde estão localizados os big resorts da região, e Pontal. Protegida por uma barreira de rochas, Muro Alto vira uma espécie de piscina com águas morníssimas do mar. Feche o passeio em Pontal, onde ver o por do sol é bonito. Existe também um passeio opcional de jangada feito pelo Projeto Hippocampus, que leva o turista para ver os cavalos marinhos nos mangues e demora quarenta minutos.
Foto: Ticiana Giehl/Terra

Nenhum comentário: