2.13.2012

REMÉDIOS PARA EMAGRECER


Remédios para emagrecer
Um assunto que precisa ser debatido!

Com o aumento do número de casos de obesidade no país, os remédios emagrecedores se tornam alvos de discussão e muita polêmica. Para alguns, eles são grandes aliados no início do tratamento para perda de peso, principalmente para ajudar o organismo a se adaptar às novas porções ingeridas. Para outros, o efeito pode ser devastador.
Para a nutricionista Lílian Assis, tudo é uma questão de bom senso. Ela conta que em seis anos de experiência, a maioria dos pacientes obesos ou que sofriam com o efeito sanfona haviam começado a usar remédios na adolescência: “nenhuma perda de peso rápida é eficaz. Seu corpo enxerga isso como uma doença e, não só tenta recuperar o peso perdido, como também ganhar dois ou três quilos extras para deixar de reserva caso este problema ocorra novamente. Nessas horas as pessoas voltam a recorrer ao remédio, criando uma bola de neve”.
Existem diversos tipos de remédios, como os inibidores de apetite, os moderadores e as anfetaminas, que agem diretamente no sistema nervoso central, ou seja, no cérebro, que ainda é um órgão misterioso do ponto de vista científico. Um dos remédios mais populares foi proibido recentemente, não apenas por causar problemas no coração, como foi divulgado, mas principalmente por levar a depressões profundas.
Tudo fica ainda mais grave quando percebemos que diversos médicos continuam receitando esses medicamentos aos pacientes, muitas vezes sem ao menos informar o que será ingerido. Quantos de nós já fomos a consultas médicas, prometemos o retorno em um mês e não voltamos? Muita gente, inclusive, repete a receita e emagrece mais do que o planejado pelo médico, outro erro muito perigoso: o planejamento é tão fundamental quanto a dieta e os exercícios físicos em si.
Os remédios para emagrecer devem ser uma alternativa restrita aos casos de obesidade que acarretam complicações na saúde do indivíduo. Além disso, procurar informações sobre a medicação que está sendo consumida é muito importante. Cada organismo reage de uma maneira e tem suas particularidades, portanto, não é porque a experiência deu certo com um amigo que vai funcionar perfeitamente para você. Lembre-se sempre que o mais importante deve ser a sua saúde.

Nenhum comentário: