Todos são da região Sul e foram atingidos pela chuva que cai desde quinta.
Cidade de Criciúma, que registrou mais estragos, não declarou emergência.
5 comentários
Morador do município de Morro da Fumaça tenta salvar objetos pessoais (Foto: Samuel Woyciekowski/VC no G1)
Seis municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência no
final da tarde desta sexta-feira (14) devido aos estragos causados pela
forte chuva ocorrida após a onda de calor que atingiu o estado.
Até as 19h, haviam assinado o documento as Prefeituras de Araranguá,
Braço do Norte, Içara, Morro da Fumaça, Passo de Torres e Sombrio, todas
no Sul catarinense.A frente fria que interrompeu 18 dias de calor intenso no estado chegou acompanhada de chuva forte na tarde de quinta (13) e atingiu, segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, 10 municípios. O órgão informou que 1.320 pessoas ficaram desalojadas nas cidades de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça. Nesses mesmos municípios e também em Araranguá, foram registrados 270 desabrigados.
Um carro caiu em uma cratera em Araranguá
(Foto: Divulgação/Subcom de Araranguá)
Criciúma(Foto: Divulgação/Subcom de Araranguá)
A cidade de Criciúma, também no Sul, está entre as que mais registraram estragos, conforme a Defesa Civil estadual, mas a prefeitura não declarou situação de emergência porque conseguiu na manhã desta sexta (14) ajuda do Exército na remoção de famílias que vivem em áreas alagadas.
Segundo o último boletim do órgão, divulgado às 17h, 100 pessoas estavam desabrigadas e 800, desalojadas em Criciúma. Casas foram alagadas e outras residências ficaram ilhadas. Uma escola e uma casa de passagem foram colocadas à disposição dos desabrigados.
Região Norte
Em Matos Costa, 20 famílias ficaram desalojadas. A Defesa Civil informou que, na quinta (13), choveu 83 milímetros em quase quatro horas na cidade. Algumas residências foram destelhadas e, uma delas, acabou desabando devido ao forte temporal. Não há registro de feridos.
Sul do estado
A enxurrada provocou ainda queda na energia elétrica e na rede de telefonia em Passo de Torres, além de várias ruas alagadas. Em Araranguá, houve chuva forte com alagamento e 80 desabrigados. Duas avenidas centrais foram interditadas por rompimento na tubulação.
O município de Morro da Fumaça teve várias residências e a malha viária afetadas. Havia 320 pessoas desalojadas e 50 desabrigadas, segundo o boletim da Defesa Civil. O Rio Urussanga, que corta a cidade, transbordou.
Em Pedras Grandes, houve enxurrada com alagamento. Conforme as informações, pontilhões foram arrastados, isolando comunidades. Já em Içara, 200 pessoas ficaram desalojadas e 40, desabrigadas. Também houve chuva forte com alagamento nas cidades de Balneário Gaivota, Braço do Norte e Sombrio.
-
14/02/2014
-
14/02/2014
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário