5.23.2013

Dez boas maneiras de dizer não no ambiente de trabalho


A primeira coisa que devemos saber sobre esse assunto é que o Não é tão necessário quanto o Sim, portanto pode ser tão bem vindo como tal, se for visto por um mesmo ângulo.
Um Não é sempre um limite em uma situação recorrente do espaço e tempo, que põem fim a um percurso lógico do pensamento e das expectativas. Depois de todo Não sempre há de haver outra saída, que certamente deverá exigir maior capacidade criativa e em via de regras ao longo de toda história, sempre resultaram em algo mais apropriado ou inovador.
1.       Fazer com que o outro entenda que o seu Não pode consistir em um ajudar a resolver o problema de outra forma, com uma boa sugestão ou uma informação que o direcione a outros meios de resolver seu problema, além de ser bem educado, pode ser sincero.

2.       Uma forma nada capciosa de se dizer Não é sendo, seco, enfático e desnecessariamente sincero. Como aquelas pessoas que dizem: Eu não sou grossa eu sou sincera, tá? Isso sempre resulta em volta, e se tem uma coisa que o mundo sabe fazer é dar voltas, quando você menos espera o pirralho da rua é teu chefe ou chefe do teu chefe, e o melhor deste exemplo é que as coisas só se complicam com a idade e a experiência.


3.       Ter um espasmo de silêncio e susto, às vezes faz a pessoa cair em si do absurdo que te pediu.

4.       Tem o Não da verdade que tem de ser dita, ou seja, aquele não que só compromete você, do tipo: Não Fiz! Se não tiver, e não vai ter mesmo uma boa desculpa, melhor contar a verdade e assumir as consequências, mas se for mesmo esperto nem pense em deixar que uma situação chegue a este ponto. Quer se dar bem? Vai lá e abre o jogo, antes que a bomba estoure. E por favor, apresente pelo menos três soluções criativas que façam que o seu Não, neste caso não prejudique mais ninguém além de você, isso é na verdade uma questão de responsabilidade. Quando sair da sala numa situação destas vai descobrir que existe vida após um erro assumido e resolvido.

5.       O Não que dá lucro é bom, daquele que abre portas e oportunidades para você negociar um sim. Seria aquele Não que na verdade não te custa muito, mas que por você mesmo não faria. Então você negocia, mas se eu fizer ...

6.       O mais importante de tudo se você realmente não quer ser o tipo autoritário que jamais leria um texto destes, faça com que a pessoa que tem de ouvir de você o Não possa compreendê-lo da mesma forma que você compreende, e para isso sua paciência em contextualizar e explicar pode ser colocada à prova neste momento. Mas os resultados nestes casos sempre são bons.

7.       Dizer não sorrindo é uma coisa que sempre confunde o adversário. Mas cuidado com o excesso de ironia, isso pode render até agressão física, daí a culpa não é minha ok?

8.       Mas se for sincero e amistoso o sorriso pode mesmo ser um grande aliado, mostrar-se tranquilo sobre a obrigação de dizer um não é uma forma de tranquilizar o ouvinte, algo assim, se você nem se abalou de dizer o não, é por que realmente não poderia ser diferente. Isso pode até evitar algumas horas de conversa, lembre-se sempre o corpo também fala, não só a língua.

9.       Tem o não engraçado que é aquele que realmente seria sempre inevitável rir, é o mesmo caso do susto e o silêncio mais de uma forma mais dramática.

10.   Outra coisa que ajuda muito neste sentido é nunca perder o bom humor, mesmo que as vezes possa parecer grosseiro para terceiros depende muito do grau de intimidade que se tem com o interlocutor. Aquela velha história de perder o amigo, mas não a piada. De verdade isso depende muito do astral da equipe.
Dimolina
 

Nenhum comentário: