2.01.2016

França recebe presidente de Cuba com todas as honras


Jacky Naegelen / Reuters
Presidente de Cuba, Raúl Castro, atende cerimônia no Arco do Triunfo em Paris, França, dia 01/02/2016
Raúl Castro em Paris: essa é a primeira viagem de um líder cubano à França desde a feita por Fidel Castro em 1995
Da EFE
Paris - O presidente de Cuba, Raúl Castro, foi recebido nesta segunda-feira com todas as honras na França no início de uma visita de Estado de dois dias que marca uma nova etapa no aprofundamento das relações políticas e econômicas.
A ministra de Ecologia francesa, Ségolène Royal, exerceu a função de primeira anfitriã na cerimônia realizada no Arco do Triunfo.
O dirigente cubano chegou a Paris no sábado, mas sua agenda oficial começou hoje, dia em que está prevista uma reunião à tarde no Palácio do Eliseu e um jantar de Estado com o presidente francês, François Hollande.
Publicidade
</div> <div id='passback-wb148c30e02'></div>
Essa é a primeira viagem de um líder cubano à França desde a feita por Fidel Castro em 1995, durante a presidência de François Mitterrand, e responde a realizada por Hollande à ilha em maio de 2015.
Hollande foi o primeiro presidente ocidental a ir a Cuba após o acordo que esta assinou com os Estados Unidos para a normalização das relações e privilegia sua relação com o país consciente de sua influência no resto da América Latina.
As autoridades francesas qualificaram de histórica esta visita, que tem um marcado conteúdo econômico após o recente acordo multilateral entre o país caribenho e o Clube de Paris, que renegociou uma dívida de US$ 11 bilhões.
Esse pacto assinado em dezembro abriu a porta ao retorno de investimentos estrangeiros à ilha, e a França prevê reutilizar parte da dívida cubana pendente em programas de desenvolvimento conjuntos.
Em Cuba já operam empresas como Accor, Bouygues, Alstom, Air France e Alcatel-Lucent, mas o volume dos intercâmbios comerciais ainda não está à altura das expectativas francesas, segundo reconheceu seu ministro do Comércio Exterior, Matthias Fekl.
Um encontro amanhã da delegação cubana com empresários franceses na Medef servirá para explorar as oportunidades de negócio no país caribenho.
Amanhã, o dirigente cubano terá reuniões com o primeiro-ministro, Manuel Valls, os presidentes das duas câmaras parlamentares e a prefeita parisiense, Anne Hidalgo, e visitará o Museu do Homem.

Nenhum comentário: