2.02.2016

A nova proposta iguala a idade para aposentadoria, seguindo a tendência europeia


Para tentar conter a alta nos gastos públicos está sendo discutida uma nova proposta de reforma da Previdência Social. A equipe econômica do governo quer unificar as regras de aposentadoria para homens e mulheres e fixar uma idade mínima para o requerimento do benefício
As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a legislação atual, mulheres se aposentam aos 60 e homens aos 65 anos, sendo que a pessoa tenha contribuído, no mínimo, durante 15 anos. Caso seja por tempo de contribuição, as mulheres se aposentam com 30 e os homens com 35 anos de contribuição.

O governo vai propor a mudança na reforma da Previdência após o término do Fórum, e propor que ela entre em vigor em 10 anos, para tentar vencer a resistência das centrais sindicais, e garantir que aqueles que estão próximos de se aposentar não sejam prejudicados.
Em 2016, o rombo da Previdência caminha para R$ 130 bilhões. Na Europa, o fim da diferença na idade não é novidade, já que muitos países tiveram que mudá-la para encarar a crise.

A lei que determina novas regras de aposentadoria foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff  e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (5), quando entra em vigor. A lei estipula que a aposentadoria deve variar progressivamente de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros, segundo informações do G1.


Até 2018, será válida a regra de 85/95, em que o tempo de contribuição e a idade para uma aposentadoria integral devem somar 85 anos para as mulheres e 95 para os homens. Após 2018, um ponto será acrescido a cada dois anos. A última correção deverá ser feita em 2026 quando o cálculo bater 90/100.
, confira como fica o novo cálculo
O único veto da presidenta Dilma foi o artigo que autorizava a “desaposentadoria”, ou seja, a possibilidade do aposentado que continuou trabalhando refazer o cálculo levando em conta os novos anos de contribuição. Se a emenda fossa aprovada, ela causaria um rombo de R$ 70 bilhões à Previdência Social em 20 anos.

Carteira de trabalho, emprego (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Nenhum comentário: