2.04.2016

OMS pede mais investigação em caso de transmissão sexual do Zika

Autoridades do Texas confirmaram que pessoa foi infectada após fazer sexo com alguém que voltou da Venezuela

Reuters
Estados Unidos - A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação nesta quarta-feira com um relato de que o Zika vírus teria sido transmitido sexualmente nos Estados Unidos, e pediu que o caso seja mais investigado. Uma pessoa teria sido infectada após fazer sexo com alguém que viajou recentemente para a Venezuela.
O primeiro caso conhecido de transmissão do Zika nos Estados Unidos foi relatado em Dallas, no Texas, na terça-feira, por autoridades locais de saúde, que disseram que a transmissão provavelmente aconteceu por via sexual, e não por picada do mosquito Aedes aegypti.
Margaret Chan, diretora-geral da OMS, alertou para surto mundial nesta semana
Foto: Reprodução Youtube
"Isso precisa ser mais investigado para se compreender as condições e o quão frequente ou provável é a transmissão sexual... Esse é apenas o segundo caso discutido de transmissão sexual", disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl. Por enquanto, a chave para se combater o vírus é eliminar os mosquitos e vestir as roupas apropriadas.
Anteriormente, especialistas internacionais de saúde haviam notado um caso de possível transmissão sexual. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde afirmou que mais evidências eram necessárias para confirmar o caso.

Nenhum comentário: