Doenças metabólicas
É a primeira pesquisa de longo prazo que comprova os benefícios da operação mesmo em pacientes com Índice de Massa Corpórea entre 30 e 35
Jones Rossi
Diabetes tipo 2: cirurgia bariátrica eliminou a necessidade de medicamentos em pacientes de estudo brasileiro (Thinkstock)
Saiba mais
DIABETES TIPO 2Enquanto a diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, na do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. É causada por uma mistura de fatores genéticos e pelo estilo de vida: 80% a 90% das pessoas que têm o tipo 2 da diabetes são obesas.
Veja também: Infográfico explica os procedimentos de redução do estômago mais usados
Os pacientes (40 homens e 26 mulheres), já tinham diabetes de 7 a 12 anos, sem resposta ao tratamento clínico. Foram acompanhados de 2004 a maio de 2011 e 40% usavam insulina antes da cirurgia. "Apenas três meses após a cirurgia já estavam sem insulina, tomando alguns poucos remédios, que foram abandonados totalmente após 1 ano", diz o cirurgião Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e coordenador do estudo, em entrevista exclusiva. A doença não reapareceu em nenhum paciente.
A perda de peso não foi fundamental para o controle do diabetes. "Os resultados começaram a aparecer antes da perda de peso", afirma Cohen. O estudo não foi capaz de descobrir a razão do controle da diabetes. "Temos diversas hipóteses. Segundo a principal, a cirurgia de alguma forma diminui a resistência dos tecidos à ação da insulina."
O principal objetivo do estudo, no entanto, é demonstrar que a cirurgia bariátrica é eficaz e segura para o controle da diabetes tipo 2. "Hoje esse tipo de cirurgia em pacientes com IMC abaixo de 35 só é feita em protocolos experimentais, como o que nós conduzimos", diz Cohen. "Queremos juntar esses e outros dados de pesquisas feitas em todo o mundo para mudar as atuais diretrizes em 1 ou 2 anos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário