350 pessoas morrem por dia no país por conta do tabagismo, diz estudo
]
Em 2011, o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de doenças relacionadas ao cigarro – a quantia equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde nesse período. O tabagismo é ainda responsável por 13% das mortes no país. São 130 mil óbitos por ano, ou seja, 350 por dia. As informações são de um estudo inédito da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).
Um dos argumentos da indústria do fumo para frear medidas de prevenção é a alta arrecadação de impostos, além da alta quantidade de empregos concentrada na atividade. O estudo apontou, porém, que a quantia gasta com o tratamento de males do cigarro é 3,5 vezes maior do que o valor arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco em 2011.
De acordo com Paula Johns, diretora executiva da ACT, os números mostram que ainda há muito a ser feito no combate ao tabagismo. Entre reivindicações, está a regulamentação da lei que proíbe fumo em locais públicos fechados e a proibição de propaganda nos locais de venda.
Segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no Brasil apresentou uma leve queda nos últimos seis anos. Em 2006, 16,2% dos brasileiros eram fumantes; em 2011, tal porcentagem diminuiu para 14,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário